Artigo

Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.

This research presents a survey of the most common concepts of mathematical modeling (in teaching) found in Brazilian theses defended from 2015 to 2022. A data analysis was carried out through access to the CAPES theses database, having detected the theses defended in the period in question. Through...

ver descrição completa

Autor principal: PIMENTEL, Jhonata Klark Souza
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7673
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76732025-02-01T03:02:30Z Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. PIMENTEL, Jhonata Klark Souza LEVY, Lênio Fernandes http://lattes.cnpq.br/1171794682934046 https://orcid.org/0000-0002-8513-9460 Modelagem matemática Conceitos de modelagem Reiterações conceituais Estratégia pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This research presents a survey of the most common concepts of mathematical modeling (in teaching) found in Brazilian theses defended from 2015 to 2022. A data analysis was carried out through access to the CAPES theses database, having detected the theses defended in the period in question. Through a draw, 8 (eight) works were chosen, each of them defended in a different year. These “concepts / definitions” were extracted, which were included in a table along with information about the theses. Then, conceptual reiterations were located, given the attempt to find aspects or characteristics that were common to two or more of them. After this analysis, it was possible to identify the most recurrent concepts of mathematical modeling found in the works, which followed the concepts of authors such as Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut and Hein (2005), Barbosa (2001) and Almeida, Silva and Vertuan (2012). It is noteworthy that the use of mathematical modeling as a pedagogical strategy enriches the teaching-learning process and prepares students to face complex life problems. Esta pesquisa apresenta um levantamento dos conceitos mais comuns de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. Foi realizada uma análise de dados mediante acesso ao banco de teses da CAPES, tendo-se detectado as teses defendidas nos períodos em questão. Através de sorteio, escolheram-se 8 (oito) trabalhos, cada um deles defendido num ano distinto. Extraíram-se tais “conceitos / definições”, os quais passaram a constar em uma tabela junto com informações acerca das teses. Em seguida, localizaram-se reiterações conceituais, dado o intento de encontrarem-se aspectos ou características que fossem comuns a duas ou mais delas. Após a referida análise, foi possível identificar os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática encontrada nos trabalhos, que seguiram concepções de autores como Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut e Hein (2005), Barbosa (2001) e Almeida, Silva e Vertuan (2012). Destaca-se que a utilização da modelagem matemática como estratégia pedagógica enriquece o processo de ensino-aprendizagem e prepara os alunos para o enfrentamento de problemas complexos da vida. 2025-01-31T12:25:37Z 2025-01-31T12:25:37Z 2023-12-20 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo PIMENTEL, Jhonata Klark Souza. Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. Orientador: Lênio Fernandes Levy. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Modelagem matemática
Conceitos de modelagem
Reiterações conceituais
Estratégia pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Modelagem matemática
Conceitos de modelagem
Reiterações conceituais
Estratégia pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
PIMENTEL, Jhonata Klark Souza
Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
topic_facet Modelagem matemática
Conceitos de modelagem
Reiterações conceituais
Estratégia pedagógica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research presents a survey of the most common concepts of mathematical modeling (in teaching) found in Brazilian theses defended from 2015 to 2022. A data analysis was carried out through access to the CAPES theses database, having detected the theses defended in the period in question. Through a draw, 8 (eight) works were chosen, each of them defended in a different year. These “concepts / definitions” were extracted, which were included in a table along with information about the theses. Then, conceptual reiterations were located, given the attempt to find aspects or characteristics that were common to two or more of them. After this analysis, it was possible to identify the most recurrent concepts of mathematical modeling found in the works, which followed the concepts of authors such as Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut and Hein (2005), Barbosa (2001) and Almeida, Silva and Vertuan (2012). It is noteworthy that the use of mathematical modeling as a pedagogical strategy enriches the teaching-learning process and prepares students to face complex life problems.
author_additional LEVY, Lênio Fernandes
author_additionalStr LEVY, Lênio Fernandes
format Artigo
author PIMENTEL, Jhonata Klark Souza
title Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
title_short Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
title_full Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
title_fullStr Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
title_full_unstemmed Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
title_sort os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673
_version_ 1829093211368325120
score 11.753735