Dissertação

Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx

A sala de aula é um espaço de socialização, construção de conhecimento e de politização. Em ditos tempos caóticos de reformulação do ensino médio brasileiro, é preciso pensar em práticas que correspondam às exigências legais e que promovam reflexões filosóficas consistentes entre os estudantes. A pr...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Jander Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2772683619177116
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
.
.
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10190
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10190
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101902024-07-24T05:04:06Z Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx Philosophy and praxis: a reading guide to Theses on Feuerbach, by Karl Marx Lima, Jander Silva Costa, Carlos Rubens de Souza http://lattes.cnpq.br/2772683619177116 http://lattes.cnpq.br/3584975879461666 Carvalho, Marcelo Bastos Seráfico de Assis http://lattes.cnpq.br/1769574180904173 Oliveira, José Alcimar de http://lattes.cnpq.br/7437039110629695 . . . CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Ensino de filosofia Textos filosóficos Teorias marxianas Leitura Metodologias de ensino A sala de aula é um espaço de socialização, construção de conhecimento e de politização. Em ditos tempos caóticos de reformulação do ensino médio brasileiro, é preciso pensar em práticas que correspondam às exigências legais e que promovam reflexões filosóficas consistentes entre os estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer uma proposta metodológica para o ensino de filosofia na forma de um guia de leitura das “Teses sobre Feuerbach”, de Karl Marx, que implique na compreensão adequada dos textos filosóficos no ensino médio, visto que esta é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de filosofia do ensino médio. Como objetivos específicos, visamos elucidar a importância do uso do texto filosófico no ensino de Filosofia e inventariando as dificuldades específicas inerentes dos textos filosóficos; discutir e propor soluções a fim de minimizar as dificuldades que os textos filosóficos apresentam aos alunos do Ensino médio; desenvolver um estudo teórico acerca das Teses sobre Feuerbach no desenvolvimento do pensamento de Marx e na filosofia contemporânea, visando à produção do material prático-propositivo que desenvolva no estudante a compreensão, a interpretação e a avaliação crítica. Na primeira parte, discutimos sobre a atualidade da práxis do ensino de filosofia no ensino médio, fazendo referência à implantação do novo ensino médio e o contraponto da ausência do uso do texto filosófico nos novos documentos legais. Em seguida, abordamos as dificuldades intrínsecas e extrínsecas dos textos filosóficos e a especificidade das Teses, de Marx. Na segunda parte, apresentamos os aspectos teóricos das obras marxianas que se conectam às Teses, bem como um estudo das principais categorias filosóficas exploradas por Marx em seu texto. Como parte da proposta prático-propositiva, apresentamos a construção do guia de leitura para utilização em sala de aula no ensino médio. Trata-se, portanto de uma pesquisa estritamente bibliográfica com fins de aplicações práticas. Os métodos epistemológicos de investigação científica levam em consideração uma adaptação em construção do método marxista histórico-dialético que considera a realidade construída por sujeitos históricos que, por meio de suas atividades práticas, também constroem a si mesmos. The classroom is a space for socialization, knowledge construction and politicization. In so-called chaotic times of reformulation of Brazilian secondary education, it is necessary to think about practices that correspond to legal requirements and that promote consistent philosophical reflections among students. The present research has the general objective of establishing a methodological proposal for teaching philosophy in the form of a reading guide for Karl Marx's “Theses on Feuerbach”, which implies an adequate understanding of philosophical texts in high school, as this is one of the biggest difficulties faced by high school philosophy teachers. As specific objectives, we aim to elucidate the importance of using philosophical texts in teaching Philosophy and inventorying the specific difficulties inherent in philosophical texts; discuss and propose solutions in order to minimize the difficulties that philosophical texts present to high school students; Develop a theoretical study about the Theses on Feuerbach in the development of Marx's thought and contemporary philosophy aiming at the production of practical-propositional material that develops the student's understanding, interpretation and critical evaluation. In the first part, we discuss the current practice of teaching philosophy in high school, making reference to the implementation of the new high school and the counterpoint of the lack of use of philosophical texts in new legal documents. Next, we address the intrinsic and extrinsic difficulties of philosophical texts and the specificity of Marx's Theses. In the second part, we present the theoretical aspects of the Marxian works that connect the Theses, as well as a study of the main philosophical categories explored by Marx in his text. As part of the practical-purpose proposal, we present the construction of the reading guide for use in the high school classroom. It is, therefore, a strictly bibliographical research with practical application purposes. The epistemological methods of scientific investigation take into account an adaptation in construction of the historical-dialectic Marxist method that considers the reality constructed by historical subjects who, through their practical activities, also construct themselves. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-07-23T22:13:50Z 2024-06-14 Dissertação LIMA, Jander Silva de. Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10190 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino de filosofia
Textos filosóficos
Teorias marxianas
Leitura
Metodologias de ensino
spellingShingle .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino de filosofia
Textos filosóficos
Teorias marxianas
Leitura
Metodologias de ensino
Lima, Jander Silva
Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx
topic_facet .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino de filosofia
Textos filosóficos
Teorias marxianas
Leitura
Metodologias de ensino
description A sala de aula é um espaço de socialização, construção de conhecimento e de politização. Em ditos tempos caóticos de reformulação do ensino médio brasileiro, é preciso pensar em práticas que correspondam às exigências legais e que promovam reflexões filosóficas consistentes entre os estudantes. A presente pesquisa tem como objetivo geral estabelecer uma proposta metodológica para o ensino de filosofia na forma de um guia de leitura das “Teses sobre Feuerbach”, de Karl Marx, que implique na compreensão adequada dos textos filosóficos no ensino médio, visto que esta é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores de filosofia do ensino médio. Como objetivos específicos, visamos elucidar a importância do uso do texto filosófico no ensino de Filosofia e inventariando as dificuldades específicas inerentes dos textos filosóficos; discutir e propor soluções a fim de minimizar as dificuldades que os textos filosóficos apresentam aos alunos do Ensino médio; desenvolver um estudo teórico acerca das Teses sobre Feuerbach no desenvolvimento do pensamento de Marx e na filosofia contemporânea, visando à produção do material prático-propositivo que desenvolva no estudante a compreensão, a interpretação e a avaliação crítica. Na primeira parte, discutimos sobre a atualidade da práxis do ensino de filosofia no ensino médio, fazendo referência à implantação do novo ensino médio e o contraponto da ausência do uso do texto filosófico nos novos documentos legais. Em seguida, abordamos as dificuldades intrínsecas e extrínsecas dos textos filosóficos e a especificidade das Teses, de Marx. Na segunda parte, apresentamos os aspectos teóricos das obras marxianas que se conectam às Teses, bem como um estudo das principais categorias filosóficas exploradas por Marx em seu texto. Como parte da proposta prático-propositiva, apresentamos a construção do guia de leitura para utilização em sala de aula no ensino médio. Trata-se, portanto de uma pesquisa estritamente bibliográfica com fins de aplicações práticas. Os métodos epistemológicos de investigação científica levam em consideração uma adaptação em construção do método marxista histórico-dialético que considera a realidade construída por sujeitos históricos que, por meio de suas atividades práticas, também constroem a si mesmos.
author_additional Costa, Carlos Rubens de Souza
author_additionalStr Costa, Carlos Rubens de Souza
format Dissertação
author Lima, Jander Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/2772683619177116
author2Str http://lattes.cnpq.br/2772683619177116
title Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx
title_short Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx
title_full Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx
title_fullStr Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx
title_full_unstemmed Filosofia e práxis: um guia de leitura das Teses sobre Feuerbach, de Karl Marx
title_sort filosofia e práxis: um guia de leitura das teses sobre feuerbach, de karl marx
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10190
_version_ 1831970318050131968
score 11.755432