Dissertação

O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte

O foco da pesquisa foi abordar como as atividades do meio em espaços culturais de Manaus causam impacto no processo de construção de conhecimento do estudante, vincular os estudos teóricos à visitação a esses espaços possivelmente agregou resultados para esse processo. A ideia de experimentar novas...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Rosiane Costa dos
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/5402202712261802
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10655
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10655
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106552025-02-11T05:07:35Z O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte Santos, Rosiane Costa dos Santos, Eneila Almeida dos https://lattes.cnpq.br/5402202712261802 http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 Costa, Raissa Caroline Brito Passos, Yara dos Santos Costa Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Espaço cultural Estudo do meio Arte Ensino-aprendizagem O foco da pesquisa foi abordar como as atividades do meio em espaços culturais de Manaus causam impacto no processo de construção de conhecimento do estudante, vincular os estudos teóricos à visitação a esses espaços possivelmente agregou resultados para esse processo. A ideia de experimentar novas metodologias dentro do ensino de arte é algo que se deve estar sempre muito presente no cotidiano de docentes que pensam práticas inovadoras em sala de aula. Neste estudo, foi desenvolvida a abordagem qualitativa e autoetnográfica, que combina elementos pessoais e experiências vividas pelo pesquisador compartilhando narrativas pessoais e reflexões. A amostra do estudo foram os estudantes de uma escola de tempo integral de Manaus sendo desenvolvido com as turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. A pesquisa contribui de forma significante, uma vez que mostra que práticas metodológicas fora do contexto formal de ensino contribui para uma melhor aprendizagem em arte com os estudantes que fazem parte dessas atividades, mesmo com todos os percalços no caminho o ensino de arte deve explorar e desenvolver a apreciação estética bem como forjar leitores e apreciadores dela, entendê-la não apenas como entretenimento, mas como uma prática educativa cognitiva que traz possibilidade aos estudantes desenvolverem habilidades mentais bem como promover o entendimento e a aplicação do conhecimento. Por fim, afirma-se que a educação também pode acontecer fora dos muros escolares e essa dinâmica torna-se importante para que novas formas de pensar o ensino sejam possíveis e que essas atividades se tornem parte integrante do currículo escolar. The focus of the research was to address how environmental activities in cultural spaces in Manaus impact the student's knowledge construction process. Linking theoretical studies to visits to these spaces possibly added results to this process. The idea of experimenting with new methodologies within art teaching is something that should always be very present in the daily lives of teachers who think about innovative practices in the classroom. In this study, a qualitative and autoethnographic approach was developed, which combines personal elements and experiences lived by the researcher sharing personal narratives and reflections. The study sample was students from a full-time school in Manaus being developed with classes from the 1st to 3rd year of high school. The research contributes significantly, as it shows that methodological practices outside the formal teaching context contribute to better learning in art with students who take part in these activities, even with all the setbacks along the way, art teaching must explore and develop aesthetic appreciation as well as forge readers and appreciators of it, understanding it not just as entertainment, but as a cognitive educational practice that allows students to develop mental skills as well as promote the understanding and application of knowledge. Finally, it is stated that education can also happen outside school walls and this dynamic becomes important so that new ways of thinking about teaching are possible and that these activities become an integral part of the school curriculum CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2025-02-10T15:34:11Z 2024-03-08 Dissertação SANTOS, Rosiane Costa dos. O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10655 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Espaço cultural
Estudo do meio
Arte
Ensino-aprendizagem
spellingShingle Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Espaço cultural
Estudo do meio
Arte
Ensino-aprendizagem
Santos, Rosiane Costa dos
O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
topic_facet Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Espaço cultural
Estudo do meio
Arte
Ensino-aprendizagem
description O foco da pesquisa foi abordar como as atividades do meio em espaços culturais de Manaus causam impacto no processo de construção de conhecimento do estudante, vincular os estudos teóricos à visitação a esses espaços possivelmente agregou resultados para esse processo. A ideia de experimentar novas metodologias dentro do ensino de arte é algo que se deve estar sempre muito presente no cotidiano de docentes que pensam práticas inovadoras em sala de aula. Neste estudo, foi desenvolvida a abordagem qualitativa e autoetnográfica, que combina elementos pessoais e experiências vividas pelo pesquisador compartilhando narrativas pessoais e reflexões. A amostra do estudo foram os estudantes de uma escola de tempo integral de Manaus sendo desenvolvido com as turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. A pesquisa contribui de forma significante, uma vez que mostra que práticas metodológicas fora do contexto formal de ensino contribui para uma melhor aprendizagem em arte com os estudantes que fazem parte dessas atividades, mesmo com todos os percalços no caminho o ensino de arte deve explorar e desenvolver a apreciação estética bem como forjar leitores e apreciadores dela, entendê-la não apenas como entretenimento, mas como uma prática educativa cognitiva que traz possibilidade aos estudantes desenvolverem habilidades mentais bem como promover o entendimento e a aplicação do conhecimento. Por fim, afirma-se que a educação também pode acontecer fora dos muros escolares e essa dinâmica torna-se importante para que novas formas de pensar o ensino sejam possíveis e que essas atividades se tornem parte integrante do currículo escolar.
author_additional Santos, Eneila Almeida dos
author_additionalStr Santos, Eneila Almeida dos
format Dissertação
author Santos, Rosiane Costa dos
author2 https://lattes.cnpq.br/5402202712261802
author2Str https://lattes.cnpq.br/5402202712261802
title O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
title_short O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
title_full O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
title_fullStr O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
title_full_unstemmed O estudo do meio em espaços culturais de Manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
title_sort o estudo do meio em espaços culturais de manaus: um processo de ensino-aprendizagem em arte
publisher Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10655
_version_ 1831970410184310784
score 11.755432