Tese

No banco da canoa, nas correntezas do Solimões: travessias que nos (re)fazem professoras e professores em territórios líquidos do interior do Amazonas

Esta tese está circunscrita ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), polo Manaus-AM. A pesquisa teve como objeto de estudo a constituição identitária de três professoras e dois professores que atuam em escolas ribeirinhas das comunidades Vila Arixi e Vila Cuia, localizadas...

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Autor principal: Medeiros, Josué Cordovil
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0282337684321483, https://orcid.org/0000-0001-7458-4000
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10339
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103392024-12-18T13:40:52Z No banco da canoa, nas correntezas do Solimões: travessias que nos (re)fazem professoras e professores em territórios líquidos do interior do Amazonas On the bank of the canoe, in the currents of the solimões: crossings that (re)make us teachers in liquid territories in the interior of Amazonas Medeiros, Josué Cordovil Ghedin, Evandro http://lattes.cnpq.br/0282337684321483 http://lattes.cnpq.br/5879015398476679 Santos, Jocyleia Santana dos http://lattes.cnpq.br/8198025782417839 Vasconcelos, Corina Fátima Costa http://lattes.cnpq.br/7806888496537416 Silva, Thaiany Guedes da http://lattes.cnpq.br/1605473259537850 https://orcid.org/0000-0001-7458-4000 CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL Formação Docente Identidade Docente Pesquisa Narrativa Hermenêutica Crítica Comunidade Ribeirinha Teacher Training Teacher Identity Narrative Research Critical Hermeneutics River community Esta tese está circunscrita ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), polo Manaus-AM. A pesquisa teve como objeto de estudo a constituição identitária de três professoras e dois professores que atuam em escolas ribeirinhas das comunidades Vila Arixi e Vila Cuia, localizadas no município de Anamã, no estado do Amazonas/Brasil. O processo investigativo foi conduzido a partir da seguinte indagação: na perspectiva do professor reflexivo na contemporaneidade, como os/as docentes (re)constroem seus processos identitários e como se reconhecem, enquanto profissionais, no contexto educacional de comunidades ribeirinhas de Anamã, no interior do Amazonas? Para tanto, buscamos compreender como as professoras e os professores (re)constroem seus processos identitários e como se reconhecem, enquanto profissionais, no contexto educacional em que se encontram. No processo investigativo, utilizamos a pesquisa narrativa (auto)biográfica como método e como técnica, dentro de uma abordagem qualitativa. Como método, problematizamos a narrativa como uma alternativa de investigação no campo educacional numa perspectiva decolonial, que privilegia a ótica do sujeito/professor(a) no curso da investigação, em detrimento da visão do investigador, cuja argumentação está apoiada em Belmira Bueno, Elizeu Clementino de Souza, Mariana Meireles, Maria Passeggi, Delory-Momberger, Franco Ferrarotti, António Nóvoa e outros. Como técnica, adotamos os procedimentos da Entrevista Narrativa, na perspectiva de Jovchelovitch e Bauer. No processo interpretativo das narrativas, baseamo-nos na Hermenêutica Crítica, de Paul Ricoeur. No referencial teórico, fazemos uma interlocução com autores que abordam a questão identitária no contexto contemporâneo, apoiando a argumentação nas ideias de Anthony Giddens, Antônio Ciampa, Kathryn Woodward, Tomaz T. da Silva, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, dentre outros. Também abordamos a linguagem como uma prática social, através da qual as pessoas constroem seus processos identitários, cuja argumentação tem sustentação nas ideias de Mikhail Bakhtin, Émile Benveniste, Moita Lopes, Tomaz T. da Silva, Eni Orlandi e outros. Em relação à especificidade da identidade docente, fazemos um diálogo com as ideias de Carlos Marcelo, António Nóvoa, Selma G. Pimenta e outros. Para discutir a constituição identitária sob a ótica do professor-reflexivo, com base na ideia de que o(a) docente (re)constrói permanentemente sua identidade a partir da reflexão que faz sobre si e sua prática, pensando o seu contexto de vida e de trabalho, trouxemos autores como Carlos Libâneo, Evandro Ghedin, Isabel Alarcão e outros. As interpretações das narrativas revelaram que as identidades das professoras e dos professores são (re)construídas articulando e mobilizando na/pela linguagem experiências e conhecimentos da vida pessoal-profissional, tendo como referência as comunidades-ribeirinhas onde vivem, trabalharam e trabalham, imersos em uma rede de relações/vínculos rompidos/(re)conectados que criaram/criam com os pares, com os discentes e com a comunidade, de modo que o ser-professor(a) passa por um processo de (re)significação constante, mediante um processo reflexivo, resultando no modo como cada um(a) se reconhece, realiza seu trabalho e se projeta para o futuro. This thesis is part of the Postgraduate Program in Education in the Amazon (EDUCANORTE), Manaus-AM hub. The object of the research was the identity constitution of three female teachers and two male teachers who work in riverside schools in the Vila Arixi and Vila Cuia communities, located in the municipality of Anamã, in the state of Amazonas/Brazil. The research process was based on the following question: from the perspective of the reflective teacher in contemporary times, how do teachers (re)construct their identity processes and how do they recognize themselves as professionals in the educational context of the riverside communities of Anamã, in the interior of Amazonas? To this end, we sought to understand how teachers (re)construct their identity processes and how they recognize themselves as professionals in the educational context in which they find themselves. In the investigative process, we used (auto)biographical narrative research as a method and as a technique, within a qualitative approach. As a method, we problematized the narrative as an alternative way of investigating the educational field from a decolonial perspective, which privileges the perspective of the subject/teacher in the course of the investigation, to the detriment of the investigator's view, whose argument is supported by Belmira Bueno, Elizeu Clementino de Souza, Mariana Meireles, Maria Passeggi, Delory-Momberger, Franco Ferrarotti, António Nóvoa and others. As a technique, we adopted the procedures of the Narrative Interview, from the perspective of Jovchelovitch and Bauer. In the process of interpreting the narratives, we used Paul Ricoeur's Critical Hermeneutics. In the theoretical framework, we make an interlocution with authors who address the issue of identity in the contemporary context, supporting the argument in the ideas of Anthony Giddens, Antônio Ciampa, Kathryn Woodward, Tomaz T. da Silva, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, among others. We also address language as a social practice, through which people construct their identity processes, whose argument is supported by the ideas of Mikhail Bakhtin, Émile Benveniste, Moita Lopes, Tomaz T. da Silva, Eni Orlandi and others. In relation to the specificity of teacher identity, we engage in a dialog with the ideas of Carlos Marcelo, António Nóvoa, Selma G. Pimenta and others. To discuss the constitution of identity from the perspective of the reflective teacher, based on the idea that teachers permanently (re)construct their identity based on the reflection they make on themselves and their practice, thinking about their life and work context, we brought in authors such as Carlos Libâneo, Evandro Ghedin, Isabel Alarcão and others. The interpretations of the narratives revealed that the identities of the teachers are (re)constructed by articulating and mobilizing experiences and knowledge from their personal and professional lives in/through language, with reference to the riverside communities where they live, work and work, immersed in a network of relationships/broken/(re)connected bonds that they have created/create with their peers, students and the community, so that being a teacher goes through a process of constant (re)signification, through a reflective process, resulting in the way each one recognizes themselves, carries out their work and projects themselves for the future. 2024-09-02T21:40:07Z 2024-02-20 Tese MEDEIROS, Josué Cordovil. No banco da canoa, nas correntezas do Solimões: travessias que nos (re)fazem professoras e professores em territórios líquidos do interior do Amazonas. 2024. 222 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10339 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
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topic CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL
Formação Docente
Identidade Docente
Pesquisa Narrativa
Hermenêutica Crítica
Comunidade Ribeirinha
Teacher Training
Teacher Identity
Narrative Research
Critical Hermeneutics
River community
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description Esta tese está circunscrita ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), polo Manaus-AM. A pesquisa teve como objeto de estudo a constituição identitária de três professoras e dois professores que atuam em escolas ribeirinhas das comunidades Vila Arixi e Vila Cuia, localizadas no município de Anamã, no estado do Amazonas/Brasil. O processo investigativo foi conduzido a partir da seguinte indagação: na perspectiva do professor reflexivo na contemporaneidade, como os/as docentes (re)constroem seus processos identitários e como se reconhecem, enquanto profissionais, no contexto educacional de comunidades ribeirinhas de Anamã, no interior do Amazonas? Para tanto, buscamos compreender como as professoras e os professores (re)constroem seus processos identitários e como se reconhecem, enquanto profissionais, no contexto educacional em que se encontram. No processo investigativo, utilizamos a pesquisa narrativa (auto)biográfica como método e como técnica, dentro de uma abordagem qualitativa. Como método, problematizamos a narrativa como uma alternativa de investigação no campo educacional numa perspectiva decolonial, que privilegia a ótica do sujeito/professor(a) no curso da investigação, em detrimento da visão do investigador, cuja argumentação está apoiada em Belmira Bueno, Elizeu Clementino de Souza, Mariana Meireles, Maria Passeggi, Delory-Momberger, Franco Ferrarotti, António Nóvoa e outros. Como técnica, adotamos os procedimentos da Entrevista Narrativa, na perspectiva de Jovchelovitch e Bauer. No processo interpretativo das narrativas, baseamo-nos na Hermenêutica Crítica, de Paul Ricoeur. No referencial teórico, fazemos uma interlocução com autores que abordam a questão identitária no contexto contemporâneo, apoiando a argumentação nas ideias de Anthony Giddens, Antônio Ciampa, Kathryn Woodward, Tomaz T. da Silva, Stuart Hall, Zygmunt Bauman, dentre outros. Também abordamos a linguagem como uma prática social, através da qual as pessoas constroem seus processos identitários, cuja argumentação tem sustentação nas ideias de Mikhail Bakhtin, Émile Benveniste, Moita Lopes, Tomaz T. da Silva, Eni Orlandi e outros. Em relação à especificidade da identidade docente, fazemos um diálogo com as ideias de Carlos Marcelo, António Nóvoa, Selma G. Pimenta e outros. Para discutir a constituição identitária sob a ótica do professor-reflexivo, com base na ideia de que o(a) docente (re)constrói permanentemente sua identidade a partir da reflexão que faz sobre si e sua prática, pensando o seu contexto de vida e de trabalho, trouxemos autores como Carlos Libâneo, Evandro Ghedin, Isabel Alarcão e outros. As interpretações das narrativas revelaram que as identidades das professoras e dos professores são (re)construídas articulando e mobilizando na/pela linguagem experiências e conhecimentos da vida pessoal-profissional, tendo como referência as comunidades-ribeirinhas onde vivem, trabalharam e trabalham, imersos em uma rede de relações/vínculos rompidos/(re)conectados que criaram/criam com os pares, com os discentes e com a comunidade, de modo que o ser-professor(a) passa por um processo de (re)significação constante, mediante um processo reflexivo, resultando no modo como cada um(a) se reconhece, realiza seu trabalho e se projeta para o futuro.
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