Dissertação

Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo

A pesquisa é voltada a área de ensino de Artes visuais e pertence a linha de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes. O estudo apresenta um recorte descritivo da prática de desenho entre estudantes da unidade sede, do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho Med...

ver descrição completa

Autor principal: Gonçalves, Deisiannya da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1971893613110916
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10677
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10677
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106772025-02-15T05:05:02Z Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo Gonçalves, Deisiannya da Silva Barros, Rosemara Staub de http://lattes.cnpq.br/1971893613110916 http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 Pinto, Amanda da Silva http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 Suzuki, Clarissa Lopes http://lattes.cnpq.br/9868131540022838 Arte na educação Arte - Estudo e ensino Aprendizagem LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: DESENHO Desenho Caderno de criação Processo de criação Rede de construção Aprendizagem pela Arte A pesquisa é voltada a área de ensino de Artes visuais e pertence a linha de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes. O estudo apresenta um recorte descritivo da prática de desenho entre estudantes da unidade sede, do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo, com ações pautadas na concepção de Arte, processos e rede de criação, a partir do uso do caderno de criação, como recurso alternativo para o problema do unidirecionamento do desenho por cópia. A investigação relaciona a seguinte ação aos documentos pedagógicos: Base Nacional Comum Curricular e Proposta Curricular Pedagógica de Ensino de Arte no Amazonas e têm a intensão de expandir o entendimento do desenho como instrumento integrado, promovedor de autoconhecimento e descoberta de percurso criativo no ensino básico. O estudo utiliza como recurso teórico: As concepções de aprendizagem contextualizada, da educação e baseou-se na concepção de vivência do estudante, com significação a partir da experiência de Dewey (1979), valores simbólicos morais e estéticos de Pierre Bourdieu (2007), competências existenciais, em grupo de Edgar Morin (2015), educação através da Arte de Hebert Read (2013) processo de criação, redes de construção e associações de Salles (2006 e 2021), conceito e categorias de cadernos de artistas de Guaraldo (2012), pesquisa-ação de Thiollent (1986), abordagem triangular de Barbosa (2010), como referência de procedimento metodológico e A/r/tografia de Dias e Irwin (2013). The research is focused on the field of Visual Arts education and belongs to the research line: Processes of teaching, learning, and creation in the Arts. The study presents a descriptive overview of the drawing practice it is aimed to teenager students of headquArters CETI (Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo). The study presentes a descritive cut from drawing practice at school and offers the usage of the creation notebook and actions tabled on the Art concept, processes and development web as alternative to the problem of the unidirectional act of the drawing by copy relating the following action to the pedagogical documents “Curricular Common National Basis (BNCC)” and “Pedagogical Curricular Purpose of Art Teaching In Amazonas”. The research aims to promote the contact with processing drawing practice by pointing out its usage as self-knowledge promoting instrument, creative course discovery at basic education. The study makes use as theoretical resource: the conceptions of contextualized learning of education. It was based on the conception of student’s life experience with signification starting from experience by Dewey, (1979), moral symbolic and esthetic values by Pierre Bourdieu (2007), existential competences in group by Edgar Morin (2015), education through Art by Hebert Read (2013), creating process, building and association webs by Salles (2006 and 2021), concept and categories of notebooks of artists by Guaraldo (2012), action-reaearch Thiollent (1986), triangular approach by Barbosa (2010), as reference of methodological procedure and Artography by Dias and Irwin (2013). 2025-02-14T16:10:35Z 2024-11-29 Dissertação GONÇALVES, Deisiannya da Silva. Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10677 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Arte na educação
Arte - Estudo e ensino
Aprendizagem
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: DESENHO
Desenho
Caderno de criação
Processo de criação
Rede de construção
Aprendizagem pela Arte
spellingShingle Arte na educação
Arte - Estudo e ensino
Aprendizagem
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: DESENHO
Desenho
Caderno de criação
Processo de criação
Rede de construção
Aprendizagem pela Arte
Gonçalves, Deisiannya da Silva
Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
topic_facet Arte na educação
Arte - Estudo e ensino
Aprendizagem
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: DESENHO
Desenho
Caderno de criação
Processo de criação
Rede de construção
Aprendizagem pela Arte
description A pesquisa é voltada a área de ensino de Artes visuais e pertence a linha de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes. O estudo apresenta um recorte descritivo da prática de desenho entre estudantes da unidade sede, do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo, com ações pautadas na concepção de Arte, processos e rede de criação, a partir do uso do caderno de criação, como recurso alternativo para o problema do unidirecionamento do desenho por cópia. A investigação relaciona a seguinte ação aos documentos pedagógicos: Base Nacional Comum Curricular e Proposta Curricular Pedagógica de Ensino de Arte no Amazonas e têm a intensão de expandir o entendimento do desenho como instrumento integrado, promovedor de autoconhecimento e descoberta de percurso criativo no ensino básico. O estudo utiliza como recurso teórico: As concepções de aprendizagem contextualizada, da educação e baseou-se na concepção de vivência do estudante, com significação a partir da experiência de Dewey (1979), valores simbólicos morais e estéticos de Pierre Bourdieu (2007), competências existenciais, em grupo de Edgar Morin (2015), educação através da Arte de Hebert Read (2013) processo de criação, redes de construção e associações de Salles (2006 e 2021), conceito e categorias de cadernos de artistas de Guaraldo (2012), pesquisa-ação de Thiollent (1986), abordagem triangular de Barbosa (2010), como referência de procedimento metodológico e A/r/tografia de Dias e Irwin (2013).
author_additional Barros, Rosemara Staub de
author_additionalStr Barros, Rosemara Staub de
format Dissertação
author Gonçalves, Deisiannya da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/1971893613110916
author2Str http://lattes.cnpq.br/1971893613110916
title Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
title_short Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
title_full Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
title_fullStr Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
title_full_unstemmed Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
title_sort práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10677
_version_ 1831970412467060736
score 11.753896