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Dissertação
A politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramsci
A pesquisa intitulada “A Política Educacional da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular sob a Ótica Filosófica de Antonio Gramsci”, traz uma abordagem sobre política e educação, com ênfase a partir de dois focos: a educação infantil na BNCC e o enfoque gramsciano dos conteúdos estudados...
Autor principal: | Araújo, Danjelo Pereira |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/4487053625254689, https://orcid.org/0000-0002-8741-768X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10288 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102882024-08-16T05:06:02Z A politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramsci Araújo, Danjelo Pereira Pinto, Valmir Flores https://lattes.cnpq.br/4487053625254689 http://lattes.cnpq.br/4130116166946781 Gomes, José Roberto http:lattes.cnpq.br/3573533231927034 Batista, Eliane Regina Martins http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 Barba, Clarides Henrich http://lattes.cnpq.br/4572407003327880 https://orcid.org/0000-0002-8741-768X . . . CIENCIAS HUMANAS BNCC Educação Infantil Gramsci Politica Educacional A pesquisa intitulada “A Política Educacional da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular sob a Ótica Filosófica de Antonio Gramsci”, traz uma abordagem sobre política e educação, com ênfase a partir de dois focos: a educação infantil na BNCC e o enfoque gramsciano dos conteúdos estudados. Na perspectiva de Gramsci, se apresenta um modelo de educação, desde a fase inicial, tendo o foco a formação humanitária e social, compreendendo que existem direitos e deveres, sendo responsabilidade do Estado, por meio da escola, assegurar e motivar ações concretas que levem a criança a essa compreensão. O objetivo geral desse estudo é analisar a educação infantil na BNCC na perspectiva política-educacional em Antonio Gramsci, buscando compreender os elementos com características hegemônicas de direção e dominação. A metodologia utilizada para análise, constitui-se de caráter qualitativo, visando o estudo do desenvolvimento da educação infantil. Foram usados recursos bibliográficos, documental e entrevistas semiestruturadas, que teve como participantes professoras de uma escola de educação infantil do município de Humaitá, localizado no sul do Amazonas. A exposição dos dados está sistematizada em quatro capítulos. O primeiro é dedicado à construção introdutória da dissertação, o segundo referente ao delineamento metodológico; o terceiro disponibiliza uma pesquisa sobre a Educação Infantil Na Lupa de Gramsci; e por fim o quarto um fechamento dos conteúdos e coletas de dados analisadas, fazendo o corpo de uma conclusão. Desta forma está estruturado o trabalho de mestrado. A partir das entrevistas, e com foco na política educacional da educação infantil na BNCC, numa perspectiva gramsciana. As principais categorias desse estudo apresentam-se como: formação de professores no contexto municipal de Humaitá, AM; qualidade de ensino infantil a partir das entrevistas, os professores e suas práticas sobre a ótica de Gramsci; direitos de aprendizagem na BNCC e opinião dos professores entrevistados. Através dos levantamentos e análises de dados buscou-se atender os objetivos propostos pela pesquisa no desenvolvimento da dissertação. Translation to English: The research entitled "The Educational Policy of Early Childhood Education in the National Common Curricular Base from Antonio Gramsci's Philosophical Perspective" brings an approach to politics and education, with emphasis from two focuses: early childhood education in the BNCC and the Gramscian approach to the studied contents. From Gramsci's perspective, an education model is presented, starting from the early phase, focusing on humanitarian and social formation, understanding that there are rights and duties, and it is the responsibility of the State, through the school, to ensure and motivate concrete actions that lead the child to this understanding. The general objective of this study is to analyze early childhood education in the BNCC from a political-educational perspective in Antonio Gramsci, seeking to understand the elements with hegemonic characteristics of direction and domination. The methodology used for analysis consists of a qualitative nature, aiming at the study of the development of early childhood education. Bibliographic, documentary resources, and semi-structured interviews were used, with the participation of teachers from an early childhood school in the municipality of Humaitá, located in southern Amazonas. This research is structured in structured is 5 (five) sections, divided into: one for introductory elements; the second section on Gramsci's conceptions and considerations regarding education; the third section dedicated to the research methodology; the fourth section dedicated to early childhood education in the BNCC through the lens of Gramsci, incorporating the data analysis carried out through the research, the fifth for the conclusive elements. In this last section, the collected data on the content from the interviewed teachers about early childhood education in the researched school in the municipality of Humaitá are analyzed. Based on the interviews and focusing on the educational policy of early childhood education in the BNCC from a Gramscian perspective, the main categories of this study are presented as follows: teacher training in the municipal context of Humaitá, AM; quality of early childhood education based on interviews, teachers, and their practices from Gramsci's perspective; learning rights in the BNCC and the opinion of the interviewed teachers. Through data collection and analysis, the objectives proposed by the research in the development of the dissertation were sought to be achieved. A contribuição de Antônio Gramsci sobre o modelo de educação no Brasil. 2024-08-16T03:04:19Z 2024-02-02 Dissertação ARAUJO, Danjelo Pereira de. A politica educacional da educação infantil na base nacional comum curricular sob a ótica filosófica de Antonio Gramsci. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10288 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
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A pesquisa intitulada “A Política Educacional da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular sob a Ótica Filosófica de Antonio Gramsci”, traz uma abordagem sobre política e educação, com ênfase a partir de dois focos: a educação infantil na BNCC e o enfoque gramsciano dos conteúdos estudados. Na perspectiva de Gramsci, se apresenta um modelo de educação, desde a fase inicial, tendo o foco a formação humanitária e social, compreendendo que existem direitos e deveres, sendo responsabilidade do Estado, por meio da escola, assegurar e motivar ações concretas que levem a criança a essa compreensão. O objetivo geral desse estudo é analisar a educação infantil na BNCC na perspectiva política-educacional em Antonio Gramsci, buscando compreender os elementos com características hegemônicas de direção e dominação. A metodologia utilizada para análise, constitui-se de caráter qualitativo, visando o estudo do desenvolvimento da educação infantil. Foram usados recursos bibliográficos, documental e entrevistas semiestruturadas, que teve como participantes professoras de uma escola de educação infantil do município de Humaitá, localizado no sul do Amazonas. A exposição dos dados está sistematizada em quatro capítulos. O primeiro é dedicado à construção introdutória da dissertação, o segundo referente ao delineamento metodológico; o terceiro disponibiliza uma pesquisa sobre a Educação Infantil Na Lupa de Gramsci; e por fim o quarto um fechamento dos conteúdos e coletas de dados analisadas, fazendo o corpo de uma conclusão. Desta forma está estruturado o trabalho de mestrado. A partir das entrevistas, e com foco na política educacional da educação infantil na BNCC, numa perspectiva gramsciana. As principais categorias desse estudo apresentam-se como: formação de professores no contexto municipal de Humaitá, AM; qualidade de ensino infantil a partir das entrevistas, os professores e suas práticas sobre a ótica de Gramsci; direitos de aprendizagem na BNCC e opinião dos professores entrevistados. Através dos levantamentos e análises de dados buscou-se atender os objetivos propostos pela pesquisa no desenvolvimento da dissertação. |
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