/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
A utilização dos vídeos documentários no ensino da Geografia
O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia na Escola Estadual São...
Autor principal: | Gomes, João Euder |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/628 |
Resumo: |
---|
O Presente trabalho apresenta o resultado de pesquisa na qual foi investigado a utilização de
vídeos documentários no ensino da Geografia. A investigação teve como objetivo analisar a
contribuição desses vídeos documentários como suporte didático para o Ensino da Geografia
na Escola Estadual São José Operário, na cidade de Parintins/AM. Amparando-se nos aportes
teóricos de Campos (2009), Cury (2008), Passini (2007), dentre outros, a observação, de
caráter qualitativo descritivo, realizou-se através de abordagens para o ensino de Geografia
por meio de vídeos e documentários. Em seguida, foram aplicados questionários e entrevistas
para melhor compreensão do fenômeno sob investigação. Os resultados indicaram as
concepções dos professores e alunos a respeito da importância da cognição e utilização desses
recursos didáticos para amenizar eventuais dificuldades encontradas pelos professores ao
inserir os aparelhos tecnológicos nas aulas de Geografia, conseqüentemente, melhorando o
processo de ensino aprendizagem dessa importante disciplina na construção do conhecimento
escolar. Diante disso, sugere-se o uso dos vídeos documentários devido à nova maneira de
exposição das aulas e a interação com os aparelhos tecnológicos, a compreensão a partir das
imagens, de sons e conteúdos partindo do concreto, do visível, tornando as aulas dinâmicas e
complementares aos conteúdos trabalhados. |