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Tese
As políticas de alfabetização e o avanço da hegemonia mercantilista em Manaus
A presente tese de doutorado defende que a investigação da natureza das políticas de alfabetização se faz mister para a compreensão do fenômeno da relação das políticas de alfabetização com as mudanças ocorridas no trabalho do(a) alfabetizador(a). Sustenta-se a tese de que a investigação e explicita...
Autor principal: | Silva, Rosângela Fernandes da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5939844696501087, https://orcid.org/000.0002.0244-1649 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10551 |
Resumo: |
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A presente tese de doutorado defende que a investigação da natureza das políticas de alfabetização se faz mister para a compreensão do fenômeno da relação das políticas de alfabetização com as mudanças ocorridas no trabalho do(a) alfabetizador(a). Sustenta-se a tese de que a investigação e explicitação das determinações fundamentais do fenômeno das políticas de alfabetização no Brasil, em particular em Manaus (AM), contribui para o enfrentamento dos processos contraditórios que constituem a relação mistificada e mistificadora entre economia, política, método e trabalho docente. O objetivo principal desse estudo foi analisar as mediações constitutivas das políticas de alfabetização. Para sua consecução, se especificou explicitar as mediações que determinam as políticas de alfabetização na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Realizou-se uma pesquisa documental. Como procedimento de produção e interpretação da informação, utilizou-se, respectivamente, os documentos e os núcleos de significação. Tomou-se o materialismo histórico-dialético como prelúdio teórico-metodológico para fundamentar a produção da informação, bem como a análise e interpretações. A primeira seção da tese esboça o dado empírico, a partir do qual alicerça a tematização das políticas de alfabetização a ser elaborada criticamente no pensamento em seu movimento histórico e dialético. A segunda seção explicita os prolegômenos sobre a alfabetização como objeto social concreto e sua relação com a escola, por meio da qual se historiciza a análise da relação da alfabetização e suas intrínsecas relações de produção da vida material. Enquanto a terceira seção apresenta os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa pela qual os dados foram produzidos para posterior análise, na quarta seção, é apresentada a análise e interpretação do material empírico, produzido por meio do procedimento de núcleos de significação. Nas considerações finais, pode-se afirmar que as significações objetivadas nos documentos carregam as determinações econômicas, políticas e ideológicas do capitalismo, ideário assumido pela burguesia nacional e internacional, que tem no Estado um contemporizador dos seus interesses, e buscam se apropriar da produção da classe trabalhadora, revertida em recursos públicos que financiam os interesses coletivos, dentre eles, a educação pública. Assim, os recursos públicos são objeto de disputa de grupos privados, que migram para a educação para aumentar as margens de lucro de seus negócios, agora sem custos fixos, pois utilizam toda a estrutura física e de pessoal, notoriamente sem compromisso com a alfabetização de milhares de brasileiros, que dependem exclusivamente da educação pública e nela desenvolvem o pensamento conceitual e, assim, prospectivamente, operar na prática social na direção da humanização. Fez-se um movimento interpretativo sobre a particularidade do fenômeno em Manaus, a fim de se aproximar dos efeitos das políticas de alfabetização neoliberais, razão da necessidade de mais investigações acerca do tema. |