/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022.
This research presents a survey of the most common concepts of mathematical modeling (in teaching) found in Brazilian theses defended from 2015 to 2022. A data analysis was carried out through access to the CAPES theses database, having detected the theses defended in the period in question. Through...
Autor principal: | PIMENTEL, Jhonata Klark Souza |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7673 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76732025-02-01T03:02:30Z Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. PIMENTEL, Jhonata Klark Souza LEVY, Lênio Fernandes http://lattes.cnpq.br/1171794682934046 https://orcid.org/0000-0002-8513-9460 Modelagem matemática Conceitos de modelagem Reiterações conceituais Estratégia pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This research presents a survey of the most common concepts of mathematical modeling (in teaching) found in Brazilian theses defended from 2015 to 2022. A data analysis was carried out through access to the CAPES theses database, having detected the theses defended in the period in question. Through a draw, 8 (eight) works were chosen, each of them defended in a different year. These “concepts / definitions” were extracted, which were included in a table along with information about the theses. Then, conceptual reiterations were located, given the attempt to find aspects or characteristics that were common to two or more of them. After this analysis, it was possible to identify the most recurrent concepts of mathematical modeling found in the works, which followed the concepts of authors such as Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut and Hein (2005), Barbosa (2001) and Almeida, Silva and Vertuan (2012). It is noteworthy that the use of mathematical modeling as a pedagogical strategy enriches the teaching-learning process and prepares students to face complex life problems. Esta pesquisa apresenta um levantamento dos conceitos mais comuns de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. Foi realizada uma análise de dados mediante acesso ao banco de teses da CAPES, tendo-se detectado as teses defendidas nos períodos em questão. Através de sorteio, escolheram-se 8 (oito) trabalhos, cada um deles defendido num ano distinto. Extraíram-se tais “conceitos / definições”, os quais passaram a constar em uma tabela junto com informações acerca das teses. Em seguida, localizaram-se reiterações conceituais, dado o intento de encontrarem-se aspectos ou características que fossem comuns a duas ou mais delas. Após a referida análise, foi possível identificar os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática encontrada nos trabalhos, que seguiram concepções de autores como Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut e Hein (2005), Barbosa (2001) e Almeida, Silva e Vertuan (2012). Destaca-se que a utilização da modelagem matemática como estratégia pedagógica enriquece o processo de ensino-aprendizagem e prepara os alunos para o enfrentamento de problemas complexos da vida. 2025-01-31T12:25:37Z 2025-01-31T12:25:37Z 2023-12-20 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo PIMENTEL, Jhonata Klark Souza. Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. Orientador: Lênio Fernandes Levy. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Modelagem matemática Conceitos de modelagem Reiterações conceituais Estratégia pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Modelagem matemática Conceitos de modelagem Reiterações conceituais Estratégia pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA PIMENTEL, Jhonata Klark Souza Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. |
topic_facet |
Modelagem matemática Conceitos de modelagem Reiterações conceituais Estratégia pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This research presents a survey of the most common concepts of mathematical modeling (in teaching) found in Brazilian theses defended from 2015 to 2022. A data analysis was carried out through access to the CAPES theses database, having detected the theses defended in the period in question. Through a draw, 8 (eight) works were chosen, each of them defended in a different year. These “concepts / definitions” were extracted, which were included in a table along with information about the theses. Then, conceptual reiterations were located, given the attempt to find aspects or characteristics that were common to two or more of them. After this analysis, it was possible to identify the most recurrent concepts of mathematical modeling found in the works, which followed the concepts of authors such as Burak (1992), Bassanezi (2006), Biembengut and Hein (2005), Barbosa (2001) and Almeida, Silva and Vertuan (2012). It is noteworthy that the use of mathematical modeling as a pedagogical strategy enriches the teaching-learning process and prepares students to face complex life problems. |
author_additional |
LEVY, Lênio Fernandes |
author_additionalStr |
LEVY, Lênio Fernandes |
format |
Artigo |
author |
PIMENTEL, Jhonata Klark Souza |
title |
Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. |
title_short |
Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. |
title_full |
Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. |
title_fullStr |
Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. |
title_full_unstemmed |
Os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. |
title_sort |
os conceitos mais recorrentes de modelagem matemática (no ensino) encontrados em teses brasileiras defendidas de 2015 a 2022. |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7673 |
_version_ |
1829093211368325120 |
score |
11.753735 |