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Dissertação
Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT): a relação entre o processo de Ensino-Aprendizagem de Química e a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) em três escolas estaduais situadas na região metropolitana de Manaus, Amazonas.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem da química in situ oferecido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), considerando o olhar daqueles que vivenciam a comunidade escolar e que se encontram nas escolas presenciais, mais especificamente, na...
Autor principal: | Torres Neto, Paulo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5475426359411826 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103482024-09-05T05:05:54Z Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT): a relação entre o processo de Ensino-Aprendizagem de Química e a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) em três escolas estaduais situadas na região metropolitana de Manaus, Amazonas. Torres Neto, Paulo Monteiro, Ercila Pinto http://lattes.cnpq.br/5475426359411826 http://lattes.cnpq.br/4110920996449567 Andrade, Adela Molina http://lattes.cnpq.br/3901553132396974 Antunes, Ettore Paredes http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 . . . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Equidade Ensino de Química Cultura Pedagogia Culturalmente Relevante Centro de Mídias de Educação do Amazonas Esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem da química in situ oferecido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), considerando o olhar daqueles que vivenciam a comunidade escolar e que se encontram nas escolas presenciais, mais especificamente, nas comunidades, distante do lugar de onde é concebido o ensino. Importa, neste contexto, promover a equidade como princípio educativo, dando “visibilidade” à mensagem emitida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para 2030, que enfatiza assegurar a equidade na valorização dos estudantes, sendo imprescindível a participação de todos. Particularmente, o ensino de química oferecido pelo CEMEAM vem acontecendo há algum tempo, porém, sem um conhecimento a respeito de como o ensino é pensado para o público do interior e de sua realidade. Tal circunstância suscitou o seguinte questionamento de pesquisa: De que forma a percepção dos estudantes e professores de escolas do CEMEAM contribuem para a promoção de uma Pedagogia Culturalmente Relevante nas aulas de Química?Assim, essa pesquisa segue o seu rumo, apoiando-se em teóricos da Pedagogia Culturalmente Relevante (Gloria Ladson-Billing, Geneva Gay); da etnografia (Goetz e Lecompte e Pierre Bourdieu) e da narrativa (Jean Clandinin e Michael Connelly). O estudo apresenta uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico e inclui a presença do pesquisador em três (3) escolas públicas estaduais situadas nas regiões metropolitanas de Manaus, realizando observações in situ e fazendo o uso de entrevistas, anotações de campo, notas e fotografias. Posteriormente, os dados foram utilizados para Análise Textual Discursiva. A pesquisa revelou que o ensino de química no CEMEAM é predominantemente tradicional e expositivo, exacerbado por falhas nas transmissões e interrupções energéticas, sem estratégias eficazes para mitigar tais questões. A integração da cultura local no conteúdo é esporádica e fica a critério dos professores ministrantes, resultando em práticas que não são consistentes nem sistematizadas. Essa situação aponta para a premência de uma reformulação pedagógica que desenvolva plenamente os pilares da PCR e adapte o ensino à complexidade cultural eambiental da Amazônia, promovendo uma educação mais equitativa e cultivando a consciência cultural dos alunos. This research aims to investigate the process of teaching and learning chemistry in situoffered by the Amazonas Education Media Center (CEMEAM), considering the perspectiveof those who experience the school community and who are in face-to-face schools, more specifically, in communities, far from the place where teaching is conceived. It is important, in this context, to promote equity as an educational principle, giving “visibility” to themessage issued by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization(UNESCO) for 2030, which emphasizes ensuring equity in the appreciation of students, beingEveryone's participation is essential. Particularly, the chemistry teaching offered by CEMEAM has been going on for some time, however, without knowledge about how teaching is designed for the public in the interior and their reality. This circumstance raisedthe following research question: How do the perceptions of students and teachers at CEMEAM schools contribute to the promotion of a Culturally Relevant Pedagogy in Chemistry classes? Thus, this research continues its course, relying on theoretical Culturally Relevant Pedagogy (Gloria Ladson-Billing, Geneva Gay); ethnography (Goetz and Lecompte and Pierre Bourdieu) and narrative (Jean Clandinin and Michael Connelly). The study presents a qualitative ethnographic approach and includes the presence of the researcher in three (3) state public schools located in the metropolitan regions of Manaus, carrying out in situ observations and using interviews, field notes, notes and photographs. Subsequently, the data was used for Discursive Textual Analysis. The research revealed that chemistry teaching at CEMEAM is predominantly traditional and expository, exacerbated by transmission failures and energy outages, with no effective strategies to mitigate such issues. The integration of local culture into the content is sporadic and is at the discretion of the teaching teachers, resulting in practices that are neither consistent nor systematized. This situation points to the urgency of a pedagogical reformulation that fully develops the pillars of PCRand adapts teaching to the cultural and environmental complexity of the Amazon, promoting a more equitable education and cultivating students' cultural awareness. . 2024-09-05T03:15:55Z 2024-06-03 Dissertação TORRES NETO, Paulo. Ensino Presencial com Mediação Tecnológica (EPMT): a relação entre o processo de Ensino-Aprendizagem de Química e a Pedagogia Culturalmente Relevante (PCR) em três escolas estaduais situadas na região metropolitana de Manaus, Amazonas. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10348 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Importa, neste contexto, promover a equidade como princípio educativo, dando “visibilidade”
à mensagem emitida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (UNESCO) para 2030, que enfatiza assegurar a equidade na valorização dos estudantes,
sendo imprescindível a participação de todos. Particularmente, o ensino de química oferecido
pelo CEMEAM vem acontecendo há algum tempo, porém, sem um conhecimento a respeito de
como o ensino é pensado para o público do interior e de sua realidade. Tal circunstância suscitou
o seguinte questionamento de pesquisa: De que forma a percepção dos estudantes e
professores de escolas do CEMEAM contribuem para a promoção de uma Pedagogia
Culturalmente Relevante nas aulas de Química?Assim, essa pesquisa segue o seu rumo,
apoiando-se em teóricos da Pedagogia Culturalmente Relevante (Gloria Ladson-Billing,
Geneva Gay); da etnografia (Goetz e Lecompte e Pierre Bourdieu) e da narrativa (Jean
Clandinin e Michael Connelly). O estudo apresenta uma abordagem qualitativa do tipo
etnográfico e inclui a presença do pesquisador em três (3) escolas públicas estaduais situadas
nas regiões metropolitanas de Manaus, realizando observações in situ e fazendo o uso de
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predominantemente tradicional e expositivo, exacerbado por falhas nas transmissões e
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