Dissertação

A (re)construção identitária de professores de inglês em serviço: um estudo de caso na educação pública municipal em Manaus (Am) durante a pandemia de Covid 19

Esta dissertação envolveu uma pesquisa situada na Linguística Aplicada sob perspectiva interdisciplinar, cujo objetivo geral foi investigar a identidade e a formação contínua do professor de inglês em serviço na Secretária de Educação Municipal de Manaus (SEMED), no período pandêmico de março a deze...

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Autor principal: Pinheiro, William Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1902346817294369, https://orcid.org/0000-0002-5072-4854
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10500
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105002024-11-26T05:06:26Z A (re)construção identitária de professores de inglês em serviço: um estudo de caso na educação pública municipal em Manaus (Am) durante a pandemia de Covid 19 Pinheiro, William Silva Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/1902346817294369 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Tílio, Rogério Casanovas http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 Costa, Leonard Christy de Souza http://lattes.cnpq.br/6253814174927313 https://orcid.org/0000-0002-5072-4854 Professores de inglês - Formação COVID-19, Pandemia de, 2020- LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Identidade Professores de Inglês Formação Contínua Estudo de caso Pandemia do COVID-19 Esta dissertação envolveu uma pesquisa situada na Linguística Aplicada sob perspectiva interdisciplinar, cujo objetivo geral foi investigar a identidade e a formação contínua do professor de inglês em serviço na Secretária de Educação Municipal de Manaus (SEMED), no período pandêmico de março a dezembro de 2020, causado pela doença COVID-19. A pesquisa contou com dois objetivos específicos: 1) refletir acerca da identidade dos professores de inglês da educação pública de Manaus no período pandêmico; 2) entender a questão da identidade do professor de inglês durante a pandemia de COVID-19. O aporte teórico está organizado em dois capítulos, o primeiro trata sobre identidade, identidade na Linguística Aplicada, Construção e (Re)Construção de identidade de Professores com base em Habermas (1988), Ricoeur (1990), Giddens (1991), Almeida (2001), Moita Lopes (2002), Firth e Wagner (2007), Deters (2011), Miranda (2012), Celani (2016), Silva (2019) e Frank e Conceição (2021). O segundo capítulo trata sobre a formação contínua de professores, formação de professores de inglês e formação de professores como intelectuais formadores e está baseado em Kumaravadivelu (2003), Magalhães (2003), Sousa Santos (2007), Lopes (2013), Jordão (2014) e Celani (2017). Quanto à metodologia da pesquisa, trata-se de um estudo centrado na abordagem qualitativa com base em Denzin e Lincoln (2006) e Creswell (2014). Foi um estudo de caso de acordo com os postulados de Yin (2001), Stake (2003), Chizzotti (2006) e Dörnyei (2010). O contexto da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com três escolas e três participantes. Para a geração de dados, a pesquisa contou com dois instrumentos, questionários de perfil e investigativo, com base em Cervo e Bervian (2002), Gil (2008) e Araújo (2019), e entrevista do tipo semiestruturada, com base em Laville e Dionne (1999), Kvale (2007) e Qu e Dumay (2011). Para a análise dos dados, foram adotadas duas teorias, Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2016), e a Análise Textual Discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2020). Os resultados do estudo indicaram que a identidade do professor em serviço é marcada por diárias (re)construções, seja elas por meio da sua posição em relação a sua classe profissional, seja pelos estigmas que a disciplina que ministram possui. Os dados ainda revelaram que a identidade do professor no período pandêmico foi impactada por diversas formas, contudo, após esse cenário, os professores se sentem mais fortalecidos para o enfrentamento dos desafios que permeiam o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública. This dissertation involved research situated in Applied Linguistics from an interdisciplinary perspective, with the overall goal of investigating the identity and ongoing development of in-service English teachers at the Municipal Department of Education of Manaus (SEMED) during the pandemic period from March to December 2020, caused by the COVID-19 disease. The research had two specific objectives: 1) to reflect on the identity of public-school English teachers in Manaus during the pandemic period; 2) to understand the issue of teacher identity during the COVID-19 pandemic. The theoretical framework is organized into two chapters. The first chapter deals with Identity, Identity in Applied Linguistics, Construction, and (Re)Construction of Teacher Identity based on Habermas (1988), Ricoeur (1990), Giddens (1991), Almeida (2001), Moita Lopes (2002), Firth and Wagner (2007), Deters (2011), Miranda (2012), Celani (2016), Silva (2019), and Frank and Conceição (2021). The second chapter addresses the ongoing professional development of teachers, English teacher education, and teacher training as intellectual educators based on Kumaravadivelu (2003), Magalhães (2003), Sousa Santos (2007), Lopes (2013), Jordão (2014), and Celani (2017). Regarding the research methodology, it is a study centered on the qualitative approach based on Denzin and Lincoln (2006) and Creswell (2014). It was a case study according to the postulates of Yin (2001), Stake (2003), Chizzotti (2006), and Dörnyei (2010). The research context was the Municipal Department of Education (SEMED) and involved three schools and three participants. For data generation, the research utilized two instruments: profile and investigative questionnaires based on Cervo and Bervian (2002), Gil (2008), and Araújo (2019), and semi-structured interviews based on Laville and Dionne (1999), Kvale (2007), and Qu and Dumay (2011). For data analysis, two theories were adopted: Content Analysis, based on Bardin (2016), and Discursive Textual Analysis, based on Moraes and Galiazzi (2020). The results of the study indicated that the identity of in-service teachers is marked by daily (re)constructions, whether through their position in relation to their professional class or the stigmas associated with the discipline they teach. The data also revealed that teacher identity during the pandemic period was impacted in various ways; however, after this scenario, teachers feel more empowered to face the challenges that surround English language teaching in public schools. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-11-25T15:41:09Z 2023-12-20 Dissertação SILVA, William Pinheiro da. A (re)construção identitária de professores de inglês em serviço: um estudo de caso na educação pública municipal em Manaus (AM) durante a pandemia de Covid-19. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10500 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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