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Tese
Dança na educação infantil: uma possibilidade para a vivência da corporeidade
A presente pesquisa objetivou compreender como a dança clássica, através dos significados do fenômeno da corporeidade, integra o cotidiano de crianças, ressignificando suas práticas, seus espaços e tempos no processo educativo escolar. A presente tese pretendeu reconhecer que a dança clássica, enqua...
Autor principal: | Sodré, Marta Patrícia Faianca |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9445473938882932, https://orcid.org/0000-0001-7752-4150 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10283 |
Resumo: |
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A presente pesquisa objetivou compreender como a dança clássica, através dos significados do fenômeno da corporeidade, integra o cotidiano de crianças, ressignificando suas práticas, seus espaços e tempos no processo educativo escolar. A presente tese pretendeu reconhecer que a dança clássica, enquanto manifestação artística e rítmica, desenvolvida por meio das atividades relacionadas aos movimentos das crianças, pode cooperar com o aprimoramento da percepção do ritmo, com crianças mais participativas, criativas e críticas, isto é, para a busca da cidadania das crianças. O estudo problematizou com a seguinte questão central da tese: Em que medida, as práticas, os espaços e tempos vividos na dança no ambiente escolar, tendo como pressuposto o fenômeno da corporeidade¸ pode cooperar com o sentido e o significado da percepção do ritmo e da ludicidade pelas e com as crianças a partir de um olhar sob a perspectiva de Merleau-Ponty? O estudo contribui para a área da Educação, Artes e Educação Física, no que se refere às ações didático-pedagógicas, as quais podem colaborar na formação de profissionais da educação, por meio da percepção do ritmo de diversas formas de alcançar a criança em sua totalidade, evidenciando o fenômeno da experiência vivida, o ritmo expresso nos movimentos da criança, a conquista da autonomia e a formação da própria personalidade. Como recurso metodológico, possui abordagem qualitativa e faz-se uso da combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa fenomenológica que está sendo desenvolvida com 10 crianças matriculadas no Jardim da Infância Casa da Criança, como forma de propiciar o contato com a dança clássica, um dos elementos das atividades rítmicas, por meio da proposta de dança-arte-educação numa perspectiva lúdica, suas respectivas professoras do ensino regular e a professora vinculada ao projeto de dança na escola. Tratou-se de uma escola pública municipal, na zona centro sul, de Manaus, bairro Centro. A coleta de dados deu-se por meio de observações participativas, diário de campo e entrevista com roteiros semiestruturados, sendo este realizado em três momentos: o primeiro, diagnóstico e os demais, realizados no processo de desenvolvimento dos encontros e finalização das vivências. Os resultados apontam para a criação de vínculos entre as crianças e a dança clássica, ampliando seus conhecimentos, suas potencialidades e projetar uma nova visão das atividades rítmicas com crianças na escola. |