Dissertação

Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola

O presente artigo relata a rotina dos estudantes do oitavo ano, turma 1, em atividades de desenho na Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Manaus-AM, bem como a poética de suas criações e todos os processos utilizados por eles nos caminhos percorridos até o resultado. O poder de expressão...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Manoel Junior Gonçalves da
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/4327589779114795, https://orcid.org/0009-0002-3953-7537
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9807
Resumo:
O presente artigo relata a rotina dos estudantes do oitavo ano, turma 1, em atividades de desenho na Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Manaus-AM, bem como a poética de suas criações e todos os processos utilizados por eles nos caminhos percorridos até o resultado. O poder de expressão do desenho na escola é utilizado como meio de comunicação por alguns estudantes que optam pelo uso desse recurso para externar suas ideias e pensamentos. Muitas das vezes, essas criações relatam sentimentos que refletem uma poética carregada de sensações fascinantes, em alguns casos sombrios e, que são frutos de suas vivências. Para as artes, a escola é um espaço no qual o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio da expressão. O desenho tem muito a contribuir para a transformação e para a formação do estudante. Este, não pode desistir de seu projeto, simplesmente por achar que não tem capacidade o suficiente para concluí-lo com o mesmo nível de perfeição do modelo que lhe foi apresentado. Os mais significativos aprendizados são frutos de um conjunto de erros e acertos que nos torna capazes de superar os obstáculos enfrentados durante o percurso. É necessária uma atualização da forma como o desenho é visto na escola. Esse é um dos maiores desafios do profissional de educação em artes. Além de retratar a cultura de diversos países, o desenho na escola representa muito mais do que a expressão do estudante, ele gera imagens que falam e carrega a mensagem daqueles que clamam pela visibilidade de seus valores e problemas.