/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os direitos humanos, especialmente no que se refere a uma exis...
Autor principal: | Silva, Genivaldo Oliveira da |
---|---|
Outros Autores: | Indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10511 |
Resumo: |
---|
A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente
nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das
últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os
direitos humanos, especialmente no que se refere a uma existência digna e à própria
vida. Esse fenômeno é geralmente dividido em duas categorias: escassez física,
quando há insuficiência de água devido a condições ecológicas locais, e escassez
econômica, resultante de infraestrutura hídrica inadequada. Diante desse contexto, o
presente estudo teve como objetivo desenvolver um produto técnico educacional que
abordasse o conceito da pegada hídrica, visando aprimorar a aprendizagem e
promover a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos,
especialmente no campo das ciências ambientais. O desenvolvimento desse produto
seguiu o método de estudo de caso, com a aplicação de atividades de pesquisa
participante. O produto técnico elaborado inclui um roteiro de atividades voltadas para
ações educacionais mais dinâmicas e desafiadoras, incentivando a curiosidade e a
exploração do conhecimento relacionado aos recursos hídricos. Além disso, ele busca
ressignificar as metodologias aplicadas durante a Semana da Água nas escolas de
ensino básico, proporcionando uma abordagem mais interativa e envolvente sobre o
tema. |