Dissertação

Coordenação motora e leitura: a gênese de um jogo de tabuleiro para a Educação Física Escolar

Nosso objetivo foi verificar se existe associação entre o nível de coordenação motora grossa e o desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo é do tipo de associação sem interferencia entre variaveis, conduzida em uma escola da rede municipal de ensino. Envolv...

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Autor principal: Lima, Mayza Batalha Mendonça
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1234567891234567, https://orcid.org/ 0000-0000-0000-0000
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10522
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105222024-12-07T05:05:02Z Coordenação motora e leitura: a gênese de um jogo de tabuleiro para a Educação Física Escolar Lima, Mayza Batalha Mendonça Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/1234567891234567 http://lattes.cnpq.br/1234567891234567 Souza, Cleverton José Farias de Bruzi, Alessandro Teodoro https://orcid.org/ 0000-0000-0000-0000 Desempenho psicomotor Psicomotricidade Capacidade motora em crianças CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Avaliação Motora Desempenho Escolar Desempenho Motor Ensino Fundamental Educação Física Escolar Amazônia Nosso objetivo foi verificar se existe associação entre o nível de coordenação motora grossa e o desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo é do tipo de associação sem interferencia entre variaveis, conduzida em uma escola da rede municipal de ensino. Envolveu 188 escolares, com idades entre 9 e 11 anos, de ambos os gêneros, matriculados nos anos iniciais (4º e 5º). Os instrumentos utilizados foram a Bateria de Teste em Avaliação Motora – KTK e as Provas de Avaliação dos Processos em Leitura - PROLEC. Os resultados mostraram que 20% (38) dos participantes apresentaram insuficiência na coordenação motora; 23,5% (44) perturbação na coordenação motora; 54,5% (102) coordenação normal; e 2% (4) boa coordenação. Na estrutura gramatical, 91% (171) teve desempenho normal e 9% (17) dificuldades; na Compreensão de orações 74% (139) mostrou desempenho normal e 26% (49) dificuldades; na Compreensão de Texto 49% (92) apresentou desempenho "normal"; 51% (96) dificuldades. A análise inferencial não detectou associações de média e grandes magnitudes entre as variaveis estudadas, portanto a hipotese de nosso estudo não foi confirmada. Ressaltamos porém a necessidade de investigar possíveis associações com as demais variaveis que compoe o processo de leitura. Our objective was to verify whether there is an association between the level of gross motor development and the reading performance of elementary school students in the early years. This study is of the type of association without interference between variables, conducted in a municipal school. It involved 188 students, aged between 9 and 11, of both genders, enrolled in the initial years (4th and 5th). The instruments used were the Motor Assessment Test Battery – KTK and the Reading Process Assessment Tests – PROLEC. The results demonstrated that 20% (38) of the participants had insufficient motor coordination; 23.5% (44) disturbance in motor coordination; 54.5% (102) normal coordination; and 2% (4) good cooperative. In grammatical structure, 91% (171) had normal performance and 9% (17) had difficulties; in Sentence Understanding, 74% (139) showed normal performance and 26% (49) had difficulties; in Text Comprehension 49% (92) showed “normal” performance; 51% (96) difficulties. The inferential analysis did not detect media associations and large magnitudes between the variables studied, therefore the hypothesis of our study was not confirmed. We emphasize, however, the need to investigate possible associations with the other variables that make up the reading process 2024-12-06T15:37:24Z 2024-06-11 Dissertação LIMA, Mayza Batalha Mendonça de. Coordenação motora e leitura: a gênese de um jogo de tabuleiro para a Educação Física Escolar. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10522 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação Física
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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topic Desempenho psicomotor
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description Nosso objetivo foi verificar se existe associação entre o nível de coordenação motora grossa e o desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo é do tipo de associação sem interferencia entre variaveis, conduzida em uma escola da rede municipal de ensino. Envolveu 188 escolares, com idades entre 9 e 11 anos, de ambos os gêneros, matriculados nos anos iniciais (4º e 5º). Os instrumentos utilizados foram a Bateria de Teste em Avaliação Motora – KTK e as Provas de Avaliação dos Processos em Leitura - PROLEC. Os resultados mostraram que 20% (38) dos participantes apresentaram insuficiência na coordenação motora; 23,5% (44) perturbação na coordenação motora; 54,5% (102) coordenação normal; e 2% (4) boa coordenação. Na estrutura gramatical, 91% (171) teve desempenho normal e 9% (17) dificuldades; na Compreensão de orações 74% (139) mostrou desempenho normal e 26% (49) dificuldades; na Compreensão de Texto 49% (92) apresentou desempenho "normal"; 51% (96) dificuldades. A análise inferencial não detectou associações de média e grandes magnitudes entre as variaveis estudadas, portanto a hipotese de nosso estudo não foi confirmada. Ressaltamos porém a necessidade de investigar possíveis associações com as demais variaveis que compoe o processo de leitura.
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