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Dissertação
Materiais paradidáticos sobre violência sexual infantil: contribuições na formação de professores/as da rede pública municipal de ensino de Manaus/AM.
Este estudo é objeto de investigação da Linha 01 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e discute que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e multicausal que deve ser abordado de maneira interdiscipli...
Autor principal: | Sena, Máximo Soares de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7614768592647282, https://orcid.org/0000-0002-7633-1012 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10703 |
Resumo: |
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Este estudo é objeto de investigação da Linha 01 – Educação, Estado e Sociedade
na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e discute
que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e
multicausal que deve ser abordado de maneira interdisciplinar, multiprofissional e
intersetorial. No Brasil, este fenômeno atinge de forma contundente milhares de
crianças e adolescentes, sendo considerado uma prática cruel e criminosa, capaz de
deixar marcas profundas no corpo e no psicológico das vítimas. Deste modo, esta
investigação tem como objetivo geral compreender como os materiais paradidáticos
sobre violência sexual infantil contribuem na formação de professores/as da Rede
Pública Municipal de Ensino de Manaus/AM. Como objetivos específicos, elencou-se:
1) Discutir as temáticas da violência sexual na perspectiva de violência de gênero e
da formação de professores/as, evidenciando o papel do/a docente no enfrentamento
a este fenômeno; 2) Verificar como os materiais paradidáticos contribuem para
identificação de crianças vítimas de violência sexual e colaboram no processo de
prevenção do fenômeno; e, 3) Identificar as políticas públicas educacionais e os
materiais paradidáticos adotados nas escolas de Educação Infantil da Rede Pública
Municipal de Ensino de Manaus/AM para o enfrentamento da violência sexual infantil,
analisando suas contribuições para a formação dos/as professores/as. Em relação à
natureza, este estudo, classifica-se como exploratório. Quanto à abordagem, trata-se
de uma pesquisa qualitativa. Em relação aos procedimentos utiliza-se a pesquisa
bibliográfica e documental. Como resultado afirma-se que os materiais pedagógicos
contribuem na formação dos/as professores/as, oferecendo novas perspectivas,
estratégias de ensino e abordagens pedagógicas, auxiliando na atualização de
conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na criação de ambientes
educativos mais dinâmicos, favorecendo a prevenção e identificação de crianças
vítimas de violência sexual. Todavia, evidencia-se que a SEMED/Manaus não oferta
formações continuadas para os/as professores/as da Educação Infantil sobre a
temática em questão. Além disso, as escolas municipais não possuem materiais
paradidáticos elaborados por essa secretaria para os/as docentes trabalharem a
temática da violência sexual no ambiente escolar. |