Dissertação

Análise do livro didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas: um olhar sobre conteúdos de ciência do solo

Análise do Livro Didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas sob um olhar do conteúdo sobre a Ciência do Solo. A pesquisa realizou-se numa metodologia de investigação exploratória qualitativa e quantitativa, baseando-se nas análises dos livros didáticos, respaldada em vá...

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Autor principal: Fonseca, Almerinda Leite
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2907900146415783
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10412
Resumo:
Análise do Livro Didático de ciência natural de escolas públicas do Sul do Amazonas sob um olhar do conteúdo sobre a Ciência do Solo. A pesquisa realizou-se numa metodologia de investigação exploratória qualitativa e quantitativa, baseando-se nas análises dos livros didáticos, respaldada em vários referenciais teórico, verificando-se lacunas do conteúdo solo, apresentando informações cruciais, para sustentar as argumentações levantadas nesta investigação e elucidar os conteúdos sobre solo abordados nos Livros Didáticos do Ensino Fundamental II. Os pressupostos conceituais foram determinantes para examinar o conteúdo dos livros didáticos, envolvendo os municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí e Borba. As análises foram feitas nos livros de Ciências Naturais. Os temas priorizam atividades práticas sobre uso, conservação e degradação do solo. Durante a pesquisa, foram examinados cinco livros didáticos, especificamente de cada município, provenientes das escolas públicas. Durante esse período tivemos a oportunidade de conversas com as secretárias de educação dos referidos munícipio onde apresentou-se de maneira solicita, aos encaminhamos a equipe pedagógica responsável pela aquisição dos livros didáticos. Entretanto os conteúdos sobre o solo vêm ao encontro das perspectivas, futuras na ampliação e compreensão de diversos conteúdo que possa contribuir de maneira significativa como ferramenta pedagógica e educacional para melhoria dos livros didáticos que possa contribuir e enriquecer mais ainda a nossa educação ambiental nos conhecimentos sobre o solo no Sul do Amazonas. Desta forma, é importante que haja uma revisão e atenção contínua para garantir que o conteúdo seja abordado de maneira abrangente e aprofundada, proporcionando aos estudantes uma compreensão sólida e completa sobre esse importante aspecto do meio ambiente.