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Dissertação
Formação de recursos humanos qualificados no PPGENF UEPA/UFAM : uma análise a partir da perspectiva dos egressos
A avaliação da formação stricto sensu é imprescindível para oferecer acompanhamento e monitoramento do processo formativo. E, neste sentido, o olhar dos egressos é importante para contribuir com o processo formativo e manter ou elevar a qualidade do programa, reconhecendo as dificuldades existent...
Autor principal: | Barroncas, Luanda Silva Moura |
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Outros Autores: | Indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10281 |
Resumo: |
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A avaliação da formação stricto sensu é imprescindível para oferecer acompanhamento e
monitoramento do processo formativo. E, neste sentido, o olhar dos egressos é importante para
contribuir com o processo formativo e manter ou elevar a qualidade do programa, reconhecendo
as dificuldades existentes e as possibilidades de superação. Assim, a presente pesquisa teve como
objetivo analisar a contribuição do PPGENF UEPA/UFAM para a formação de recursos humanos
qualificados, a partir da visão dos seus egressos, identificando os impactos tecnológicos,
econômicos, sociais e políticos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, sendo
conduzido por Estudo de caso, com entrevistas presenciais e remotas. As entrevistas foram
guiadas por formulário aberto, semiestruturado, e iniciada após aprovação do Comite de Ética e
Pesquisa (CEP). Também foi conduzida pesquisa documental em documentos pertinentes ao
PPGENF e das avaliações da CAPES. A análise foi realizada por triangulação das fontes, de modo
dialético, com contextualização dos dados e discussão com a literatura. A perspectiva dos
egressos, tendo em vista os objetivos da pesquisa que deram fruto a esta dissertação, foram
apresentados em três grandes categorias, de acordo com cada objetivo específico propostos para
atender ao objetivo geral da pesquisa, a saber: (a) Potencialidades e limitações da formação
stricto-sensu; (b) Os reflexos da formação na vida social e profissional dos egressos; (c)
Incentivos para busca pelo aperfeiçoamento acadêmico e profissional contínuo. Foi possível
identificar que a formação ofereceu mais reflexos positivos do que negativos na vida dos egressos,
apesar de os negativos terem também se apresentado. A formação teve suas limitações, mas a
titulação permitiu avanços e potencializou significativamente a vida pessoal e profissional dos
egressos. Houve destaque para o ganho de conhecimentos e seu impacto na prática profissional,
bem como incentivo, pelos docentes do curso, à busca pelo aperfeiçoamento contínuo. Foram
identificados impactos tecnológicos, sociais, políticos e econômicos negativos e positivos. |