Dissertação

A implantação do novo ensino médio no contexto do ensino mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária no Amazonas: a perspectiva dos jovens estudantes

O trabalho investiga a implantação do Novo Ensino Médio no contexto do ensino presencial mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária de Manaus, a partir da perspectiva dos jovens estudantes. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem da pesquisa qualitativa reconstrutiv...

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Autor principal: Castro, Juliana Mota de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3962437023023716, https://orcid.org/0009-0001-9239-5737
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10588
Resumo:
O trabalho investiga a implantação do Novo Ensino Médio no contexto do ensino presencial mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária de Manaus, a partir da perspectiva dos jovens estudantes. A pesquisa foi desenvolvida segundo a abordagem da pesquisa qualitativa reconstrutiva (Bohnsack, 2020), utilizando como principal procedimento metodológico, os Grupos de Discussão, na perspectiva do Método Documentário (Mannheim, 1952). A metodologia incorporou também uma revisão da literatura e a análise da Proposta Curricular Pedagógica do Ensino Médio do Amazonas e do Referencial Curricular Amazonense do Ensino Médio. Considerando a escola como o lugar onde as transformações anunciadas pelo novo ensino médio serão inicialmente percebidas, este estudo faz uma análise da Reforma a partir da escuta de um grupo de sujeitos cujas trajetórias escolares ficarão marcadas por fazerem parte das primeiras turmas do chamado Novo Ensino Médio no estado do Amazonas. Foram realizados 3 grupos de discussão com jovens do sexo masculino e feminino, matriculados no Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologias de uma escola da zona rural rodoviária da capital amazonense. Os resultados da pesquisa apontam que, na rede estadual do Amazonas, a implantação do Novo Ensino Médio não atende às demandas dos jovens locais. A análise do ensino médio mediado por tecnologias em uma escola da zona rural rodoviária mostra que, apesar de haver recursos tecnológicos disponíveis, a infraestrutura e suporte tecnológico ainda são limitados. A perspectiva dos jovens sobre a implantação do NEM revela que a maioria dos estudantes entrevistados sentem uma desconexão entre o currículo e suas realidades e interesses, demandando por maior participação na definição do que é ensinado.