Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Modelagem matemática no estudo de funções trigonométricas no ensino médio

A partir da proposta de dinamizar as aulas de Matemática sobre funções trigonométricas no ensino médio objetivou-se analisar como o uso do Geogebra no processo de Modelagem Matemática pode otimizar estas aulas. Para tanto, aplicou-se um questionário de sondagem, uma sequência de três atividades de M...

ver descrição completa

Autor principal: MAIA, Amanda de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/789
Resumo:
A partir da proposta de dinamizar as aulas de Matemática sobre funções trigonométricas no ensino médio objetivou-se analisar como o uso do Geogebra no processo de Modelagem Matemática pode otimizar estas aulas. Para tanto, aplicou-se um questionário de sondagem, uma sequência de três atividades de Modelagem Matemática envolvendo fenômenos periódicos e um questionário final para verificar os resultados gerados pela pesquisa. É possível afirmar com base nos resultados obtidos nesta pesquisa, que a Modelagem Matemática e o GeoGebra são capazes de proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e favorável ao ensino das funções trigonométricas, na medida em que são capazes de envolver os alunos na construção do próprio conhecimento com mais significado.