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Dissertação
História oral e interseccionalidade na trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro: comunidades remanescentes de Quilombo do Rio Andirá - Barreirinha/ Am (2005-2022)
Esta dissertação versa acerca da trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro, ex-presidenta e objeto desta pesquisa, atualmente está como vice-presidenta da Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQMB). Nascida na comunidade remanescente de quilombo Santa Tereza do Mat...
Autor principal: | Silva, Jucinara Cabral da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1152804337972554 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102752024-08-14T05:03:51Z História oral e interseccionalidade na trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro: comunidades remanescentes de Quilombo do Rio Andirá - Barreirinha/ Am (2005-2022) Silva, Jucinara Cabral da Silva, Júlio Cláudio da http://lattes.cnpq.br/1152804337972554 http://lattes.cnpq.br/4009362157043989 Farias, Claudia Maria de Rocha, João Marinho da . . . CIENCIAS HUMANAS: HISTORIA História Oral Gênero Interseccionalidade Mulher Negra Quilombola Esta dissertação versa acerca da trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro, ex-presidenta e objeto desta pesquisa, atualmente está como vice-presidenta da Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQMB). Nascida na comunidade remanescente de quilombo Santa Tereza do Matupiri no Rio Andirá, Município de Barreirinha no Estado do Amazonas, onde estão localizadas as cinco comunidades remanescente de Quilombo do Rio Andirá e seus respectivos núcleos: Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Itucuara (núcleos Pagoa e São Paulo do Açu), São Pedro e Trindade (núcleos São Marcos e Lirio do Vale), reconhecidas em 2013 pela Fundação Palmares. Trazemos a interseccionalidade quanto ferramenta analítica, os estudos do feminismo negro para verificar os marcadores de opressões que se fazem presentes na trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro, com os recortes da infância e adolescência, a vida adulta, casamentos e a inserção no movimento social quilombola, na Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha, de 2009 a 2022. Buscamos identificar os marcadores de opressões enquanto mulher negra, quilombola, mãe solo, doméstica e líder, atravessada pelas relações de gênero e classe. Dialogamos com os estudos de emancipação e pós abolição no Brasil, estudos das comunidades remanescentes de quilombo no Brasil, no Amazonas e pesquisas voltadas para as comunidades remanescentes de quilombo do Andirá, tendo em vista a autobiografia Trilhas percorridas por uma militante quilombola: vida, luta e resistência, que trata sobre a trajetória da sujeita desta pesquisa, que se dá sob a perspectiva da metodologia da História Oral. A partir disto esta possibilita traçarmos uma discussão acerca dos papeis ocupados por Maria Amélia dos Santos frente a FOQMB, e como se constitui quanto mulher negra quilombola nos espaços sociais nas quais as múltiplas formas opressões visitam seu corpo nessas encruzilhadas. This dissertation is about the trajectory of Maria Amélia dos Santos Castro, former president and currently vice-president of the Federation of Quilombola Organizations of the Municipality of Barreirinha. Born in Santa Tereza do Matupiri, on the Andirá River, Municipality of Barreirinha in the State of Amazonas, where the five remaining communities of Quilombo do Rio Andirá and their respective centers are located: Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Itucuara (Pagoa and São Paulo do Açu), São Pedro and Trindade (São Marcos and Lirio do Vale centers), recognized in 2013 by the Palmares Foundation. We start from the analysis of intersectionality, bringing the studies of black feminism to verify the markers of oppression that are present in the trajectory of Maria Amélia dos Santos Castro, with the highlights of childhood and adolescence, adult life, marriages and insertion in the social movement quilombola, in the Federation of Quilombola Organizations of the Municipality of Barreirinha, from 2009 to 2022. We seek to identify the markers of oppression as a black woman, quilombola, solo mother, domestic worker and leader, crossed by gender and class relations. We dialogue with studies of emancipation and post-abolition in Brazil, studies of the remaining quilombo communities in Brazil, in Amazonas and research focused on the remaining quilombo communities of Andirá, with a view to the autobiography “Trails traversed by a militant quilombola: life, struggle and resistance” that deals with the trajectory of the subject of this research, which takes place from the perspective of Oral History methodology. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-08-13T20:54:41Z 2024-04-12 Dissertação SILVA, Jucinara Cabral da. História oral e interseccionalidade na trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro: comunidades remanescentes de Quilombo do Rio Andirá - Barreirinha/ Am (2005-2022). 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10275 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em História |
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Esta dissertação versa acerca da trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro, ex-presidenta e objeto desta pesquisa, atualmente está como vice-presidenta da Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQMB). Nascida na comunidade remanescente de quilombo Santa Tereza do Matupiri no Rio Andirá, Município de Barreirinha no Estado do Amazonas, onde estão localizadas as cinco comunidades remanescente de Quilombo do Rio Andirá e seus respectivos núcleos: Santa Tereza do Matupiri, Boa Fé, Itucuara (núcleos Pagoa e São Paulo do Açu), São Pedro e Trindade (núcleos São Marcos e Lirio do Vale), reconhecidas em 2013 pela Fundação Palmares. Trazemos a interseccionalidade quanto ferramenta analítica, os estudos do feminismo negro para verificar os marcadores de opressões que se fazem presentes na trajetória de Maria Amélia dos Santos Castro, com os recortes da infância e adolescência, a vida adulta, casamentos e a inserção no movimento social quilombola, na Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha, de 2009 a 2022. Buscamos identificar os marcadores de opressões enquanto mulher negra, quilombola, mãe solo, doméstica e líder, atravessada pelas relações de gênero e classe. Dialogamos com os estudos de emancipação e pós abolição no Brasil, estudos das comunidades remanescentes de quilombo no Brasil, no Amazonas e pesquisas voltadas para as comunidades remanescentes de quilombo do Andirá, tendo em vista a autobiografia Trilhas percorridas por uma militante quilombola: vida, luta e resistência, que trata sobre a trajetória da sujeita desta pesquisa, que se dá sob a perspectiva da metodologia da História Oral. A partir disto esta possibilita traçarmos uma discussão acerca dos papeis ocupados por Maria Amélia dos Santos frente a FOQMB, e como se constitui quanto mulher negra quilombola nos espaços sociais nas quais as múltiplas formas opressões visitam seu corpo nessas encruzilhadas. |
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