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Relatório de Pesquisa
Irmão Miguel de Pascale: um personagem na história do ensino de artes em Parintins
Esta pesquisa pretende desenvolver um estudo sobre o processo de construção do panorama estético/educacional da arte parintinense, a partir do pioneirismo do missionário italiano irmão Miguel de Pascale. Nesse sentido, o estudo propõe-se a delinear alguns dos principais elementos dos padrões estétic...
Autor principal: | Lucas Prestes da Silva |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4566 |
Resumo: |
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Esta pesquisa pretende desenvolver um estudo sobre o processo de construção do panorama estético/educacional da arte parintinense, a partir do pioneirismo do missionário italiano irmão Miguel de Pascale. Nesse sentido, o estudo propõe-se a delinear alguns dos principais elementos dos padrões estéticos deste personagem do ensino de arte, tendo como ponto de partida, o início das praticas artístico/educativas através da evangelização/arte e suas influências na estética da arte local, bem como a relação com o processo de instrumentalização do artista como ser social e as práticas educacionais da arte parintinense na contemporaneidade.
A pesquisa aqui apresentada justifica-se mediante ao questionamento de entender, na contemporaneidade, o panorama estético/educacional da arte em Parintins a partir das influências e o pioneirismo de irmão Miguel de Pascale no âmbito das escolinhas de arte do município, considerando, principalmente, a inexistência de estudos teóricos que abordem, de maneira analítica, essa característica importante na história da arte local.
Trata-se, portanto, de um trabalho inserido no campo da discussão reflexiva sobre a estética e metodologia do ensino de arte no município de Parintins visando à importância de traçar um paralelo histórico/cultural elucidando as diferenças, aquisições e contradições de seu legado artístico no município. A prática cotidiana desse professor/missionário deve ser investigada para poder ser questionada como um fator sui generis na moldagem do aprendizado estético/educacional, pois há, em um contexto regional, a necessidade de uma educação que ofereça um entendimento da arte como autoconsciência para humanidade. Desta forma, investigar os meandros da construção artística desse sujeito social da história de Parintins pode levar ao desvelamento de elementos que caracterizam a especificidade do trabalho artístico deste município. |