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Dissertação
Política de Ciência e Tecnologia no Amazonas: a perspectiva de inclusão do Programa Ciência na Escola da FAPEAM
Este estudo discute a perspectiva de inclusão de ciência e tecnologia do Programa Ciência na Escola – PCE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, centrado na formação científica de estudantes de escolas públicas no Estado do Amazonas, por meio de projetos pesquisa desenvolvidos no âm...
Autor principal: | Coelho, Rárima Gomes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0227561015522185 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102732024-08-14T05:03:59Z Política de Ciência e Tecnologia no Amazonas: a perspectiva de inclusão do Programa Ciência na Escola da FAPEAM Coelho, Rárima Gomes Torres, Iraldes Caldas http://lattes.cnpq.br/0227561015522185 http://lattes.cnpq.br/2677966121712850 Freitas, Marilene Corrêa da Silva Souza, Sérgio Augusto Freire de . . . CIENCIAS HUMANAS Cultura Científica Educação Científica Política de Ciência e Tecnologia Este estudo discute a perspectiva de inclusão de ciência e tecnologia do Programa Ciência na Escola – PCE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, centrado na formação científica de estudantes de escolas públicas no Estado do Amazonas, por meio de projetos pesquisa desenvolvidos no âmbito escolar. O nosso propósito consistiu em verificar de que forma a política de ciência e tecnologia é fator fundamental para o desenvolvimento humano-social, destacando neste cenário, o Programa Ciência na Escola da FAPEAM. A metodologia seguiu as orientações das abordagens qualitativas sem excluir os aspectos quantitativos. O trabalho de campo foi realizado tomando por base os documentos oficiais da FAPEAM como atas, relatórios, publicações, revistas científicas, artigos, sites, além da extração de relatos de autoridades das revistas especializadas. Realizamos a análise dos efeitos e resultados positivos decorrentes da inclusão de jovens e adultos no sistema de ciência e tecnologia, assim como apontamos as dificuldades e anseios dos principais sujeitos envolvidos no programa que são os alunos e professores. Ficou evidente o fato de que os participantes do Programa consideram que há uma importante contribuição do PCE para o seu processo de ensino e aprendizagem, bem como para a aquisição de novos conhecimentos obtidos na experiência com a pesquisa científica. A iniciação científica pode significar para professores e alunos da educação básica uma relevante contribuição à formação continuada. A aprendizagem construída através do ato de pesquisar/investigar pode conduzir uma mudança na prática de ensino, que certamente, será referência para o processo de mudança na qualidade da educação no Estado do Amazonas. This current study discuss the perspective of including the science and technology from the “Programa Ciência na Escola – PCE” of “Fundação de Amparo” to “Pesquisa do Estado do Amazonas”, centered on the scientific formation of public school students at the state of Amazonas through research projects carried out within school. Our purpose was to verify in each sense the science and technology is a key factor to human and social development, emphasizing in this scenario the Science Program at School of FAPEAM. The methodology followed the guidelines of qualitative approaches without deleting the quantitative aspects. The fieldwork was conducted based upon the official documents of FAPEAM as minutes, reports, publications, journals, articles, sites, and extraction of reports of authorities at magazines. We performed the analysis of the effects and positive results arising from the inclusion of youth and adults in the system of science and technology, as well as we point out the difficulties and anxieties of the main individuals involved in the program, who are students and teachers. It became evident the fact that program participants consider that there is an important contribution from the PCE for they learning and studying process, and for the development of new knowledge coming through that experience of scientific research. The Scientific Initiation can mean for teachers and students of basic education a relevant contribution to continuing education. The learning constructed through the act of researching / investigating can lead a change in teaching practice, which certainly will be a reference for the procedure for changes in quality of education at the state of Amazonas. 2024-08-13T19:37:48Z 2013-03-27 Dissertação COELHO, Rárima Gomes. Política de Ciência e Tecnologia no Amazonas: a perspectiva de inclusão do Programa Ciência na Escola da FAPEAM. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2013. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10273 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Este estudo discute a perspectiva de inclusão de ciência e tecnologia do Programa Ciência na Escola – PCE da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, centrado na formação científica de estudantes de escolas públicas no Estado do Amazonas, por meio de projetos pesquisa desenvolvidos no âmbito escolar. O nosso propósito consistiu em verificar de que forma a política de ciência e tecnologia é fator fundamental para o desenvolvimento humano-social, destacando neste cenário, o Programa Ciência na Escola da FAPEAM. A metodologia seguiu as orientações das abordagens qualitativas sem excluir os aspectos quantitativos. O trabalho de campo foi realizado tomando por base os documentos oficiais da FAPEAM como atas, relatórios, publicações, revistas científicas, artigos, sites, além da extração de relatos de autoridades das revistas especializadas. Realizamos a análise dos efeitos e resultados positivos decorrentes da inclusão de jovens e adultos no sistema de ciência e tecnologia, assim como apontamos as dificuldades e anseios dos principais sujeitos envolvidos no programa que são os alunos e professores. Ficou evidente o fato de que os participantes do Programa consideram que há uma importante contribuição do PCE para o seu processo de ensino e aprendizagem, bem como para a aquisição de novos conhecimentos obtidos na experiência com a pesquisa científica.
A iniciação científica pode significar para professores e alunos da educação básica uma relevante contribuição à formação continuada. A aprendizagem construída através do ato de pesquisar/investigar pode conduzir uma mudança na prática de ensino, que certamente, será referência para o processo de mudança na qualidade da educação no Estado do Amazonas. |
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