/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O jogo digital como mediação no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Neste tempo de intensas mudanças nas tecnologias digitais de informação e comunicação, os jogos digitais assumiram importância ímpar entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a maioria das instituições escolares e os professores não utilizam os jogos digitais no processo pedagógico, limitan...
Autor principal: | Lira, Victor Martins de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0582396922605591 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10317 |
Resumo: |
---|
Neste tempo de intensas mudanças nas tecnologias digitais de informação e comunicação, os
jogos digitais assumiram importância ímpar entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a
maioria das instituições escolares e os professores não utilizam os jogos digitais no processo
pedagógico, limitando o ensino e os interesses de aprendizagem dos estudantes. O objetivo da
pesquisa foi compreender e aplicar as ferramentas do jogo digital Gartic na perspectiva de
fundamentação e elaboração de mediações tecnológicas e lúdicas para o ensino de Ciências nos
anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e
experimental, circunstanciada por estudos teóricos de autores sobre os jogos digitais, o
desenvolvimento infantil, a abordagem curricular e pedagógica do componente curricular de
Ciencias Os autores principais que nos auxiliaram para a fundamentação desta pesquisa foram
Prensky (2012), Mattar (2010), Meira e Blikstein (2020), Kishimoto (2010), Carvalho (2014),
Becker (2012) e Moran, Masseto e Behrens (2013). E também a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). A pesquisa empírica foi realizada em escola da Rede Pública de Ensino de
Manaus/AM, envolvendo a abordagem dos professores e a aplicação de sequência didática
utilizando o jogo Gartic como recurso de mediação do conteúdo “Cadeias Alimentares
Simples”. |