Dissertação

Coordenação motora e leitura: a gênese de um jogo de tabuleiro para a Educação Física Escolar

Nosso objetivo foi verificar se existe associação entre o nível de coordenação motora grossa e o desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo é do tipo de associação sem interferencia entre variaveis, conduzida em uma escola da rede municipal de ensino. Envolv...

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Autor principal: Lima, Mayza Batalha Mendonça
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1234567891234567, https://orcid.org/ 0000-0000-0000-0000
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10522
Resumo:
Nosso objetivo foi verificar se existe associação entre o nível de coordenação motora grossa e o desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo é do tipo de associação sem interferencia entre variaveis, conduzida em uma escola da rede municipal de ensino. Envolveu 188 escolares, com idades entre 9 e 11 anos, de ambos os gêneros, matriculados nos anos iniciais (4º e 5º). Os instrumentos utilizados foram a Bateria de Teste em Avaliação Motora – KTK e as Provas de Avaliação dos Processos em Leitura - PROLEC. Os resultados mostraram que 20% (38) dos participantes apresentaram insuficiência na coordenação motora; 23,5% (44) perturbação na coordenação motora; 54,5% (102) coordenação normal; e 2% (4) boa coordenação. Na estrutura gramatical, 91% (171) teve desempenho normal e 9% (17) dificuldades; na Compreensão de orações 74% (139) mostrou desempenho normal e 26% (49) dificuldades; na Compreensão de Texto 49% (92) apresentou desempenho "normal"; 51% (96) dificuldades. A análise inferencial não detectou associações de média e grandes magnitudes entre as variaveis estudadas, portanto a hipotese de nosso estudo não foi confirmada. Ressaltamos porém a necessidade de investigar possíveis associações com as demais variaveis que compoe o processo de leitura.