Dissertação

O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim

Este trabalho buscou mapear as contribuições do uso de planilhas eletrônicas para o ensino e a aprendizagem de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental, em particular para a abordagem das noções básicas de cálculo algébrico. Realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória junto a dois profess...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, César Augusto Pereira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4432160934240873, http://orcid.org/0000-0002-5676-2843
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
.
.
TIC
ICT
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10133
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10133
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101332024-07-17T05:03:47Z O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim The being and the electronic spreadsheet: unveiling meanings for the concept of algebraic variable and its application in the first-degree polynomial function El ser y la hoja de cálculo electrónica: develando significados para el concepto de variable algebraica y su aplicación en la función polinómica de primer grado Costa, César Augusto Pereira Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/4432160934240873 http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Dolzane, Maria Ione Feitosa http://lattes.cnpq.br/5587361522839707 Molin, Beatriz Helena Dal http://lattes.cnpq.br/3457465179465183 Gomes, Salatiel da Rocha http://lattes.cnpq.br/4733917438143300 http://orcid.org/0000-0002-5676-2843 . . . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Construtivismo Ensino de Matemática TIC Planilhas Eletrônicas Constructivism Mathematics teaching ICT Electronic spreadsheets Este trabalho buscou mapear as contribuições do uso de planilhas eletrônicas para o ensino e a aprendizagem de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental, em particular para a abordagem das noções básicas de cálculo algébrico. Realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória junto a dois professores de matemática do Ensino Fundamental (EF) da EETI Maria Izabel Desterro e Silva, com o intuito de conhecer as práticas pedagógicas daqueles profissionais, além de analisar os desafios da implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por parte dos docentes. Em seguida, após devidamente selecionados, promoveu-se uma sequência didática com quatro discentes, todos do 9º ano, para que fosse vivenciada a utilização do programa LibreOffice Calc - editor de planilhas da suíte de aplicativos gratuita LibreOffice -, e para que fossem abordados os conceitos de variável algébrica e de função afim, optando-se pela resolução de problemas, uma das tendências em educação matemática. Por fim, concluíram-se as interações com a aplicação de uma entrevista a cada estudante participante da pesquisa, cujo principal intuito foi analisar a relação entre a aplicação da sequência didática e a abordagem diferenciada com o uso da planilha eletrônica, averiguando a habilidade do estudante de agregar e juntar partes com a finalidade de criar um conjunto de relações abstratas e esquema para classificar noções básicas de cálculo algébrico. Para a análise dos dados obtidos em campo, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin. O período de coleta dos dados foi entre maio e julho de 2023. O estudo teve como norte a engenharia do laço social de Pierre Lévy, assim como sua definição dada ao termo hipertexto, baseando-se na visão construtivista da construção do conhecimento, à luz da epistemologia genética de Jean Piaget. Espera-se que o estudo em pauta contribua significativamente para os educadores, tanto no refinamento de suas perspectivas epistemológicas quanto na integração eficaz das tecnologias em suas abordagens pedagógicas, e que tenha sido para os estudantes participantes uma boa oportunidade para protagonizarem o processo de aprendizagem e de uso futuro das habilidades desenvolvidas durante o período de interações. This work sought to map the contributions of the use of electronic spreadsheets to the teaching and learning of Mathematics in the ninth year of Elementary School, in particular to the approach to the basic notions of algebraic calculation. Initially, exploratory research was carried out with two mathematics teachers from Elementary School (EF) at EETI Maria Izabel Desterro e Silva, with the aim of understanding the pedagogical practices of those professionals, in addition to analyzing the challenges of implementing Information Technologies and Communication (ICT) by teachers. Then, after being duly selected, a didactic sequence was promoted with four students, all in the 9th year, so that they could experience the use of the LibreOffice Calc program - spreadsheet editor of the free LibreOffice application suite -, and so that the issues could be addressed concepts of algebraic variables and related functions, opting for problem solving, one of the trends in mathematics education. Finally, the interactions were concluded with the application of an interview to each student participating in the research, whose main purpose was to analyze the relationship between the application of the didactic sequence and the differentiated approach with the use of the electronic spreadsheet, investigating the student's ability of aggregating and joining parts with the purpose of creating a set of abstract relationships and a scheme to classify basic notions of algebraic calculation. To analyze the data obtained in the field, Bardin Content Analysis was used. The data collection period was between May and July 2023. The study was guided by Pierre Lévy's social bond engineering, as well as his definition given to the term hypertext, based on the constructivist view of the construction of knowledge, in light of Jean Piaget's genetic epistemology. It is expected that the study in question will contribute significantly to educators, both in refining their epistemological perspectives and in the effective integration of technologies into their pedagogical approaches, and that it has been a good opportunity for the participating students to take part in the learning process and of future use of the skills developed during the period of interactions. 2024-07-16T18:22:36Z 2024-02-28 Dissertação COSTA, César Augusto Pereira. O ser e a planilha eletrônica: desveando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim. 2024. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10133 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic .
.
.
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Construtivismo
Ensino de Matemática
TIC
Planilhas Eletrônicas
Constructivism
Mathematics teaching
ICT
Electronic spreadsheets
spellingShingle .
.
.
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Construtivismo
Ensino de Matemática
TIC
Planilhas Eletrônicas
Constructivism
Mathematics teaching
ICT
Electronic spreadsheets
Costa, César Augusto Pereira
O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
topic_facet .
.
.
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Construtivismo
Ensino de Matemática
TIC
Planilhas Eletrônicas
Constructivism
Mathematics teaching
ICT
Electronic spreadsheets
description Este trabalho buscou mapear as contribuições do uso de planilhas eletrônicas para o ensino e a aprendizagem de Matemática no nono ano do Ensino Fundamental, em particular para a abordagem das noções básicas de cálculo algébrico. Realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória junto a dois professores de matemática do Ensino Fundamental (EF) da EETI Maria Izabel Desterro e Silva, com o intuito de conhecer as práticas pedagógicas daqueles profissionais, além de analisar os desafios da implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por parte dos docentes. Em seguida, após devidamente selecionados, promoveu-se uma sequência didática com quatro discentes, todos do 9º ano, para que fosse vivenciada a utilização do programa LibreOffice Calc - editor de planilhas da suíte de aplicativos gratuita LibreOffice -, e para que fossem abordados os conceitos de variável algébrica e de função afim, optando-se pela resolução de problemas, uma das tendências em educação matemática. Por fim, concluíram-se as interações com a aplicação de uma entrevista a cada estudante participante da pesquisa, cujo principal intuito foi analisar a relação entre a aplicação da sequência didática e a abordagem diferenciada com o uso da planilha eletrônica, averiguando a habilidade do estudante de agregar e juntar partes com a finalidade de criar um conjunto de relações abstratas e esquema para classificar noções básicas de cálculo algébrico. Para a análise dos dados obtidos em campo, optou-se pela Análise de Conteúdo de Bardin. O período de coleta dos dados foi entre maio e julho de 2023. O estudo teve como norte a engenharia do laço social de Pierre Lévy, assim como sua definição dada ao termo hipertexto, baseando-se na visão construtivista da construção do conhecimento, à luz da epistemologia genética de Jean Piaget. Espera-se que o estudo em pauta contribua significativamente para os educadores, tanto no refinamento de suas perspectivas epistemológicas quanto na integração eficaz das tecnologias em suas abordagens pedagógicas, e que tenha sido para os estudantes participantes uma boa oportunidade para protagonizarem o processo de aprendizagem e de uso futuro das habilidades desenvolvidas durante o período de interações.
author_additional Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
author_additionalStr Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
format Dissertação
author Costa, César Augusto Pereira
author2 http://lattes.cnpq.br/4432160934240873
http://orcid.org/0000-0002-5676-2843
author2Str http://lattes.cnpq.br/4432160934240873
http://orcid.org/0000-0002-5676-2843
title O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
title_short O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
title_full O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
title_fullStr O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
title_full_unstemmed O ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
title_sort o ser e a planilha eletrônica: desvelando signigicados para o conceito de variável algébrica e sua aplicação na função afim
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10133
_version_ 1831970308779671552
score 11.753735