/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da...
Autor principal: | Santos, Vanderlan Soares dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9973158961158749, https://orcid.org/0000-0002-2821-7645 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9959 |
Resumo: |
---|
O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativa de cunho exploratorio, a coleta de dados foi feita por meio de observação direta com aplicação de roda de conversas durante o processo criativo e apresentação de um produto final na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida. Adotamos algumas referências como Neves (2018), Theotono (2018) e Araujo (2019) para discutir sobre a dança e o cinema, na perspectiva da vídeodança no ensino básico, buscando analisar as propostas pedagógicas que mais contribuíram no ensino da vídeodança em sala de aula. Aparentemente trabalhar a vídeodança na disciplina de arte parece ser um algo simples, mas a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas e emocionais, despertando a capacidade criadora e preparando os alunos para o cotidiano. |