/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
O foco da pesquisa foi abordar como as atividades do meio em espaços culturais de Manaus causam impacto no processo de construção de conhecimento do estudante, vincular os estudos teóricos à visitação a esses espaços possivelmente agregou resultados para esse processo. A ideia de experimentar novas...
Autor principal: | Santos, Rosiane Costa dos |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/5402202712261802 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10655 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10655 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106552025-02-11T05:07:35Z O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte Santos, Rosiane Costa dos Santos, Eneila Almeida dos https://lattes.cnpq.br/5402202712261802 http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 Costa, Raissa Caroline Brito Passos, Yara dos Santos Costa Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Espaço cultural Estudo do meio Arte Ensino-aprendizagem O foco da pesquisa foi abordar como as atividades do meio em espaços culturais de Manaus causam impacto no processo de construção de conhecimento do estudante, vincular os estudos teóricos à visitação a esses espaços possivelmente agregou resultados para esse processo. A ideia de experimentar novas metodologias dentro do ensino de arte é algo que se deve estar sempre muito presente no cotidiano de docentes que pensam práticas inovadoras em sala de aula. Neste estudo, foi desenvolvida a abordagem qualitativa e autoetnográfica, que combina elementos pessoais e experiências vividas pelo pesquisador compartilhando narrativas pessoais e reflexões. A amostra do estudo foram os estudantes de uma escola de tempo integral de Manaus sendo desenvolvido com as turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. A pesquisa contribui de forma significante, uma vez que mostra que práticas metodológicas fora do contexto formal de ensino contribui para uma melhor aprendizagem em arte com os estudantes que fazem parte dessas atividades, mesmo com todos os percalços no caminho o ensino de arte deve explorar e desenvolver a apreciação estética bem como forjar leitores e apreciadores dela, entendê-la não apenas como entretenimento, mas como uma prática educativa cognitiva que traz possibilidade aos estudantes desenvolverem habilidades mentais bem como promover o entendimento e a aplicação do conhecimento. Por fim, afirma-se que a educação também pode acontecer fora dos muros escolares e essa dinâmica torna-se importante para que novas formas de pensar o ensino sejam possíveis e que essas atividades se tornem parte integrante do currículo escolar. The focus of the research was to address how environmental activities in cultural spaces in Manaus impact the student's knowledge construction process. Linking theoretical studies to visits to these spaces possibly added results to this process. The idea of experimenting with new methodologies within art teaching is something that should always be very present in the daily lives of teachers who think about innovative practices in the classroom. In this study, a qualitative and autoethnographic approach was developed, which combines personal elements and experiences lived by the researcher sharing personal narratives and reflections. The study sample was students from a full-time school in Manaus being developed with classes from the 1st to 3rd year of high school. The research contributes significantly, as it shows that methodological practices outside the formal teaching context contribute to better learning in art with students who take part in these activities, even with all the setbacks along the way, art teaching must explore and develop aesthetic appreciation as well as forge readers and appreciators of it, understanding it not just as entertainment, but as a cognitive educational practice that allows students to develop mental skills as well as promote the understanding and application of knowledge. Finally, it is stated that education can also happen outside school walls and this dynamic becomes important so that new ways of thinking about teaching are possible and that these activities become an integral part of the school curriculum CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2025-02-10T15:34:11Z 2024-03-08 Dissertação SANTOS, Rosiane Costa dos. O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10655 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Espaço cultural Estudo do meio Arte Ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Espaço cultural Estudo do meio Arte Ensino-aprendizagem Santos, Rosiane Costa dos O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte |
topic_facet |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Espaço cultural Estudo do meio Arte Ensino-aprendizagem |
description |
O foco da pesquisa foi abordar como as atividades do meio em espaços culturais de Manaus causam impacto no processo de construção de conhecimento do estudante, vincular os estudos teóricos à visitação a esses espaços possivelmente agregou resultados para esse processo. A ideia de experimentar novas metodologias dentro do ensino de arte é algo que se deve estar sempre muito presente no cotidiano de docentes que pensam práticas inovadoras em sala de aula. Neste estudo, foi desenvolvida a abordagem qualitativa e autoetnográfica, que combina elementos pessoais e experiências vividas pelo pesquisador compartilhando narrativas pessoais e reflexões. A amostra do estudo foram os estudantes de uma escola de tempo integral de Manaus sendo desenvolvido com as turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. A pesquisa contribui de forma significante, uma vez que mostra que práticas metodológicas fora do contexto formal de ensino contribui para uma melhor aprendizagem em arte com os estudantes que fazem parte dessas atividades, mesmo com todos os percalços no caminho o ensino de arte deve explorar e desenvolver a apreciação estética bem como forjar leitores e apreciadores dela, entendê-la não apenas como entretenimento, mas como uma prática educativa cognitiva que traz possibilidade aos estudantes desenvolverem habilidades mentais bem como promover o entendimento e a aplicação do conhecimento. Por fim, afirma-se que a educação também pode acontecer fora dos muros escolares e essa dinâmica torna-se importante para que novas formas de pensar o ensino sejam possíveis e que essas atividades se tornem parte integrante do currículo escolar. |
author_additional |
Santos, Eneila Almeida dos |
author_additionalStr |
Santos, Eneila Almeida dos |
format |
Dissertação |
author |
Santos, Rosiane Costa dos |
author2 |
https://lattes.cnpq.br/5402202712261802 |
author2Str |
https://lattes.cnpq.br/5402202712261802 |
title |
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte |
title_short |
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte |
title_full |
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte |
title_fullStr |
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte |
title_full_unstemmed |
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte |
title_sort |
o estudo do meio em espaços culturais de manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas |
publishDate |
2025 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10655 |
_version_ |
1831970410184310784 |
score |
11.755432 |