Dissertação

O jogo digital como mediação no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Neste tempo de intensas mudanças nas tecnologias digitais de informação e comunicação, os jogos digitais assumiram importância ímpar entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a maioria das instituições escolares e os professores não utilizam os jogos digitais no processo pedagógico, limitan...

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Autor principal: Lira, Victor Martins de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0582396922605591
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10317
Resumo:
Neste tempo de intensas mudanças nas tecnologias digitais de informação e comunicação, os jogos digitais assumiram importância ímpar entre crianças e adolescentes. Apesar disso, a maioria das instituições escolares e os professores não utilizam os jogos digitais no processo pedagógico, limitando o ensino e os interesses de aprendizagem dos estudantes. O objetivo da pesquisa foi compreender e aplicar as ferramentas do jogo digital Gartic na perspectiva de fundamentação e elaboração de mediações tecnológicas e lúdicas para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e experimental, circunstanciada por estudos teóricos de autores sobre os jogos digitais, o desenvolvimento infantil, a abordagem curricular e pedagógica do componente curricular de Ciencias Os autores principais que nos auxiliaram para a fundamentação desta pesquisa foram Prensky (2012), Mattar (2010), Meira e Blikstein (2020), Kishimoto (2010), Carvalho (2014), Becker (2012) e Moran, Masseto e Behrens (2013). E também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa empírica foi realizada em escola da Rede Pública de Ensino de Manaus/AM, envolvendo a abordagem dos professores e a aplicação de sequência didática utilizando o jogo Gartic como recurso de mediação do conteúdo “Cadeias Alimentares Simples”.