Capítulo de Livro

A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA

The Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
Outros Autores: SANTOS, Charleane Maria dos, MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira, FREITAS, Léia Gonçalves de, SOUSA, Cleide Santos de
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086
id oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-1086
recordtype dspace
spelling oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-10862022-12-14T15:28:59Z A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da SANTOS, Charleane Maria dos MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira FREITAS, Léia Gonçalves de SOUSA, Cleide Santos de Prática docente Professores - Formação Projeto Residência Pedagógica Teaching practice Teachers, Training of Teachers - In-service training The Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this sense, the objective of this study is to report the experiences in the scope of (PRP), as well as the contributions in the formative process of the students of the Graduation Course of Pedagogy, of the Federal University of Pará, Campus of Altamira. The methodology adopted was (auto) biographical research, with a qualitative approach in the theoretical perspective Passeggi (2008). To collect the data, we used observation and records in field diaries, generating, therefore, an experience report, which problematized the research question: what are the contributions of the PRP to the training of the resident?The analyzes of this problematic pointed out the advances: 1) ability to articulate theory and practice; 2) substantiation of the arguments; 3) resourcefulness in residency actions; 4) production of knowledge about rural education. O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Governo Federal e busca induzir o aperfeiçoamento da prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado nas escolas de Educação Básica (BRASIL, 2008). Neste sentido, o objetivo deste estudo é relatar as vivências no âmbito do (PRP), bem como as contribuições no processo formativo dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. A metodologia adotada foi à pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa na perspectiva teórica Passeggi (2008). Para o levantamento dos dados, utilizamos observação e registros em diários de campo, gerando, portanto, um relato de experiência, que problematizou a questão de pesquisa: quais as contribuições do PRP para a formação do residente? As análises dessa problemática apontaram os avanços: 1) capacidade de articular teoria e prática; 2) fundamentação dos argumentos; 3) desenvoltura nas ações de residência; 4) produção do conhecimento sobre a educação do campo. MILÉO, I. S. O.; FREITAS, L. G. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira (CALTA) SOUSA, C. S. Universidade do Estado do Pará, Campus Universitário de Altamira 2022-09-13T14:54:51Z 2022-09-13T14:54:51Z 2020 Capítulo de Livro SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da et al. A contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA. In: SILVA, Américo Junior Nunes da (org.). A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 17, p. 170-179. ISBN 978-65-5706-533-4. Disponível em: . Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086 por A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3 Acesso Aberto An error occurred getting the license - uri. https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3631
institution Portal do Livro Aberto da UFPA
collection LivroAbertoUFPA
language por
topic Prática docente
Professores - Formação
Projeto Residência Pedagógica
Teaching practice
Teachers, Training of
Teachers - In-service training
spellingShingle Prática docente
Professores - Formação
Projeto Residência Pedagógica
Teaching practice
Teachers, Training of
Teachers - In-service training
SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
topic_facet Prática docente
Professores - Formação
Projeto Residência Pedagógica
Teaching practice
Teachers, Training of
Teachers - In-service training
description The Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this sense, the objective of this study is to report the experiences in the scope of (PRP), as well as the contributions in the formative process of the students of the Graduation Course of Pedagogy, of the Federal University of Pará, Campus of Altamira. The methodology adopted was (auto) biographical research, with a qualitative approach in the theoretical perspective Passeggi (2008). To collect the data, we used observation and records in field diaries, generating, therefore, an experience report, which problematized the research question: what are the contributions of the PRP to the training of the resident?The analyzes of this problematic pointed out the advances: 1) ability to articulate theory and practice; 2) substantiation of the arguments; 3) resourcefulness in residency actions; 4) production of knowledge about rural education.
format Capítulo de Livro
author SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
author2 SANTOS, Charleane Maria dos
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
SOUSA, Cleide Santos de
author2Str SANTOS, Charleane Maria dos
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
SOUSA, Cleide Santos de
title A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_short A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_full A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_fullStr A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_full_unstemmed A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_sort contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de altamira - pa
publishDate 2022
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086
_version_ 1787153385131081728
score 11.753735