/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Análise do livro didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas: um olhar sobre conteúdos de ciência do solo
Análise do Livro Didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas sob um olhar do conteúdo sobre a Ciência do Solo. A pesquisa realizou-se numa metodologia de investigação exploratória qualitativa e quantitativa, baseando-se nas análises dos livros didáticos, respaldada em vá...
Autor principal: | Fonseca, Almerinda Leite |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2907900146415783 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10412 |
Resumo: |
---|
Análise do Livro Didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas sob um
olhar do conteúdo sobre a Ciência do Solo. A pesquisa realizou-se numa metodologia de
investigação exploratória qualitativa e quantitativa, baseando-se nas análises dos livros
didáticos, respaldada em vários referenciais teórico, verificando-se lacunas do conteúdo solo,
apresentando informações cruciais, para sustentar as argumentações levantadas nesta
investigação e elucidar os conteúdos sobre solo abordados nos Livros Didáticos do Ensino
Fundamental II. Os pressupostos conceituais foram determinantes para examinar o conteúdo
dos livros didáticos, envolvendo os municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e
Borba. As análises foram feitas nos livros de Ciências Naturais. Os temas priorizam atividades
práticas sobre uso, conservação e degradação do solo. Durante a pesquisa, foram examinados
cinco livros didáticos, especificamente de cada município, provenientes das escolas públicas.
Durante esse período tivemos a oportunidade de conversas com as secretárias de educação dos
referidos munícipio onde apresentou-se de maneira solicita, aos encaminhamos a equipe
pedagógica responsável pela aquisição dos livros didáticos. Entretanto os conteúdos sobre o
solo vêm ao encontro das perspectivas, futuras na ampliação e compreensão de diversos
conteúdo que possa contribuir de maneira significativa como ferramenta pedagógica e
educacional para melhoria dos livros didáticos que possa contribuir e enriquecer mais ainda a
nossa educação ambiental nos conhecimentos sobre o solo no Sul do Amazonas. Desta forma,
é importante que haja uma revisão e atenção contínua para garantir que o conteúdo seja
abordado de maneira abrangente e aprofundada, proporcionando aos estudantes uma
compreensão sólida e completa sobre esse importante aspecto do meio ambiente. |