Dissertação

Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano

Este trabalho apresenta experiências docentes em sala de aula para o Mestrado em Artes. Está sendo realizado no Colégio Militar Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPMV) com as turmas do 6º ano fundamental II. Descreve inicialmente propostas de exercícios práticos, com o intuito de promover e des...

ver descrição completa

Autor principal: Viana, Deuker Tavares
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2672787381079553
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10620
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10620
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106202025-01-24T05:06:27Z Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano Cómics: una aproximación creativa producida por alumnos de 6º de primaria Comics: a creative approach produced by 6th grade students La BD : une démarche créative réalisée par des élèves de 6e Viana, Deuker Tavares Lopes, Valter Frank de Mesquita http://lattes.cnpq.br/2672787381079553 http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros http://lattes.cnpq.br/5758033946288992 Melo, Claudia Carnevskis de http://lattes.cnpq.br/8738747125393663 Histórias em quadrinhos na educação Artes - Estudo e ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Criatividade Ensino de artes visuais Histórias em quadrinhos Meio ambiente Este trabalho apresenta experiências docentes em sala de aula para o Mestrado em Artes. Está sendo realizado no Colégio Militar Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPMV) com as turmas do 6º ano fundamental II. Descreve inicialmente propostas de exercícios práticos, com o intuito de promover e despertar nos alunos a experiência artística, a criatividade e o protagonismo. Foram feitas atividades em modelagem e desenho, após os experimentos uma questão ficou em evidência, surgia sempre uma resistência acompanhada de uma preocupação na hora da criação, onde foi perceptivo bloqueios nas atividades de criação, situação essa que despertou o interesse da problemática deste estudo, um fazer artístico condicionado a padrões hegemônicos e estilizados. A linguagem escolhida foi o desenho por meio de Histórias em Quadrinhos, trabalhando a criatividade e a poética. A temática foi pensada com uma proposta cultural envolvendo questões ambientais que circundam nossa região, nesse caso a criação de um personagem protetor da Amazônia. A metodologia aplicada foi a A/r/tografia (Dias; Irwin, 2013), por meio dela pôde-se chegar à questão principal que ocorreu de forma explícita em todas as etapas desse estudo, parte dos alunos usavam como argumento o fato de não saber desenhar. Para entender e elaborar estratégias, se fez necessário usar como referências pesquisadores e suas colaborações condutores fundamentais para trilhar os caminhos e os resultados obtidos, por meio desses estudos foi possível reunir informações que julgamos que serão colaborativas as aulas de artes que envolvem como eixo principal os processos de criação no ensino de artes. Este trabajo presenta experiencias docentes en el aula de la Maestría en Artes. Se realiza en el Colegio Militar Tenente Coronel Cândido José jMariano (CMPMV) con clases del 6º año de la enseñanza básica II. Inicialmente se describen propuestas de ejercicios prácticos, con el objetivo de promover y despertar la experiencia artística, la creatividad y el protagonismo en los estudiantes. Se realizaron actividades de modelado y dibujo, luego de los experimentos se hizo evidente una problemática, siempre apareció una resistencia acompañada de una preocupación al momento de la creación, situación que despertó el interés del problema de este estudio, una práctica artística condicionada a la hegemonía. y estándares estilizados. El lenguaje elegido fue el dibujo a través del cómic, trabajando la creatividad y la poética. El tema fue diseñado con una propuesta cultural que involucra cuestiones ambientales que rodean a nuestra región, en este caso la creación de un carácter protector de la Amazonía. La metodología aplicada fue la A/r/tografía (Dias; Irwin, 2013), a través de la cual se pudo llegar al tema principal que se presentó de manera explícita en todas las etapas de este estudio, donde se percibieron bloqueos en las actividades de creación debido a grandes algunas de las Los estudiantes utilizaron el hecho de que no sabían dibujar como argumento. Para comprender y desarrollar estrategias fue necesario utilizar como referentes a los investigadores y sus colaboraciones, impulsores fundamentales para seguir los caminos y resultados obtenidos, a través de estos estudios fue posible recopilar información que creemos será colaborativa en las clases de artes que involucran como su eje principal los procesos creativos en la enseñanza de las artes. 2025-01-23T21:47:33Z 2024-09-18 Dissertação VIANA, Deuker Tavares. Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano. 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10620 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Histórias em quadrinhos na educação
Artes - Estudo e ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Criatividade
Ensino de artes visuais
Histórias em quadrinhos
Meio ambiente
spellingShingle Histórias em quadrinhos na educação
Artes - Estudo e ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Criatividade
Ensino de artes visuais
Histórias em quadrinhos
Meio ambiente
Viana, Deuker Tavares
Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
topic_facet Histórias em quadrinhos na educação
Artes - Estudo e ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Criatividade
Ensino de artes visuais
Histórias em quadrinhos
Meio ambiente
description Este trabalho apresenta experiências docentes em sala de aula para o Mestrado em Artes. Está sendo realizado no Colégio Militar Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPMV) com as turmas do 6º ano fundamental II. Descreve inicialmente propostas de exercícios práticos, com o intuito de promover e despertar nos alunos a experiência artística, a criatividade e o protagonismo. Foram feitas atividades em modelagem e desenho, após os experimentos uma questão ficou em evidência, surgia sempre uma resistência acompanhada de uma preocupação na hora da criação, onde foi perceptivo bloqueios nas atividades de criação, situação essa que despertou o interesse da problemática deste estudo, um fazer artístico condicionado a padrões hegemônicos e estilizados. A linguagem escolhida foi o desenho por meio de Histórias em Quadrinhos, trabalhando a criatividade e a poética. A temática foi pensada com uma proposta cultural envolvendo questões ambientais que circundam nossa região, nesse caso a criação de um personagem protetor da Amazônia. A metodologia aplicada foi a A/r/tografia (Dias; Irwin, 2013), por meio dela pôde-se chegar à questão principal que ocorreu de forma explícita em todas as etapas desse estudo, parte dos alunos usavam como argumento o fato de não saber desenhar. Para entender e elaborar estratégias, se fez necessário usar como referências pesquisadores e suas colaborações condutores fundamentais para trilhar os caminhos e os resultados obtidos, por meio desses estudos foi possível reunir informações que julgamos que serão colaborativas as aulas de artes que envolvem como eixo principal os processos de criação no ensino de artes.
author_additional Lopes, Valter Frank de Mesquita
author_additionalStr Lopes, Valter Frank de Mesquita
format Dissertação
author Viana, Deuker Tavares
author2 http://lattes.cnpq.br/2672787381079553
author2Str http://lattes.cnpq.br/2672787381079553
title Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
title_short Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
title_full Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
title_fullStr Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
title_full_unstemmed Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
title_sort histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10620
_version_ 1831970400872955904
score 11.753735