Dissertação

O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus

A pesquisa, em seu inesperado, em seu acontecimento e em sua metodosofia, nos arrastou para a seguinte problematização: O que pode um curso-oficina de criação e produção de projetos-obras de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual na abertura de experimentações com professores de...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Guilherme Araújo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2969196957539491, https://orcid.org/0000-0003-3146-8303
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10793
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10793
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107932025-03-26T05:05:44Z O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus Soares, Guilherme Araújo Dolzane, Maria Ione Feitosa http://lattes.cnpq.br/2969196957539491 http://lattes.cnpq.br/5587361522839707 Lemos, Radamés Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/0558426291347709 Dal Molin, Beatriz Helena http://lattes.cnpq.br/3457465179465183 Costa, Mônica de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0219564272293424 https://orcid.org/0000-0003-3146-8303 Educação financeira CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Educação financeira entredisciplinar Artistagem docente Filosofia da diferença Contexto amazônico A pesquisa, em seu inesperado, em seu acontecimento e em sua metodosofia, nos arrastou para a seguinte problematização: O que pode um curso-oficina de criação e produção de projetos-obras de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual na abertura de experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus? Esta dissertação cartografa as potencialidades de um curso-oficina de criação e produção de projetos de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual, explorando sua capacidade de abrir experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus. Orientada por uma metodosofia inspirada na filosofia da diferença e na cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a pesquisa adotou um plano cartográfico que valorizou os devires, o plano imanente e as expressões singulares da pesquisa. Realizada na escola Liceu Carnot, na zona leste de Manaus, a investigação enfrentou limitações de acesso à internet, o que impulsionou a (re)invenção do projeto originalmente pensado como uma curadoria digital em educação financeira. Essa adversidade deu origem a uma linha de composição que (re)criou o curso-oficina a partir do conceito de artistagem docente, de Sandra Corazza, explorando formações continuadas e invenções com os professores aprendentes entre educação financeira. Os encontros no curso-oficina potencializaram experimentações de artistagem em educação financeira entredisciplinar, resultando na composição de projetos-obras entrelaçados ao contexto amazônico. Essas composições se afirmaram como rupturas ao modelo-receita ditado pela macropolítica, estabelecendo a educação financeira entredisciplinar como um ato de resistência. Mais do que transmitir conteúdos, a pesquisa propõe uma aprendência que emerge dos encontros e das criações, fomentando modos singulares de educar e viver no contexto amazônico. Assim, a dissertação afirma-se como uma pesquisa pelo acontecimento e pelos afectos, no plano imanente e múltiplo da experimentação. Research, in its unpredictability, its event, and its methodosophy, led us to the following problematization: What can a workshop-course on the creation and production of intersubjective financial education projects in a virtual environment do in opening up experimentation with Science and Mathematics teachers in a public school on the outskirts of Manaus? This dissertation maps the potentialities of a workshop-course on the creation and production of financial education projects in a virtual environment, exploring its capacity to foster experimentation with Science and Mathematics teachers in a public school on the outskirts of Manaus. Guided by a methodosophy inspired by the philosophy of difference and the cartography of Gilles Deleuze and Félix Guattari, the research adopted a cartographic plan that valued becomings, the immanent plane, and the singular expressions of the research. Conducted at Liceu Carnot school, in the eastern zone of Manaus, the investigation faced internet access limitations, which led to the (re)invention of the project originally conceived as a digital curation in financial education. This adversity gave rise to a line of composition that (re)created the workshop-course based on the concept of artistagem docente, from Sandra Corazza, exploring continuing education and inventions with the teacher-learners within financial education. The workshop-course meetings fostered artistagem experimentations in intersubjective financial education, resulting in the creation of project-works intertwined with the Amazonian context. These compositions emerged as ruptures to the recipe-model dictated by macropolitics, establishing intersubjective financial education as an act of resistance. More than transmitting content, the research proposes a learnancy that arises from encounters and creations, fostering singular ways of educating and living in the Amazonian context. Thus, the dissertation asserts itself as research through the event and affects, in the immanent and multiple plane of experimentation. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2025-03-25T21:33:23Z 2025-02-27 Dissertação SOARES, Guilherme Araújo. O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus. 2025. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10793 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação financeira
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Educação financeira entredisciplinar
Artistagem docente
Filosofia da diferença
Contexto amazônico
spellingShingle Educação financeira
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Educação financeira entredisciplinar
Artistagem docente
Filosofia da diferença
Contexto amazônico
Soares, Guilherme Araújo
O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
topic_facet Educação financeira
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Educação financeira entredisciplinar
Artistagem docente
Filosofia da diferença
Contexto amazônico
description A pesquisa, em seu inesperado, em seu acontecimento e em sua metodosofia, nos arrastou para a seguinte problematização: O que pode um curso-oficina de criação e produção de projetos-obras de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual na abertura de experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus? Esta dissertação cartografa as potencialidades de um curso-oficina de criação e produção de projetos de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual, explorando sua capacidade de abrir experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus. Orientada por uma metodosofia inspirada na filosofia da diferença e na cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a pesquisa adotou um plano cartográfico que valorizou os devires, o plano imanente e as expressões singulares da pesquisa. Realizada na escola Liceu Carnot, na zona leste de Manaus, a investigação enfrentou limitações de acesso à internet, o que impulsionou a (re)invenção do projeto originalmente pensado como uma curadoria digital em educação financeira. Essa adversidade deu origem a uma linha de composição que (re)criou o curso-oficina a partir do conceito de artistagem docente, de Sandra Corazza, explorando formações continuadas e invenções com os professores aprendentes entre educação financeira. Os encontros no curso-oficina potencializaram experimentações de artistagem em educação financeira entredisciplinar, resultando na composição de projetos-obras entrelaçados ao contexto amazônico. Essas composições se afirmaram como rupturas ao modelo-receita ditado pela macropolítica, estabelecendo a educação financeira entredisciplinar como um ato de resistência. Mais do que transmitir conteúdos, a pesquisa propõe uma aprendência que emerge dos encontros e das criações, fomentando modos singulares de educar e viver no contexto amazônico. Assim, a dissertação afirma-se como uma pesquisa pelo acontecimento e pelos afectos, no plano imanente e múltiplo da experimentação.
author_additional Dolzane, Maria Ione Feitosa
author_additionalStr Dolzane, Maria Ione Feitosa
format Dissertação
author Soares, Guilherme Araújo
author2 http://lattes.cnpq.br/2969196957539491
https://orcid.org/0000-0003-3146-8303
author2Str http://lattes.cnpq.br/2969196957539491
https://orcid.org/0000-0003-3146-8303
title O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
title_short O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
title_full O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
title_fullStr O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
title_full_unstemmed O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
title_sort o que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10793
_version_ 1831970429514809344
score 11.753735