/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Projeto aula em casa: análise das políticas de inclusão digital do Ensino Médio no Amazonas no contexto da pandemia
A pesquisa analisou a política de inclusão digital proposta pelo Projeto “Aula em Casa”, implementado nas escolas da rede estadual de ensino em Manaus, durante o período da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020/2021, tendo financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fa...
Autor principal: | Silva, Maria Terezinha Vieira da |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/8811956941348876, https://orcid.org/0000-0001-7427-9364 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10302 |
Resumo: |
---|
A pesquisa analisou a política de inclusão digital proposta pelo Projeto “Aula em Casa”, implementado nas escolas da rede estadual de ensino em Manaus, durante o período da pandemia de
Covid-19, nos anos de 2020/2021, tendo financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa no
Estado do Amazonas (Fapeam). Parte da seguinte questão norteadora: Quais são as Políticas
de Inclusão Digital elaboradas para a educação no Brasil e no Amazonas? O objetivo geral
consiste em analisar o “Projeto Aula em Casa” como Política de Inclusão Digital no Amazonas,
tendo como objetivos: 1) Sistematizar as políticas públicas de inclusão digital implementadas
no contexto educacional no Brasil; 2) Evidenciar os projetos de inclusão digital no Estado do
Amazonas no contexto da pandemia; 3) Analisar o projeto “Aula em Casa” disponibilizado para o
ensino médio pela SEDUC/AM. Para a realização do estudo utilizou-se da pesquisa documental
e bibliográfica, fazendo uma análise sobre os elementos constitutivos do projeto, e as políticas
públicas sobre a utilização das tecnologias digitais. Como resultado da pesquisa observou-se
que o Amazonas aderiu aos programas de utilização das tecnologias ainda na década de 90 com
a criação do PROINFO, e que vem ampliando desde então sua adesão as tecnologias digitais.
O Projeto Aula em Casa, trouxe uma ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais,
tendo sua preocupação voltada ao cumprimento das formalidades, como a transmissão das
aulas, cumprimento dos horários, prazos e ministração de todo os conteúdos programáticos,
disponibilizados como forma de promover a educação para os estudantes amazonenses, visando
atender o maior número possível e assim manter o vínculo escolar. Constata-se com relação a
democratização do acesso, apesar dos avanços de inclusão tecnológica, este ainda não consegue
se efetivar na sua totalidade. Por um lado, não podemos negar que não ocorra a inclusão, no
entanto esse processo tem se materializado de forma precária e desigual para uma grande
parcela da comunidade escolar, principalmente as residentes nas áreas rurais, em virtude das
condições estruturais e tecnológicas, bem como entraves nas políticas públicas. Várias ações
desenvolvidas atingiram seus objetivos, ainda que de forma parcial, entre as quais temos: adesão
de modo positivo por parte dos alunos (incluídos), ou seja, os alunos se interessam por manter
o vínculo dos estudos com acesso às plataformas digitais, ainda que alguns estudantes não
tenham aderido ou tenha tido acesso a todas as plataformas e participado conforme esperado,
e apesar de ter havido evasão por parte de muitos estudantes, os professores deram continuidade ao processo de ensino e mantiveram o vínculo com suas turmas, ainda que tenham tido
dificuldades ínfimas. Os docentes além dos mais diversos desafios que tem se apresentado a
sua profissão ao longo dos anos, estes não ficaram inertes, se reinventaram frente a pandemia.
Apesar da SEDUC-AM, já ter traçado a nova matriz do Novo Ensino Médio (NEM), está não foi
utilizada nesse período, porém evidencia-se que o NEM, ainda precisa ser avaliado sob muitos
aspectos. Foi possível perceber que a utilização das tecnologias nos processos educacionais, e
na vida da sociedade é um requisito imprescindível para o exercício da cidadania.
Palavras-chave: Políticas públicas. Covid-19. Ensino remoto. Amazonas. |