Dissertação

O ensino de PFOL para comunidades colombianas como instrumento de promoção de mudanças sociais e comportamentais: a abordagem Social and Behaviour Change

O objetivo deste estudo foi reconhecer de que forma o contato com o Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) promoveu mudanças sociais e comportamentais em comunitários colombianos, por meio da abordagem Social and Behaviour Change (SBC), uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU)...

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Autor principal: Araújo, Valéria Moisin de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1002139826765147
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10203
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102032024-07-27T05:03:40Z O ensino de PFOL para comunidades colombianas como instrumento de promoção de mudanças sociais e comportamentais: a abordagem Social and Behaviour Change Araújo, Valéria Moisin de Teixeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/1002139826765147 http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Rodrigues, Luana Ferreira http://lattes.cnpq.br/8236254051650694 Silva, Raynice Geraldine Pereira da http://lattes.cnpq.br/6871299150014070 Maimone, Luciane L. . . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Políticas linguísticas Empoderamento linguístico Mudança social e comportamental Português para falantes de outras línguas Language policies Linguistic empowerment Social and behavioral change Portuguese for speakers of other languages O objetivo deste estudo foi reconhecer de que forma o contato com o Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) promoveu mudanças sociais e comportamentais em comunitários colombianos, por meio da abordagem Social and Behaviour Change (SBC), uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento global. A pesquisa foi realizada dentro do contexto pandêmico, ampliando-se e convertendo-se em um contexto latino-americano, por se tratar de um projeto virtual com aporte do uso das tecnologias, as quais permitiram integrar alunos residentes no Brasil, na Colômbia e em outros países. Para a constituição do corpus deste trabalho, utilizamos a pesquisa documental, oriunda do relato dos participantes acerca do curso e por representar um amplo estudo, além da aplicação de questionário de sondagem para geração dos dados a serem analisados. Considerando que a pandemia da Covid-19 trouxe um contexto de proporções extremamente complexas, que demandou novas aprendizagens dos fazeres cotidianos, que o distanciamento social foi necessário para o enfrentamento da doença e do mesmo modo para não impactar a saúde mental e emocional, e por fim, que as diversas atividades tecnológicas serviram para minimizar o isolamento social e prosseguirem as interações humanas, à vista disso e de suas implicações, é que buscamos por meio deste estudo responder à seguinte pergunta: Que contribuições o ensino de Português para falantes de outras línguas, na modalidade remota, trouxe para a comunidade colombiana na perspectiva de transformações sociais e comportamentais e para seu empoderamento linguístico? Os pressupostos teóricos que embasaram este percurso versam sobre o Estado da Arte em PFOL (FURTOSO, 2011; ANDRADE, 2014; SILVA, 2021; ALVES, 2021; SILVA 2022), as Políticas Linguísticas (CALVET, 2002; LAGARES, 2022; RAJAGOPALAN, 2013; SEVERO, 2022; SILVA; ABREU, 2020; dentre outros), PFOL (ALMEIDA FILHO, 2012; BARROS; FURTOSO,2021; OLIVEIRA, 2008; SCHLATTER, 2012; SANTOS, 2010; MENDES, 2011; SCARAMUCCI, 2020), a SBC (UNICEF; UNESCO) e os Desafios para educação no contexto da pandemia da COVID-19 (NETO, 2020; CUNHA, 2020; OLIVEIRA; SANTOS, 2020; BRASIL, 2020, PASINI; CARVALHO; ALMEIDA, 2020; ARRUDA, 2020). A análise das respostas dos participantes, por meio de BARDIN (2016), evidenciam que o curso de PFOL ofertado durante a pandemia da Covid-19 promoveu mudanças sociais e comportamentais significativas, mediante o empoderamento linguístico e efetivando o que advoga o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – 4, uma “educação inclusiva e equitativa de qualidade”. The objective of this study was to recognize how contact with Portuguese for Speakers of Other Languages (PFOL) promoted social and behavioral changes in Colombian community members, through the Social and Behaviour Change (SBC) approach, one of the goals of the United Nations Organization (UNO) for global development. The research was carried out within the pandemic context, expanding and converting into a Latin American context, as it is a virtual project supported by the use of technologies, which allowed the integration of students that live in Brazil, Colombia and other countries. To create the corpus of this work, it was used documentary research, from the participants' reports about the course and as it represents a broad study, in addition to the application of a survey questionnaire to generate the data to be analyzed. Considering that the Covid-19 pandemic brought about a context of extremely complex proportions, which required new learning in daily activities, that social distancing was necessary to face the disease and also to not impact mental and emotional health. Finally, the various technological activities served to minimize social isolation and continue human interactions, in view of this and its implications, we seek, through this study, to answer the following question: What contributions does teaching Portuguese make to speakers of other languages, in remote mode, brought to the Colombian community the perspective of social and behavioral transformations and their linguistic empowerment? The theoretical assumptions that supported this path deal with the State of the Art in PFOL (FURTOSO, 2011; ANDRADE, 2014; SILVA, 2021; ALVES, 2021; SILVA 2022), Linguistic Policies (CALVET, 2002; LAGARES, 2022; RAJAGOPALAN, 2013; SEVERO, 2022; SILVA; ABREU, 2020; among others), PFOL (ALMEIDA FILHO, 2012; BARROS; FURTOSO, 2021; OLIVEIRA, 2008; SCHLATTER, 2012; SANTOS, 2010; MENDES, 2011; SCARAMUCCI, 2020), the SBC (UNICEF; UNESCO) and the Challenges for education in the context of the COVID-19 pandemic (NETO, 2020; CUNHA, 2020; OLIVEIRA; SANTOS, 2020; BRASIL, 2020, PASINI; CARVALHO; ALMEIDA, 2020; ARRUDA, 2020 . The analysis of the participants' responses, through BARDIN (2016), shows that the PFOL course offered during the Covid-19 pandemic promoted significant social and behavioral changes, through linguistic empowerment and implementing what the Development Objective advocates Sustainable – 4, an “inclusive and equitable quality education”. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-07-26T22:13:05Z 2024-01-12 Dissertação ARAÚJO, Valéria Moisin de. O ensino de PFOL para comunidades colombianas como instrumento de promoção de mudanças sociais e comportamentais: a abordagem Social and Behaviour Change. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10203 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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description O objetivo deste estudo foi reconhecer de que forma o contato com o Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) promoveu mudanças sociais e comportamentais em comunitários colombianos, por meio da abordagem Social and Behaviour Change (SBC), uma das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento global. A pesquisa foi realizada dentro do contexto pandêmico, ampliando-se e convertendo-se em um contexto latino-americano, por se tratar de um projeto virtual com aporte do uso das tecnologias, as quais permitiram integrar alunos residentes no Brasil, na Colômbia e em outros países. Para a constituição do corpus deste trabalho, utilizamos a pesquisa documental, oriunda do relato dos participantes acerca do curso e por representar um amplo estudo, além da aplicação de questionário de sondagem para geração dos dados a serem analisados. Considerando que a pandemia da Covid-19 trouxe um contexto de proporções extremamente complexas, que demandou novas aprendizagens dos fazeres cotidianos, que o distanciamento social foi necessário para o enfrentamento da doença e do mesmo modo para não impactar a saúde mental e emocional, e por fim, que as diversas atividades tecnológicas serviram para minimizar o isolamento social e prosseguirem as interações humanas, à vista disso e de suas implicações, é que buscamos por meio deste estudo responder à seguinte pergunta: Que contribuições o ensino de Português para falantes de outras línguas, na modalidade remota, trouxe para a comunidade colombiana na perspectiva de transformações sociais e comportamentais e para seu empoderamento linguístico? Os pressupostos teóricos que embasaram este percurso versam sobre o Estado da Arte em PFOL (FURTOSO, 2011; ANDRADE, 2014; SILVA, 2021; ALVES, 2021; SILVA 2022), as Políticas Linguísticas (CALVET, 2002; LAGARES, 2022; RAJAGOPALAN, 2013; SEVERO, 2022; SILVA; ABREU, 2020; dentre outros), PFOL (ALMEIDA FILHO, 2012; BARROS; FURTOSO,2021; OLIVEIRA, 2008; SCHLATTER, 2012; SANTOS, 2010; MENDES, 2011; SCARAMUCCI, 2020), a SBC (UNICEF; UNESCO) e os Desafios para educação no contexto da pandemia da COVID-19 (NETO, 2020; CUNHA, 2020; OLIVEIRA; SANTOS, 2020; BRASIL, 2020, PASINI; CARVALHO; ALMEIDA, 2020; ARRUDA, 2020). A análise das respostas dos participantes, por meio de BARDIN (2016), evidenciam que o curso de PFOL ofertado durante a pandemia da Covid-19 promoveu mudanças sociais e comportamentais significativas, mediante o empoderamento linguístico e efetivando o que advoga o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – 4, uma “educação inclusiva e equitativa de qualidade”.
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