Dissertação

Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula

O presente artigo traz uma análise da trajetória da autora, sua relação com a educação, a arte, a dança, conectando informações das suas experiências com o multiculturalismo, e apontando alguns referenciais teóricos que discutem esta temática no ambiente escolar, e no que se refere a legislação q...

ver descrição completa

Autor principal: Mesquita, Verlene Ferreira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9518652995535493
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10767
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10767
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107672025-04-08T05:06:03Z Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula Mesquita, Verlene Ferreira Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes http://lattes.cnpq.br/9518652995535493 http://lattes.cnpq.br/9549527388369255 Barros, Rosemara Staub de Bordin, Vanessa Banites Dança na educação Dança na arte LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Dança Escola Multiculturalismo Educação Arte O presente artigo traz uma análise da trajetória da autora, sua relação com a educação, a arte, a dança, conectando informações das suas experiências com o multiculturalismo, e apontando alguns referenciais teóricos que discutem esta temática no ambiente escolar, e no que se refere a legislação que alteraram a LDBEN – a Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileira, africanas e indígenas na educação básica. Porém, no decorrer da pesquisa, a autora recebeu o diagnóstico de burnout, o que acarretou mudanças no processo da pesquisa, visto a dificuldade em estruturar o raciocínio, compreender e desenvolver textos. Assim, resgata relatos vividos dentro do ambiente escolar, que se conectam ao multiculturalismo, e as diversas situações que um professor/professora passa em sala de aula, estruturando sua vivência, enquanto professora de artes de uma instituição pública de ensino. Ao entendermos que a escola deveria ser um espaço para todos, porém, infelizmente, percebemos muitas formas de violência, como machismo e preconceito racial, torna-se necessário trilhar um caminho que tenha o respeito como fundamento. Assim, conhecemos a jornada de descoberta de uma mulher negra, feminista, professora e artista, que teve que desacelerar e respeitar os limites do seu corpo. Apresenta algumas das referências do áudio visual que cooperaram nesse processo de identificação, como Emicida (2020) dirigido por Fred Ouro Preto, Sankofa (2020) obra dirigida por Rozane Braga. Da mesma forma, aporta referências bibliográficas como Scott (1990), Nicholson (1994), Freire (2019), Hooks (2017), Candau (2010), Pompino (2018), Sampaio (2015), Strazzacappa (2001). This article provides an analysis of the author's career and her involvement with education, art, and dance, connecting information from her experiences with multiculturalism and pointing out some theoretical references that discuss this issue in the school environment and with regard to the legislation that altered the LDBEN - Law 10.639/03, which establishes the compulsory teaching of Afro-Brazilian, African, and indigenous history and cultures in basic education. However, during the course of the research, the author was diagnosed with burnout, which led to changes in the research process given the difficulty in structuring reasoning, understanding and developing texts. In this way, she recalls stories she has experienced in the school environment, which are connected to multiculturalism and the various situations that a teacher goes through in the classroom, structuring her experience as an arts teacher at a public school. When we understand that school should be a space for everyone, but unfortunately we see many forms of violence, such as sexism and racial prejudice, it becomes necessary to follow a path that has respect as its foundation. This is how we learn about the journey of discovery of a black woman, feminist, teacher, and artist who had to slow down and respect the limits of her body. It presents some of the audiovisual references that helped in this identification process, such as Emicida (2020) directed by Fred Ouro Preto, Sankofa (2020) directed by Rozane Braga. It also provides bibliographical references such as Scott (1990), Nicholson (1994), Freire (2019), Hooks (2017), Candau (2010), Pompino (2018), Sampaio (2015) and Strazzacappa (2001). 2025-03-14T02:10:41Z 2023-08-25 Dissertação MESQUITA, Verlene Ferreira. Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula. 2023. 62 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10767 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Dança na educação
Dança na arte
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Dança
Escola
Multiculturalismo
Educação
Arte
spellingShingle Dança na educação
Dança na arte
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Dança
Escola
Multiculturalismo
Educação
Arte
Mesquita, Verlene Ferreira
Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula
topic_facet Dança na educação
Dança na arte
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Dança
Escola
Multiculturalismo
Educação
Arte
description O presente artigo traz uma análise da trajetória da autora, sua relação com a educação, a arte, a dança, conectando informações das suas experiências com o multiculturalismo, e apontando alguns referenciais teóricos que discutem esta temática no ambiente escolar, e no que se refere a legislação que alteraram a LDBEN – a Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileira, africanas e indígenas na educação básica. Porém, no decorrer da pesquisa, a autora recebeu o diagnóstico de burnout, o que acarretou mudanças no processo da pesquisa, visto a dificuldade em estruturar o raciocínio, compreender e desenvolver textos. Assim, resgata relatos vividos dentro do ambiente escolar, que se conectam ao multiculturalismo, e as diversas situações que um professor/professora passa em sala de aula, estruturando sua vivência, enquanto professora de artes de uma instituição pública de ensino. Ao entendermos que a escola deveria ser um espaço para todos, porém, infelizmente, percebemos muitas formas de violência, como machismo e preconceito racial, torna-se necessário trilhar um caminho que tenha o respeito como fundamento. Assim, conhecemos a jornada de descoberta de uma mulher negra, feminista, professora e artista, que teve que desacelerar e respeitar os limites do seu corpo. Apresenta algumas das referências do áudio visual que cooperaram nesse processo de identificação, como Emicida (2020) dirigido por Fred Ouro Preto, Sankofa (2020) obra dirigida por Rozane Braga. Da mesma forma, aporta referências bibliográficas como Scott (1990), Nicholson (1994), Freire (2019), Hooks (2017), Candau (2010), Pompino (2018), Sampaio (2015), Strazzacappa (2001).
author_additional Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes
author_additionalStr Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes
format Dissertação
author Mesquita, Verlene Ferreira
author2 http://lattes.cnpq.br/9518652995535493
author2Str http://lattes.cnpq.br/9518652995535493
title Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula
title_short Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula
title_full Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula
title_fullStr Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula
title_full_unstemmed Atravessamentos Multicuturalista: de casa para a sala de aula
title_sort atravessamentos multicuturalista: de casa para a sala de aula
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10767
_version_ 1831970425879396352
score 11.753735