Dissertação

A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica

Esta dissertação propôs como objetivo analisar o impacto do uso das tecnologias no perfil docente do ensino médio na modalidade presencial com mediação tecnológica frente às mudanças implementadas pelo novo currículo do ensino médio com as especificidades da zona rural no estado do Amazonas pa...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Luana Corrêa de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0346747233120028
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10358
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10358
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103582024-09-13T05:05:10Z A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica Souza, Luana Corrêa de Vicente, José Gil http://lattes.cnpq.br/0346747233120028 http://lattes.cnpq.br/8293479624572875 Matos, Glaucio Campos Gomes de http://lattes.cnpq.br/3029233831909914 Joanguete, Celestino Vaz Tomás Jone http://lattes.cnpq.br/0959471337062981 Barros, Rosemara Staub de http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 CIENCIAS HUMANAS Tecnologia Educação Atuação Docente Ensino Presencial Mediado por Tecnologia Esta dissertação propôs como objetivo analisar o impacto do uso das tecnologias no perfil docente do ensino médio na modalidade presencial com mediação tecnológica frente às mudanças implementadas pelo novo currículo do ensino médio com as especificidades da zona rural no estado do Amazonas particularmente no município de Iranduba. Além disso, buscou-se identificar a integração das tecnologias no perfil profissional docente, bem como a sua percepção sobre a cultura digital avaliando a adequação do perfil docente aos avanços tecnológicos. Por meio de uma metodologia baseada em triangulação de dados para que tivesse o máximo de aprofundamento quanto a descrição do objeto de estudo. Norbert Elias sustenta as principais análises desta dissertação, tornando-se o referencial teórico-metodológico central. Os resultados mostram o quanto os órgãos responsáveis em deliberar políticas públicas para a educação no Brasil e na Região Amazônica precisam caminhar para de fato termos a tecnologia aplicada à educação nas comunidades de zona rural, mas antes de tudo, é primordial um diagnóstico preciso da realidade dessas comunidades e dos profissionais de educação atuantes. Pois, compreendendo suas especificidades é que de fato as políticas públicas e as formações acadêmicas e continuadas serão efetivas nessa vasta região com tantas gentes em tantas Amazônias. This dissertation aimed to analyze the impact of technology usage on the teaching profile of high school education in the face-to-face modality with technological mediation, considering the changes implemented by the new high school curriculum and the specificities of rural areas in the state of Amazonas, particularly in the municipality of Iranduba. Additionally, it sought to identify the integration of technologies into the teaching professional profile, as well as their perception of digital culture, evaluating the adequacy of the teaching profile to technological advances. The methodology employed data triangulation to achieve maximum depth in describing the object of study. Norbert Elias provides the main analyses of this dissertation, becoming the central theoretical-methodological reference. The results demonstrate the extent to which the authorities responsible for deliberating public policies for education in Brazil and the Amazon Region need to progress in effectively applying technology to education in rural communities. However, before anything else, a precise diagnosis of the reality of these communities and the education professionals working in them is essential. Understanding their specificities is crucial for public policies and academic and continuing education programs to be effective in this vast region with so many diverse communities within the Amazon. Precisa inserir um tutorial passo a passo do autodepósito. A Educação Presencial Mediada por Tecnologia é uma particularidade regional que foi expandida a nível nacional, não tendo como mudar sua citação tal como dever ser escrita para que os leitores possam compreender. 2024-09-12T21:01:17Z 2024-07-09 Dissertação SOUZA, Luana Corrêa de. A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10358 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic CIENCIAS HUMANAS
Tecnologia
Educação
Atuação Docente
Ensino Presencial Mediado por Tecnologia
spellingShingle CIENCIAS HUMANAS
Tecnologia
Educação
Atuação Docente
Ensino Presencial Mediado por Tecnologia
Souza, Luana Corrêa de
A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
topic_facet CIENCIAS HUMANAS
Tecnologia
Educação
Atuação Docente
Ensino Presencial Mediado por Tecnologia
description Esta dissertação propôs como objetivo analisar o impacto do uso das tecnologias no perfil docente do ensino médio na modalidade presencial com mediação tecnológica frente às mudanças implementadas pelo novo currículo do ensino médio com as especificidades da zona rural no estado do Amazonas particularmente no município de Iranduba. Além disso, buscou-se identificar a integração das tecnologias no perfil profissional docente, bem como a sua percepção sobre a cultura digital avaliando a adequação do perfil docente aos avanços tecnológicos. Por meio de uma metodologia baseada em triangulação de dados para que tivesse o máximo de aprofundamento quanto a descrição do objeto de estudo. Norbert Elias sustenta as principais análises desta dissertação, tornando-se o referencial teórico-metodológico central. Os resultados mostram o quanto os órgãos responsáveis em deliberar políticas públicas para a educação no Brasil e na Região Amazônica precisam caminhar para de fato termos a tecnologia aplicada à educação nas comunidades de zona rural, mas antes de tudo, é primordial um diagnóstico preciso da realidade dessas comunidades e dos profissionais de educação atuantes. Pois, compreendendo suas especificidades é que de fato as políticas públicas e as formações acadêmicas e continuadas serão efetivas nessa vasta região com tantas gentes em tantas Amazônias.
author_additional Vicente, José Gil
author_additionalStr Vicente, José Gil
format Dissertação
author Souza, Luana Corrêa de
author2 http://lattes.cnpq.br/0346747233120028
author2Str http://lattes.cnpq.br/0346747233120028
title A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
title_short A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
title_full A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
title_fullStr A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
title_full_unstemmed A atuação docente na zona rural de Iranduba, Amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
title_sort atuação docente na zona rural de iranduba, amazonas: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino médio presencial com mediação tecnológica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10358
_version_ 1831970356706934784
score 11.753896