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Dissertação
Os Animais, os guardiões da floresta e a festa da moça nova. narrativas sobre povo Ticuna
Este trabalho traz subsídios para pensar a relação entre os animais (“naẽῖgü”), os personagens que chamamos de “guardiões da floresta” (“Guecutügü”) e a festa da moça nova (“worecü”) segundo o ponto de vista nas narrativas e conhecimentos Ticuna. Para acessar o imaginário relativo aos animais basee...
Autor principal: | Clemente, Salomão Inácio |
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Outros Autores: | Salomão Inácio Clemente |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10778 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107782025-03-19T05:06:55Z Os Animais, os guardiões da floresta e a festa da moça nova. narrativas sobre povo Ticuna Clemente, Salomão Inácio Oliveira Filho, João Pacheco Salomão Inácio Clemente João Pacheco de Oliveira Filho Santos, Rita de Cassia Melo Rita de Cassia melo Santos Bruno, Ana Carla dos Santos Ana Carla dos Santos Bruno Índios Ticuna - Rituais CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Tikuna Festa da Moça Nova Mascaras e cosmologia Narrativas e Saberes Tradicionais Identidade Étnica Ritual de iniciação Este trabalho traz subsídios para pensar a relação entre os animais (“naẽῖgü”), os personagens que chamamos de “guardiões da floresta” (“Guecutügü”) e a festa da moça nova (“worecü”) segundo o ponto de vista nas narrativas e conhecimentos Ticuna. Para acessar o imaginário relativo aos animais baseei-me na coleção de tururís existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro anteriormente ao incêndio de 2018, assim como em outros coletados em 2021 no projeto de reconstrução das coleções etnográficas do MN, tentando realizar uma leitura de seus significados a partir das imagens e conhecimentos dos Ticunas. As narrativas sobre os guardiães da floresta e sobre a festa da moça nova foram escutadas do ancião Pedro Hermenegildo Joaquim (“Boo’tacü”), durante trabalho de campo realizado na Terra Indígena São Leopoldo em visitas intercaladas em 2020 e 2021. O material reunido deixa claro que não estamos falando do passado ou de uma cultura preservada apenas nos museus e livros, mas evidencia a relevância e significação da tradição para a compreensão da produção artesanal, dos rituais e da vida contemporânea dos Ticuna. Num esforço reflexivo e de contextualização recupero, respectivamente, o percurso espacial, religioso e mítico de meu principal interlocutor e de seu irmão, assim como descrevo a situação histórica vivenciada atualmente pelos indígenas Ticuna. Num movimento inicial apresento minha própria trajetória enquanto antropólogo indígena, condição que será determinante de minha etnografia e da minha escrita, indicando sua singularidade e procurando beneficiar-me das potencialidades aí contidas. Este trabajo trae subsidios para pensar la relación entre los animales (“na~e~igü”), los personajes que llamamos “guardianes del bosque” (“Gecutügü”) y la fiesta de la niña nueva (“worecü”) según el punto de vista en las narrativas y saberes Ticuna. Para acceder al imaginario relacionado con los animales, me basé en la colección de tururís existente en el Museo Nacional de Río de Janeiro antes del incendio de 2018, así como en otros recopilados en 2021 en el proyecto de reconstrucción de las colecciones etnográficas de el MN, tratando de realizar una lectura de sus significados a partir de las imágenes y saberes de los Tikunas. Las narraciones sobre los guardianes de la selva y sobre la fiesta de la niña nueva fueron escuchadas por el anciano Pedro Hermenegildo Joaquim (“Boo'tacü”), durante trabajos de campo realizados en la Tierra Indígena São Leopoldo en visitas intercaladas en 2020 y 2021. El material recopilado deja en claro que no estamos hablando del pasado o de una cultura conservada solo en museos y libros, sino que destaca la relevancia y significado de la tradición para comprender la producción artesanal, los rituales y la vida contemporánea de los Ticuna. En un esfuerzo reflexivo y contextualizador, recupero, respectivamente, el recorrido espacial, religioso y mítico de mi interlocutor principal y su hermano, así como describo la situación histórica que vive actualmente el pueblo indígena Ticuna. En un movimiento inicial, presento mi propia trayectoria como antropólogo indígena, condición que determinará mi etnografía y mi escritura, señalando su singularidad y buscando beneficiarse de las potencialidades en ella contenidas. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2025-03-18T20:26:14Z 2022-06-23 Dissertação CLEMENTE, Salomão Inácio. Os Animais, os guardiões da floresta e a festa da moça nova. Narrativas sobre povo Ticuna. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10778 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Este trabalho traz subsídios para pensar a relação entre os animais (“naẽῖgü”), os personagens que chamamos de “guardiões da floresta” (“Guecutügü”) e a festa da moça nova (“worecü”) segundo o ponto de vista nas narrativas e conhecimentos Ticuna. Para acessar o imaginário relativo aos animais baseei-me na coleção de tururís existente no Museu Nacional do Rio de Janeiro anteriormente ao incêndio de 2018, assim como em outros coletados em 2021 no projeto de reconstrução das coleções etnográficas do MN, tentando realizar uma leitura de seus significados a partir das imagens e conhecimentos dos Ticunas. As narrativas sobre os guardiães da floresta e sobre a festa da moça nova foram escutadas do ancião Pedro Hermenegildo Joaquim (“Boo’tacü”), durante trabalho de campo realizado na Terra Indígena São Leopoldo em visitas intercaladas em 2020 e 2021. O material reunido deixa claro que não estamos falando do passado ou de uma cultura preservada apenas nos museus e livros, mas evidencia a relevância e significação da tradição para a compreensão da produção artesanal, dos rituais e da vida contemporânea dos Ticuna. Num esforço reflexivo e de contextualização recupero, respectivamente, o percurso espacial, religioso e mítico de meu principal interlocutor e de seu irmão, assim como descrevo a situação histórica vivenciada atualmente pelos indígenas Ticuna. Num movimento inicial apresento minha própria trajetória enquanto antropólogo indígena, condição que será determinante de minha etnografia e da minha escrita, indicando sua singularidade e procurando beneficiar-me das potencialidades aí contidas. |
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