/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Folheto
Ousadas: uma experiência com a ABPj
As OuSADAs – uma experiência com a ABPj é um Diário de Bordo no formato de História em Quadrinhos Digital (HQD), que narra de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do...
Autor principal: | VASCONCELOS, Andreza Jackson de |
---|---|
Outros Autores: | ROCHA, Helena do Socorro Campos da, ALBUQUERQUE, Luciana Pereira, RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho |
Grau: | Folheto |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Editora Universitária da Assessoria de Educação a Distância - EditAedi
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/841 |
Resumo: |
---|
As OuSADAs – uma experiência com a ABPj é um Diário de Bordo no formato de História em Quadrinhos Digital (HQD), que narra de maneira criativa os principais acontecimentos no decorrer do desenvolvimento do subprojeto “OuSADAs em: a busca por inovação no Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA”. A HQD é um produto da experiência com a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) vivenciada por quatro discentes durante a disciplina “Métodos e Técnicas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem” do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A HQD é dividida em três episódios, cada um contempla uma etapa do subprojeto. O 1° episódio nomeado de “A Descoberta” narra o percurso inicial das mestrandas em busca de projetos inovadores na UFPA, e como foram levadas até o Projeto PET Medicina e Enfermagem do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-UFPA). O 2° episódio intitulado “A Reviralvolta” apresenta a continuidade da aventura vivenciada pelas OuSADAs, bem como as dificuldades que estas encontraram ao se verem impossibilitadas de continuar a sua pesquisa junto ao PET Medicina e Enfermagem, devido alguns contratempos. Diante deste desafio, elas precisaram recomeçar a caminhada do zero, o que ocasionou uma verdadeira reviravolta em todo o percurso até ali traçado. Tal esforço teve recompensa quando as mestrandas localizaram o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA). O 3° episódio “O encontro com a inovação?” narra a conclusão da aventura vivenciada pelas OuSADAs e tudo que elas experimentaram no ITEC ao analisarem o Projeto Metodologias de Aprendizagem Ativa do PCNA para o Curso de Engenharia Civil da UFPA e os significativos benefícios deste para os discentes, monitores e docentes envolvidos. |