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Dissertação
Materiais paradidáticos sobre violência sexual infantil: contribuições na formação de professores/as da rede pública municipal de ensino de Manaus/AM.
Este estudo é objeto de investigação da Linha 01 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e discute que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e multicausal que deve ser abordado de maneira interdiscipli...
Autor principal: | Sena, Máximo Soares de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7614768592647282, https://orcid.org/0000-0002-7633-1012 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10703 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107032025-02-21T05:08:07Z Materiais paradidáticos sobre violência sexual infantil: contribuições na formação de professores/as da rede pública municipal de ensino de Manaus/AM. Sena, Máximo Soares de Oliveira, Márcio de http://lattes.cnpq.br/7614768592647282 http://lattes.cnpq.br/2808188859997677 Cavalcanti, Francisca Maria Coelho Peixoto, Reginaldo https://orcid.org/0000-0002-7633-1012 Crime sexual contra as crianças - Livros de leitura Professores - Formação CIENCIAS HUMANAS Violência sexual infantil Materiais paradidáticos Formação de professores/as Este estudo é objeto de investigação da Linha 01 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e discute que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e multicausal que deve ser abordado de maneira interdisciplinar, multiprofissional e intersetorial. No Brasil, este fenômeno atinge de forma contundente milhares de crianças e adolescentes, sendo considerado uma prática cruel e criminosa, capaz de deixar marcas profundas no corpo e no psicológico das vítimas. Deste modo, esta investigação tem como objetivo geral compreender como os materiais paradidáticos sobre violência sexual infantil contribuem na formação de professores/as da Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus/AM. Como objetivos específicos, elencou-se: 1) Discutir as temáticas da violência sexual na perspectiva de violência de gênero e da formação de professores/as, evidenciando o papel do/a docente no enfrentamento a este fenômeno; 2) Verificar como os materiais paradidáticos contribuem para identificação de crianças vítimas de violência sexual e colaboram no processo de prevenção do fenômeno; e, 3) Identificar as políticas públicas educacionais e os materiais paradidáticos adotados nas escolas de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus/AM para o enfrentamento da violência sexual infantil, analisando suas contribuições para a formação dos/as professores/as. Em relação à natureza, este estudo, classifica-se como exploratório. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Em relação aos procedimentos utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado afirma-se que os materiais pedagógicos contribuem na formação dos/as professores/as, oferecendo novas perspectivas, estratégias de ensino e abordagens pedagógicas, auxiliando na atualização de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na criação de ambientes educativos mais dinâmicos, favorecendo a prevenção e identificação de crianças vítimas de violência sexual. Todavia, evidencia-se que a SEMED/Manaus não oferta formações continuadas para os/as professores/as da Educação Infantil sobre a temática em questão. Além disso, as escolas municipais não possuem materiais paradidáticos elaborados por essa secretaria para os/as docentes trabalharem a temática da violência sexual no ambiente escolar. This study is the object of investigation of Line 01 – Education, State and Society in the Amazon of the Stricto Sensu Graduate Program in Education and discusses that sexual violence against children and adolescents is a complex and multicausal phenomenon that must be addressed in an interdisciplinary, multiprofessional and intersectoral manner. In Brazil, this phenomenon strongly affects thousands of children and adolescents, and is considered a cruel and criminal practice, capable of leaving deep marks on the body and psychology of the victims. Thus, this research aims to understand how paradidactic materials on child sexual violence contribute to the training of teachers in the Municipal Public Education Network of Manaus/AM. The specific objectives were: 1) To discuss the themes of sexual violence from the perspective of gender violence and teacher training, highlighting the role of teachers in confronting this phenomenon; Verify how paradidactic materials contribute to the prevention and identification of child victims of sexual violence; and, 3) To identify the public educational policies and paradidactic materials adopted in the Early Childhood Education schools of the Municipal Public Education Network of Manaus/AM to confront child sexual violence, analyzing their contributions to the training of teachers. In relation to nature, this study is classified as exploratory. As for the approach, it is qualitative research. Regarding the procedures, bibliographic and documentary research is used. As a result, it is stated that the pedagogical materials contribute to the training of teachers, offering new perspectives, teaching strategies and pedagogical approaches, helping to update knowledge, develop skills and create more dynamic educational environments, favoring the prevention and identification of child victims of sexual violence. However, it is evident that SEMED/Manaus does not offer continuing education for Early Childhood Education teachers on the subject in question. In addition, municipal schools do not have paradidactic materials prepared by this secretariat, for teachers to work on the theme of sexual violence in the school environment. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2025-02-20T21:49:02Z 2024-09-26 Dissertação SENA, Máximo Soares de. Materiais paradidáticos sobre violência sexual infantil: contribuições na formação de professores/as da rede pública municipal de ensino de Manaus/AM. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10703 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Este estudo é objeto de investigação da Linha 01 – Educação, Estado e Sociedade
na Amazônia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e discute
que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo e
multicausal que deve ser abordado de maneira interdisciplinar, multiprofissional e
intersetorial. No Brasil, este fenômeno atinge de forma contundente milhares de
crianças e adolescentes, sendo considerado uma prática cruel e criminosa, capaz de
deixar marcas profundas no corpo e no psicológico das vítimas. Deste modo, esta
investigação tem como objetivo geral compreender como os materiais paradidáticos
sobre violência sexual infantil contribuem na formação de professores/as da Rede
Pública Municipal de Ensino de Manaus/AM. Como objetivos específicos, elencou-se:
1) Discutir as temáticas da violência sexual na perspectiva de violência de gênero e
da formação de professores/as, evidenciando o papel do/a docente no enfrentamento
a este fenômeno; 2) Verificar como os materiais paradidáticos contribuem para
identificação de crianças vítimas de violência sexual e colaboram no processo de
prevenção do fenômeno; e, 3) Identificar as políticas públicas educacionais e os
materiais paradidáticos adotados nas escolas de Educação Infantil da Rede Pública
Municipal de Ensino de Manaus/AM para o enfrentamento da violência sexual infantil,
analisando suas contribuições para a formação dos/as professores/as. Em relação à
natureza, este estudo, classifica-se como exploratório. Quanto à abordagem, trata-se
de uma pesquisa qualitativa. Em relação aos procedimentos utiliza-se a pesquisa
bibliográfica e documental. Como resultado afirma-se que os materiais pedagógicos
contribuem na formação dos/as professores/as, oferecendo novas perspectivas,
estratégias de ensino e abordagens pedagógicas, auxiliando na atualização de
conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na criação de ambientes
educativos mais dinâmicos, favorecendo a prevenção e identificação de crianças
vítimas de violência sexual. Todavia, evidencia-se que a SEMED/Manaus não oferta
formações continuadas para os/as professores/as da Educação Infantil sobre a
temática em questão. Além disso, as escolas municipais não possuem materiais
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