Dissertação

O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto amazônico: a trajetória do Projeto “Aula em Casa” no município de Jutaí/AM

A pesquisa investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional do município de Jutaí localizado no Estado Amazonas, na região norte do Brasil, especificamente por meio do projeto “Aula em Casa” durante a pandemia de COVID-19. O estudo aponta o contrast...

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Autor principal: Filgueira, Maria Terezinha Neves
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6054024177059220, https://orcid.org/0009-0005-5095-718X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10692
Resumo:
A pesquisa investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional do município de Jutaí localizado no Estado Amazonas, na região norte do Brasil, especificamente por meio do projeto “Aula em Casa” durante a pandemia de COVID-19. O estudo aponta o contraste das demandas tecnológicas com as singularidades amazônicas, questionando como as TDIC foram incorporadas e implementadas para garantir a continuidade do ensino em uma região de particularidades geográficas e socioeconômicas. O objetivo geral da pesquisa é analisar o uso acelerado das TDIC, e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem no contexto amazônico. Os objetivos específicos são: (1) caracterizar a integralização das TDIC como estratégia de ensino em áreas distantes dos centros urbanos, (2) contextualizar o processo abrupto de adoção das TDIC durante a pandemia no Brasil e no estado do Amazonas, e (3) discutir a implementação do projeto “Aula em Casa” em Jutaí/AM. A abordagem metodológica adotada é pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram utilizados documentos obtidos via site da SEDUC/AM, que serviram como fontes para a análise dos impactos das TDIC na continuidade do ensino, os documentos apontados serviram de referencial para desenvolvimento do projeto no contexto da crise sanitária. A análise também interpretou os dados disponibilizados na plataforma Microsoft Power BI©1 de forma crítica a parti do método, evidenciando a complexidade do uso de tecnologias em contextos de desigualdade, ausência de infraestrutura, a sobrecarga da jornada de trabalho docente e a fragilidade de mediação familiar na educação remota. Os resultados mostraram desafios na implementação das TDIC devido à infraestrutura limitada e à falta de preparo para a utilização das ferramentas digitais, mas também revelaram esforços locais para adaptação ao novo modelo de ensino, com destaque para a mobilização comunitária e o papel central da família no apoio ao processo educacional.