Tese

Educação para a sustentabilidade: o Programa Nacional Escolas Sustentáveis no contexto de escolas públicas de Manaus - Amazonas

As questões ambientais têm alcançado cada vez mais relevância nos debates e discussões políticas, econômicas e sociais. No âmbito educacional, tem sido objeto de atenção pela necessidade de formação para o desenvolvimento de valores e atitudes condizentes com a sustentabilidade ambiental. Nessa pers...

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Autor principal: Oliveira, Alexandre Nicolette Sodré
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9633092042971245
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10379
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103792024-09-25T05:05:56Z Educação para a sustentabilidade: o Programa Nacional Escolas Sustentáveis no contexto de escolas públicas de Manaus - Amazonas Education for sustainability: the national program sustainable schools in the context of public schools in Manaus – Amazonas Oliveira, Alexandre Nicolette Sodré Schweickardt, Kátia Helena Serafina Cruz http://lattes.cnpq.br/9633092042971245 http://lattes.cnpq.br/8016283662982106 Lopes, Maria Teresa Gomes Oliveira, Caroline Barroncas de Scudeller, Veridiana Vizoni . OUTROS: CIENCIAS Programa Escolas Sustentáveis Territórios Educadores Sustentáveis Sustentabilidade Socioambiental As questões ambientais têm alcançado cada vez mais relevância nos debates e discussões políticas, econômicas e sociais. No âmbito educacional, tem sido objeto de atenção pela necessidade de formação para o desenvolvimento de valores e atitudes condizentes com a sustentabilidade ambiental. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa foi analisar em que medida o Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) impactou nas escolas em tornar-se territórios educadores sustentáveis na cidade de Manaus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, sendo constituída de três etapas: pesquisa bibliográfica sobre as experiências internacionais de Educação para a Sustentabilidade (EpS) e das ações do PNES que foram realizadas no país; pesquisa documental em que analisamos a dimensão socioambiental contida nos Planos de Ação de 58 escolas participantes do PNES em Manaus; e, pesquisa de campo desenvolvida em duas escolas estaduais por meio de entrevista realizada com três professores, de modo a compreender como foi o processo de implementação e desenvolvimento do PNES em escolas da rede pública de educação de Manaus/Amazonas. Os dados da pesquisa foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo. Nesse contexto, o objetivo principal da tese foi compreender de que forma o PNES contribuiu para que escolas públicas participantes se tornassem territórios educadores sustentáveis em Manaus. Os resultados evidenciaram que a gestão escolar tem grande relevância como elemento integrador e que pode impulsionar as ações de educação para sustentabilidade (EpS). Também identificamos a necessidade de fortalecer o planejamento e o desenvolvimento de práticas socioambientais numa perspectiva interdisciplinar e, do uso pedagógico dos territórios educadores das escolas, tendo em vista que, muitas vezes, se constitui um desafio integrar a temática da sustentabilidade aos conteúdos curriculares numa abordagem abrangente sobre questões socioambientais. O PNES fez importantes contribuições: estimulou a comunidade escolar a conhecer mais o território de aprendizagem e seu entorno, estimulando uma inserção mais frequente das questões socioambientais nas dinâmicas pedagógicas e propiciando desenvolver o senso de pertencimento ao estimular a participação ativa em ações que buscaram soluções eficazes para problemas socioambientais. Um aspecto importante a destacar é que mesmo após a conclusão do PNES, as escolas têm se esforçado para continuar desenvolvendo ações de sustentabilidade em suas práticas pedagógicas. Assim concluímos que a escola se torna um território educador sustentável como resultado de um processo contínuo e de construção coletiva da sustentabilidade socioambiental. Portanto, argumentamos a partir dos dados da pesquisa que o PNES foi uma política pública educacional importante para o desenvolvimento de práticas pedagógicas socioambientais e que a educação para a sustentabilidade possibilita a superação da dicotomia sociedade-natureza, colaborando para o engajamento da construção de territórios educacionais sustentáveis. Environmental issues have become increasingly relevant in political, economic and social debates and discussions. In the educational sphere, it has been the subject of attention due to the need for training to develop values and attitudes consistent with environmental sustainability. From this perspective, the question that guided the research was to analyze the extent to which the National Sustainable Schools Program (PNES) impacted schools in becoming sustainable educational territories in the city of Manaus. This is a qualitative research, descriptive in nature, consisting of three stages: bibliographical research on the international experiences of Education for Sustainability (EpS) and the PNES actions that were carried out in the country; documentary research in which we analyzed the socio-environmental dimension contained in the Action Plans of 58 schools participating in the PNES in Manaus; and, field research carried out in two state schools through interviews with three teachers, in order to understand the process of implementing and developing the PNES in public schools in Manaus/Amazonas. The research data was analyzed using the Content Analysis method. In this context, the main objective of the thesis was to understand how the PNES contributed to participating public schools becoming sustainable educational territories in Manaus. The results showed that school management has great relevance as an integrative element and can boost education for sustainability (EpS) actions. We also identified the need to strengthen the planning and development of socio-environmental practices from an interdisciplinary perspective and the pedagogical use of schools' educational territories, bearing in mind that it is often a challenge to integrate the theme of sustainability into curricular content in an approach comprehensive coverage of socio-environmental issues. The PNES made important contributions: it encouraged the school community to learn more about the learning territory and its surroundings, encouraging a more frequent inclusion of socio-environmental issues in pedagogical dynamics and enabling the development of a sense of belonging by encouraging active participation in actions that sought effective solutions for socio-environmental problems. An important aspect to highlight is that even after the completion of the PNES, schools have made efforts to continue developing sustainability actions in their pedagogical practices. Thus, we conclude that the school becomes a sustainable educational territory as a result of a continuous process of collective construction of socio-environmental sustainability. Therefore, we argue from the research data that the PNES was an important educational public policy for the development of socio-environmental pedagogical practices and that education for sustainability makes it possible to overcome the society-nature dichotomy, contributing to the engagement in the construction of educational territories sustainable. 2024-09-24T20:12:36Z 2024-05-10 Tese OLIVEIRA, Alexandre Nicolette Sodré. Educação para a sustentabilidade: o Programa Nacional Escolas Sustentáveis no contexto de escolas públicas de Manaus - Amazonas. 2024. 269 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10379 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
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