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Dissertação
O uso de videoaulas do projeto aula em casa no ensino de ciências: análise à luz da teoria da aprendizagem significativa
A Pandemia do COVID-19 impactou a rotina de todos ao redor do mundo. Em meio a esta situação, a educação se encontrava em adaptação ao cenário em questão. Com isso, o estado do Amazonas criou meios que foram necessários para uma adaptação a essa circunstância, para que estudantes da rede públi...
Autor principal: | Silva, Caroline de Nazaré dos Santos da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9740856311521383, https://orcid.org/0009-0002-4301-048X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10211 |
Resumo: |
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A Pandemia do COVID-19 impactou a rotina de todos ao redor do mundo. Em meio a
esta situação, a educação se encontrava em adaptação ao cenário em questão. Com
isso, o estado do Amazonas criou meios que foram necessários para uma adaptação
a essa circunstância, para que estudantes da rede pública não ficassem prejudicados
em relação à assimilação dos conteúdos e ao calendário escolar. Nesse contexto, o
projeto Aula em Casa (SEDUC-AM) utilizou da aplicação de videoaulas para
proporcionar a alternativa de levar esses conhecimentos aos estudantes de forma
mais viável, a fim de preencher a impossibilidade das aulas presenciais, bem como
auxiliar no processo de ensino e aprendizagem frente ao contexto pandêmico. Ao
longo desse processo de adaptação à esta situação e a aplicação do projeto, houve
uma significativa utilização de videoaulas como recurso no ensino de Ciências, que
possivelmente impactou positivamente ou negativamente o processo de ensino aprendizagem. Logo, a pesquisa visou analisar dezessete videoaulas do projeto “Aula
em Casa” buscando identificar como estavam organizados os objetos de
conhecimentos e avaliá-los, à luz da teoria da Aprendizagem Significativa. Tratou-se
de uma pesquisa de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, onde o material
empírico analisado foram as videoaulas utilizadas durante a Pandemia do COVID-19,
no ano de 2020. Utilizando da Análise de Conteúdo de Bardin, os dados foram
analisados, consistindo em uma técnica de decodificação e interpretação de tabelas,
textos e imagens e apresentando, por fim, videoaulas com possibilidades de
aprendizagem significativa e também material potencialmente significativo, além de
recursos audiovisuais bem explorados. Os resultados mostraram que as videoaulas
estavam bem contextualizadas, apresentando coerência nos conceitos abordados e
explorados. Os recursos audiovisuais foram bem explorados e dosados de acordo
com a proposta de Moran (1995), e foram identificadas três possibilidades de
aprendizagem significativa, mostrando ser um material potencialmente significativo
frente à TAS. |