Dissertação

Uma análise de conteúdo de livros didáticos de alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Manaus-Am: qual o potencial emancipador?

O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o potencial emancipador dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1° e 2° ano do ensino fundamental utilizados pela rede municipal de educação de Manaus, por meio de um modelo de análise de conteúdo qualitativa de livro didático. O tema...

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Autor principal: Aragão, Clijes Ramos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7834383016449178
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10532
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105322024-12-11T05:05:43Z Uma análise de conteúdo de livros didáticos de alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Manaus-Am: qual o potencial emancipador? Aragão, Clijes Ramos Silva, Fabrício Valentim da http://lattes.cnpq.br/7834383016449178 http://lattes.cnpq.br/7907037135314095 Teles, Nayana Cristina Gomes http://lattes.cnpq.br/8376255767367217 Oliveira, Fernando Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/7112621592674917 CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Livro Didático Alfabetização Potencial emancipatório Pensamento crítico O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o potencial emancipador dos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1° e 2° ano do ensino fundamental utilizados pela rede municipal de educação de Manaus, por meio de um modelo de análise de conteúdo qualitativa de livro didático. O tema mostra-se relevante, pois leva em consideração que o livro didático é usado cotidianamente por professores e estudantes como ferramenta orientadora dos padrões teóricos e metodológicos que são adotados durante o ano letivo e, dessa forma, manifesta a cultura escolar, o currículo e os conteúdos estipulados pelo sistema de ensino, assim como influencia na formação dos estudantes. Diante disso, esta pesquisa buscou responder: Qual o potencial emancipatório dos livros didáticos analisados e ainda o tipo de cidadão que se intenciona formar a partir deles? Em busca das respostas para essa pergunta, este estudo estabeleceu três objetivos específicos: 1) descrever o itinerário do PNLD no contexto educacional e o impacto da PNA 2019 no edital de 2023; 2) evidenciar as dimensões ideológicas, cognitivas e cidadã da alfabetização desse material didático utilizando uma modelagem conceitual de análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos; 3) identificar o perfil de cidadão que se intenciona formar com base nas orientações pedagógicas dos livros do professor. Como resultado, a pesquisa apontou que o conteúdo dos livros didáticos avaliados não é favorável ao desenvolvimento de uma alfabetização emancipadora, além de mostrar que as suas orientações pedagógicas estão voltadas para o cidadão pessoalmente responsável, que é o tipo de cidadão mais básico abordado por Westheimer e Kahne (2004). The main objective of this work was to investigate the emancipatory potential of Portuguese language textbooks for the 1st and 2nd years of elementary school used by the municipal education network of Manaus through a qualitative textbook content analysis model. The theme is relevant, as it takes into account that the textbook is used daily by teachers and students as a guiding tool for the theoretical and methodological standards that are adopted during the school year and thus manifests the school culture, curriculum and contents stipulated by the education system, as well as influences the education of students. In view of this, this research sought to answer What is the emancipatory potential of the textbooks analyzed and also the type of citizen to be formed from them? In search of the answers to this question, this study established three specific objectives: 1) to describe the PNLD itinerary in the educational context and the impact of the 2019 PNA on the 2023 public notice; 2) to highlight the ideological, cognitive and citizen dimensions of the literacy of this didactic material using a conceptual modeling of qualitative content analysis of textbooks; 3) identify the profile of the citizen that is intended to be formed based on the pedagogical guidelines of the teacher's books. As a result, the research pointed out that the content of the textbooks evaluated is not favorable to the development of an emancipatory literacy, in addition to showing that its pedagogical orientations are aimed at the personally responsible citizen, which is the most basic type of citizen addressed by Westheimer and Kahne (2004). 2024-12-10T22:31:28Z 2024-10-01 Dissertação ARAGÃO, Clijes Ramos. Uma análise de conteúdo de livros didáticos de alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Manaus-Am: qual o potencial emancipador?. 2024. 984 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10532 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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