Tese

Entre a realidade e a Ilusão do Ensino Remoto em Moçambique – perceções e contextos. caso da Universidade Licungo

Com o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de...

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Autor principal: Lameira, Iolanda Domingos Estêvão David
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1272359087935531, https://orcid.org/0000-0002-6017-2846
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9562
Resumo:
Com o surgimento da COVID-19, no final ano de 2019, e sua proliferação em 2020, surgiram dificuldades de adequação ao ‘novo normal’ em diversos setores, dentre eles, o da educação, que exigiu tanto dos alunos, quanto dos professores e de toda a comunidade escolar adaptações para a nova modalidade de ensino, o Ensino Remoto. Articulado às nossas vivências, experiências e ao fato de que as Tecnologias Digitais vêm tomando o seu lugar no mundo, indagamos nessa pesquisa: Como a formação inicial e continuada de professores poderia reduzir o impacto de situações de atuação remota vivenciados durante a recente emergência sanitária internacional 2020-2021? Nesta direção, a presente pesquisa, realizada ao abrigo do Doutorado em Educação no PPGE/UFAM, visa de forma geral descrever características de infraestruturas instaladas associadas ao ensino-estudo mediados por Plataformas Digitais de aprendizagem on-line na Universidade Licungo, como resposta educacional à emergência sanitária internacional 2020-2021(COVID-19), associando às necessidades de ajustes curriculares na formação inicial e continuada de docentes. De abordagem qualitativa, a pesquisa em questão é pautada por um Estudo de Caso, tendo como participantes, estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Assim, adotamos como instrumentos para a recolha das informações o questionário elaborado e disponibilizado pela plataforma digital Google Forms cujo link foi enviado por Email e por WhatsApp, e a entrevista semiestruturada. Recorremos a questionários próprios compostos por perguntas abertas e fechadas, que foram respondidas de forma anonima e voluntária por 53 estudantes da Universidade Licungo - Extensão da Beira distribuídas em 3 secções a saber: I) Identificação e contexto; II) Informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem durante o período de 2020-2021 III) Informações sobre o rendimento acadêmico dos estudantes durante a emergência sanitária internacional. A entrevista foi realizada pela plataforma Google Meet a 3 estudantes da mesma Universidade. Os resultados mostraram que na perceção dos estudantes os professores possuem fragilidades quanto às habilidades para lecionação por meio das plataformas digitais, tanto que a forma de interação mais usada pelos professores foi o whatsApp que não necessariamente é uma plataforma educativa. As Plataformas Digitais proporcionam um apoio ao processo de ensino-estudo-aprendizagem, não só para acesso aos conteúdos, mas também na interação professor-estudante e trabalhos em grupo e quando bem usada dá continuidade ao trabalho presencial. A pesquisa mostrou que no contexto de Moçambique, o ensino remoto impôs novos desafios para as IES, uma vez que os estudantes se ressentem da falta de preparo para lidar com Plataformas Digitais e na sua perceção, os docentes enfrentam as mesmas dificuldades. Daí que, essas fragilidades influenciaram no rendimento dos estudantes e sugerem que há necessidade de fortalecer a planificação para atualização tecnológica da infraestrutura escolar por meio de investimentos contínuos para a otimização do processo de ensino-estudo-aprendizagem em sentido amplo inclusive com o uso de tecnologia digitais existentes.