Dissertação

A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas

Esta pesquisa, que tem como objeto a leitura e a escrita, foi em busca de respostas para o seguinte problema: Qual a percepção que professores universitários têm de si em relação à leitura e escrita em suas trajetórias formativas? Que foi seguido do objetivo geral de analisar a percepção que os prof...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Ozinete Carvalho Veiga
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9096115362098289
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
.
.
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10248
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10248
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102482024-08-08T05:03:45Z A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas Lima, Ozinete Carvalho Veiga Silva, Vera Lucia Reis da http://lattes.cnpq.br/9096115362098289 http://lattes.cnpq.br/5466609811849753 Bandeira, Grace dos Anjos Freire Alves, Maria Isabel Alonso . . . CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Leitura e escrita Formação de professores Língua Portuguesa Professores universitários Narrativas docentes Esta pesquisa, que tem como objeto a leitura e a escrita, foi em busca de respostas para o seguinte problema: Qual a percepção que professores universitários têm de si em relação à leitura e escrita em suas trajetórias formativas? Que foi seguido do objetivo geral de analisar a percepção que os professores têm de si com relação à leitura e a escrita no percurso formativo e as implicações em suas práticas pedagógicas no curso de Letras da UFAM/IEAA. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a Entrevista Narrativa. O tratamento de dados coletados seguiu pela ótica da Análise de Conteúdo. A pesquisa evidenciou que o estímulo à leitura desenvolvido ainda na infância, favorece significativamente a vida escolar, principalmente se a motivação parte do contexto familiar, aspecto esse que contribuiu para o desenvolvimento do hábito de leitura e desenvoltura da escrita. As experiências e as vivências do processo formativo tiveram implicações em suas práticas pedagógicas, como professores de Língua Portuguesa, em que a leitura e a escrita são imprescindíveis para quem ensina e para quem aprende. This research, whose object is reading and writing, sought answers to the following problem: What is the perception that university teachers have of themselves in relation to reading and writing in their formative trajectories? This was followed by the general objective of analyzing the perception that teachers have of themselves in relation to reading and writing during their training and the implications for their teaching practices in the UFAM/IEAA Languages course. The research was based on a qualitative approach, with Narrative Interviews as the data collection technique. The data collected was processed using Content Analysis. The research showed that the encouragement to read, developed in childhood, significantly favors school life, especially if the motivation comes from the family context, which contributed to the development of reading habits and writing skills. The experiences of the training process had implications for their pedagogical practices as Portuguese language teachers, in which reading and writing are essential for those who teach and those who learn. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-08-07T19:12:08Z 2999-12-31 2024-05-13 Dissertação LIMA, Ozinete Carvalho Veiga. A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10248 por Acesso Embargado application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Leitura e escrita
Formação de professores
Língua Portuguesa
Professores universitários
Narrativas docentes
spellingShingle .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Leitura e escrita
Formação de professores
Língua Portuguesa
Professores universitários
Narrativas docentes
Lima, Ozinete Carvalho Veiga
A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
topic_facet .
.
.
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Leitura e escrita
Formação de professores
Língua Portuguesa
Professores universitários
Narrativas docentes
description Esta pesquisa, que tem como objeto a leitura e a escrita, foi em busca de respostas para o seguinte problema: Qual a percepção que professores universitários têm de si em relação à leitura e escrita em suas trajetórias formativas? Que foi seguido do objetivo geral de analisar a percepção que os professores têm de si com relação à leitura e a escrita no percurso formativo e as implicações em suas práticas pedagógicas no curso de Letras da UFAM/IEAA. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a Entrevista Narrativa. O tratamento de dados coletados seguiu pela ótica da Análise de Conteúdo. A pesquisa evidenciou que o estímulo à leitura desenvolvido ainda na infância, favorece significativamente a vida escolar, principalmente se a motivação parte do contexto familiar, aspecto esse que contribuiu para o desenvolvimento do hábito de leitura e desenvoltura da escrita. As experiências e as vivências do processo formativo tiveram implicações em suas práticas pedagógicas, como professores de Língua Portuguesa, em que a leitura e a escrita são imprescindíveis para quem ensina e para quem aprende.
author_additional Silva, Vera Lucia Reis da
author_additionalStr Silva, Vera Lucia Reis da
format Dissertação
author Lima, Ozinete Carvalho Veiga
author2 http://lattes.cnpq.br/9096115362098289
author2Str http://lattes.cnpq.br/9096115362098289
title A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
title_short A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
title_full A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
title_fullStr A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
title_full_unstemmed A leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
title_sort leitura na trajetória formativa de professores universitários e as implicações em suas práticas pedagógicas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10248
_version_ 1831970328675352576
score 11.753735