Dissertação

ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes

Esta dissertação buscou estabelecer conceitos e considerações sobre a importância do lúdico a partir dos jogos na aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Arte. A valorização completa do alunado, através da arte, contribui positivamente à formação do ser...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Marcela Brito de Castro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1904401204006241
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
EJA
EJA
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10078
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10078
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-100782024-07-05T05:03:49Z ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes ArtBox: a learning proposal for Education of Young People and Adults in arts classes ArtBox: una propuesta de aprendizaje para la Educación de Jóvenes y Adultos en clases de artes Alves, Marcela Brito de Castro Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros http://lattes.cnpq.br/1904401204006241 http://lattes.cnpq.br/5758033946288992 Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Farias, Rosejane da Mota http://lattes.cnpq.br/8461128979398997 Arte - Estudo e ensino Arte na educação Educação de jovens e adultos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação Ensino de arte EJA ArtBox Education Art teaching EJA ArtBox. Esta dissertação buscou estabelecer conceitos e considerações sobre a importância do lúdico a partir dos jogos na aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Arte. A valorização completa do alunado, através da arte, contribui positivamente à formação do ser humano, tornando-o um ser crítico e reflexivo, capaz de perceber a realidade que o cerca, assim como sua condição enquanto ser sociável. O objetivo principal foi a criação de um objeto lúdico, aqui denominado de ArtBox. Visamos também promover resultados socialmente relevantes ao estudante, possibilitando a manutenção da autoestima, favorecendo e estimulando a participação em sala de aula. O tipo de pesquisa é a pesquisa-ação, que utiliza a técnica para a coletas de dados, denominada de pesquisa bibliográfica. Foi produzida, pelos participantes e sob a orientação da professora de Arte, a caixa personalizada com obras de artes. A base teórica do estudo tem contribuições de Thiollent (1986), Ostrower (1987), Freire (2018), Toreti (2020), Rutz (2020) e Schnitzler (2021). O resultado, direcionou os estudantes na construção de um pensar didático que visou promover frutos socialmente relevantes e também possibilitou a manutenção da autoestima, favorecendo a participação em sala de aula. This dissertation sought to establish concepts and considerations about the importance of play based on games in the learning of Youth and Adult Education (EJA) students during Art classes. The complete appreciation of students, through art, contributes positively to the formation of human beings, making them critical and reflective beings, capable of perceiving the reality that surrounds them, as well as their condition as a sociable being. The main objective was the creation of a playful object, here called ArtBox. We also aim to promote socially relevant results for the student, enabling the maintenance of self-esteem, favoring and encouraging participation in the classroom. The type of research is action research, which uses the technique for data collection called bibliographic research. A personalized box with works of art was produced by the participants and under the guidance of the Art teacher. The theoretical basis of the study has contributions from Thiollent (1986), Ostrower (1987), Freire (2018), Toreti (2020), Rutz (2020) and Schnitzler (2021). The result guided students in the construction of didactic thinking that aimed to promote socially relevant fruits and also enabled the maintenance of self-esteem, favoring participation in the classroom. 2024-07-04T18:29:40Z 2024-02-19 Dissertação ALVES, Marcela Brito de Castro. ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes. 2024, 49 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10078 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Educação de jovens e adultos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação
Ensino de arte
EJA
ArtBox
Education
Art teaching
EJA
ArtBox.
spellingShingle Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Educação de jovens e adultos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação
Ensino de arte
EJA
ArtBox
Education
Art teaching
EJA
ArtBox.
Alves, Marcela Brito de Castro
ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes
topic_facet Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Educação de jovens e adultos
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação
Ensino de arte
EJA
ArtBox
Education
Art teaching
EJA
ArtBox.
description Esta dissertação buscou estabelecer conceitos e considerações sobre a importância do lúdico a partir dos jogos na aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Arte. A valorização completa do alunado, através da arte, contribui positivamente à formação do ser humano, tornando-o um ser crítico e reflexivo, capaz de perceber a realidade que o cerca, assim como sua condição enquanto ser sociável. O objetivo principal foi a criação de um objeto lúdico, aqui denominado de ArtBox. Visamos também promover resultados socialmente relevantes ao estudante, possibilitando a manutenção da autoestima, favorecendo e estimulando a participação em sala de aula. O tipo de pesquisa é a pesquisa-ação, que utiliza a técnica para a coletas de dados, denominada de pesquisa bibliográfica. Foi produzida, pelos participantes e sob a orientação da professora de Arte, a caixa personalizada com obras de artes. A base teórica do estudo tem contribuições de Thiollent (1986), Ostrower (1987), Freire (2018), Toreti (2020), Rutz (2020) e Schnitzler (2021). O resultado, direcionou os estudantes na construção de um pensar didático que visou promover frutos socialmente relevantes e também possibilitou a manutenção da autoestima, favorecendo a participação em sala de aula.
author_additional Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
author_additionalStr Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
format Dissertação
author Alves, Marcela Brito de Castro
author2 http://lattes.cnpq.br/1904401204006241
author2Str http://lattes.cnpq.br/1904401204006241
title ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes
title_short ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes
title_full ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes
title_fullStr ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes
title_full_unstemmed ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes
title_sort artbox: uma proposta de aprendizagem para educação de jovens e adultos nas aulas de artes
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10078
_version_ 1831970300706684928
score 11.753896