Dissertação

Uno7 - o patrimônio histórico de Manaus em game: a cidade como espaço de aprendizagem sobre memória, história e patrimônio

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento do jogo Uno7, uma ferramenta educacional voltada para o ensino de educação patrimonial dentro das aulas de arte educação. A pesquisa teve como questão central: Como o uso de um jogo educacional pode potencializar o ensino e a aprendizagem sobre o patrimôn...

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Autor principal: Gimaque, Deborah Janny Marinho de Castro
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9319309374452605
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10851
Resumo:
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento do jogo Uno7, uma ferramenta educacional voltada para o ensino de educação patrimonial dentro das aulas de arte educação. A pesquisa teve como questão central: Como o uso de um jogo educacional pode potencializar o ensino e a aprendizagem sobre o patrimônio arquitetônico de Manaus, promovendo o engajamento dos alunos? O objetivo geral foi criar uma versão adaptada do jogo de cartas UNO, utilizando elementos que abordassem o patrimônio histórico da cidade, os monumentos e espaços públicos ao logo da Avenida 7 de Setembro. O jogo foi projetado para estimular a reflexão crítica sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural local. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia Design-Based Research (DBR), que permitiu o refinamento contínuo do jogo a partir de feedbacks dos usuários, no caso, os alunos do primeiro ano do ensino médio regular. O referencial teórico abordou autores como Le Goff (2013) e Candau (2011), que discutem a importância da educação patrimonial e a mediação cultural na aprendizagem. A dissertação se divide em: Contexto teórico educação patrimonial na interculturalidade, arte e jogos; Contextualização histórica do patrimônio público de Manaus; Contextualização da escola e público da pesquisa e Reflexão sobre os dados coletados do processo de pesquisa. Como resultados, a pesquisa demonstrou que o Uno7 foi eficaz em engajar os alunos, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e colaborativa, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo patrimônio histórico de Manaus. A interação social foi favorecida, e a gamificação contribuiu para um aprendizado mais dinâmico e prazeroso. No entanto, sugeriram-se ajustes nas mecânicas do jogo, como a ampliação da contextualização histórica, para otimizar a experiência educativa. O Uno7 se mostrou uma ferramenta valiosa para o ensino de patrimônio cultural, com potencial para ser expandido a outros contextos e temas educacionais.