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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Tecnologias de informação e comunicação como complemento pedagógico nas aulas de francês língua estrangeira na educação de jovens e adultos
Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como, identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as perspectivas tanto dos alunos quanto d...
Autor principal: | COSTA, Alda Helena Mendes da |
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Outros Autores: | SILVA, José Francisco Rodrigues da, PESSOA, José de Arimatéia |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/962 |
Resumo: |
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Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de tecnologias modernas como complementos
pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem de Língua Francesa, assim como,
identificar as dificuldades dos professores para manusear as tecnologias e conhecer quais as
perspectivas tanto dos alunos quanto dos docentes em relação ao uso das mídias tecnológicas
nas aulas de Língua Francesa. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Maria Mãe de Deus, na 3ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Para
melhor compreender, foi realizada uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativoquantitativa, bem como pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário (ver documento
anexo) com perguntas fechadas para um professor de FLE e uma turma da EJA. A partir dos
estudos realizados, percebeu-se que o uso dos recursos tecnológicos nas aulas de línguas
estrangeiras é muito importante para despertar a autonomia dos alunos na busca da aquisição
do idioma, principalmente a partir de pesquisas e da diversidade de atividades que podem fluir
quando esses mecanismos estão à disposição do ensino-aprendizagem de línguas. Para o
embasamento teórico foi considerado o Conselho Europeu (2001); a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação- LDB- Lei nº 9394/96 e um resumo histórico sobre as metodologias ou
abordagens didáticas que se destacaram no ensino-aprendizagem de línguas, bem como,
suporte em Barthélemy (2007), Germain (1993), Lancien (1998), Miranda (2007), Silva
(2014) entre outros autores que abordam as Tecnologias da Informação e Comunicação como
recursos à aquisição de capacidades e habilidades no processo de ensino-aprendizagem. |