Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa

This work of course‘s conclusion aims to research the creative possibilities resulting from trials involving videodance as a methodological resource for teaching dance in the contemporary society. The historical changes of thought and practice in dance that culminated in a movement known as postmode...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/805
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-805
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-8052019-09-21T03:00:50Z A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes http://lattes.cnpq.br/6144243746546776 Dança - Criação artística Dança - Estudo e ensino Dança na educação Videoarte Videodança CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This work of course‘s conclusion aims to research the creative possibilities resulting from trials involving videodance as a methodological resource for teaching dance in the contemporary society. The historical changes of thought and practice in dance that culminated in a movement known as postmodernism, shows multiply techniques and aesthetics that allowed hybridizations such as between the video and the dance. It can be implemented in the teaching-learning process as a way to teach dancing in the social context, reflecting on the influence of technology in the artistic practice. Este trabalho de conclusão de curso visa pesquisar as possibilidades criativas resultantes de experimentações envolvendo a videodança como um recurso metodológico para o ensino em dança na contemporaneidade. O processo histórico de modificações do pensamento e da prática em dança que culminaram no movimento conhecido como pós-modernismo, apresenta uma multiplicidade de técnicas e estéticas que possibilitaram hibridismos de linguagens tais como a do vídeo com a dança e que podem ser implementadas nas relações de ensino-aprendizagem como uma maneira de ensinar a dança inserida no seu contexto social, refletindo sobre a interferência das tecnologias na prática artística. 2018-10-09T14:19:57Z 2018-10-09T14:19:57Z 2011-01-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento. A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa. Orientadora: Ana Flávia Mendes. 2011. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/805. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/805 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança - Criação artística
Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Videoarte
Videodança
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança - Criação artística
Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Videoarte
Videodança
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa
topic_facet Dança - Criação artística
Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Videoarte
Videodança
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This work of course‘s conclusion aims to research the creative possibilities resulting from trials involving videodance as a methodological resource for teaching dance in the contemporary society. The historical changes of thought and practice in dance that culminated in a movement known as postmodernism, shows multiply techniques and aesthetics that allowed hybridizations such as between the video and the dance. It can be implemented in the teaching-learning process as a way to teach dancing in the social context, reflecting on the influence of technology in the artistic practice.
author_additional SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
author_additionalStr SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
title A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa
title_short A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa
title_full A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa
title_fullStr A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa
title_full_unstemmed A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa
title_sort videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/805
_version_ 1787154585403523072
score 11.653393