Tese

Avaliação dos diferentes métodos encontrados na literatura para a obtenção de imunoglobulinas séricas de tambaqui (Colossoma macropomum)

Em 2050, a população mundial deverá atingir 9,5 bilhões de habitantes e frente a esse crescimento a produção de proteína animal precisará expandir para atender ao consumo dessa população. A principal atividade da piscicultura, no Brasil, é o cultivo de peixes de água doce, sendo a espécie mais criad...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Rafael Luckwu de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1959959850368416, https://orcid.org/0000-0001-9087-3822
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10488
Resumo:
Em 2050, a população mundial deverá atingir 9,5 bilhões de habitantes e frente a esse crescimento a produção de proteína animal precisará expandir para atender ao consumo dessa população. A principal atividade da piscicultura, no Brasil, é o cultivo de peixes de água doce, sendo a espécie mais criada, na região Norte, o tambaqui (Colossoma macropomum), pelas suas características econômicas, seu sabor e rusticidade. No entanto, um dos entraves encontrados na piscicultura é a manutenção da sanidade animal, pois, por exemplo, bactérias e parasitas intestinais podem gerar grandes perdas econômicas por causarem morbidade e mortalidade na criação. Este trabalho é a continuação do projeto de Mestrado cujos resultados foram a relação dos principais agentes infecciosos, estudados pela comunidade científica, que acometem o tambaqui, e o desenvolvimento de um protocolo para o isolamento das imunoglobulinas totais séricas de tambaqui, purificar e comparar os métodos de obtenção de imunoglobulinas séricas de Tambaqui a fim de auxiliarmos no desenvolvimento de ferramentas para a elucidação da efetividade de futuras vacinas e kits de diagnóstico. Avaliamos a precipitação com ácido caprílico (AC), sulfato de amônio (SAS) e a combinação de ambos os métodos, seguida de cromatografia de exclusão molecular e afinidade. O AC, em pH 5, mostrou-se mais eficiente na purificação, especialmente ao ser purificado após as colunas Superdex 200, Sephacryl 200 e Superose 6. A combinação de AC e SAS, bem como a cromatografia de afinidade, não obtiveram resultados satisfatórios. Os resultados obtidos contribuem para o desenvolvimento de ferramentas diagnósticas e de controle de doenças em piscicultura. Como conclusão, as descobertas desta pesquisa representam um passo crucial para o isolamento e caracterização de imunoglobulinas séricas, o que auxiliará no desenvolvimento de ferramentas para diagnóstico e controle de doenças na piscicultura do tambaqui.