Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação em tempo integral na rede municipal de ensino de Mãe do Rio-PA: avanços, dificuldades e perspectivas

O estudo insere-se no campo das políticas públicas, tendo como objeto de análise a educação em tempo integral realizada através dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação na Rede Municipal de Ensino do Município de Mãe do Rio-PA. Analisa a implementação da política de educação em tempo integra...

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Autor principal: BATISTA, Maria Cristiane da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/953
Resumo:
O estudo insere-se no campo das políticas públicas, tendo como objeto de análise a educação em tempo integral realizada através dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação na Rede Municipal de Ensino do Município de Mãe do Rio-PA. Analisa a implementação da política de educação em tempo integral através da execução dos programas acima citados, discutindo os avanços, as dificuldades e as perspectivas para o campo educacional. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo, fundamentada no paradigma qualitativo de pesquisa. Para a obtenção dos dados empíricos utilizou-se da entrevista estruturada, a qual foi realizada com três coordenadores pedagógicos atuantes em escolas públicas do município onde os mencionados programas de educação em tempo integral foram/estão sendo realizados. A discussão dos resultados se deu a partir da literatura especializada do campo da educação em tempo integral, a qual aponta as principais concepções de educação integral em tempo integral que se apresentaram no cenário educacional brasileiro desde o século XX até a atualidade. Destaca as ideias defendidas por Anísio Teixeira e suas principais contribuições para o campo da educação, trazendo as considerações de vários autores que discutem sobre o objeto de investigação como Paro (1988), Cavaliere (2010), Ribeiro (2017), entre outros. Os resultados constatados ao decorrer da pesquisa apontam que o programa Mais Educação, apesar de ter impactado positivamente no ensino aprendizagem dos alunos, não alcançou totalmente os objetivos esperados. Houve diversas barreiras que impediram melhores resultados, como a infraestrutura precária que se encontra na maioria das escolas, a falta de espaço físico para realização das atividades, pouco apoio por parte da SEMED e a falta de credibilidade no programa. As perspectivas ao Novo Mais Educação relacionado ao programa anterior são mais otimistas por parte dos coordenadores pedagógicos, os mesmo acreditam que uma mudança nas condições físicas das escolas, um bom apoio pedagógico e financeiro e maior investimento em capacitação profissional são essenciais para que se consiga alcançar as metas pretendidas que não foram alcançadas anteriormente.